Antônio José Fernandes Barroso

De Flapédia

Conteúdo

Introdução

Antônio José Fernandes Barroso (Rio de Janeiro, 27 de outubro de 1951 - ) é um estudioso de futebol que fez fama treinando as categorias de base do Flamengo e da Seleção Brasileira de Futebol. Na sua longa carreira, ajudou a revelar grandes futebolistas como Alex, Athirson, Djalminha e Ronaldinho Gaúcho. Atualmente é diretor técnico das divisões de base do Flamengo.

Dados

Nome Completo: Antônio José Fernandes Barroso
Apelido: Toninho Barroso
Data de Nascimento: 27 de outubro de 1951
Nacionalidade: Brasileiro
Cidade de Nascimento: Rio de Janeiro (RJ)
Período como técnico:

  • De 26/08/1998 até 13/09/1998

Carreira

Como treinador

Toninho Barroso
Toninho Barroso

Exímio descobridor de talentos, Toninho Barroso como é conhecido, formou sua carreira trabalhando nas categorias de base do Flamengo. Na Gávea, o treinador ficou por catorze anos e viu passar por suas mãos, alguns dos mais talentosos jogadores de toda uma geração: Djalminha, Athirson e o zagueiro Juan, são alguns destes exemplos.

O belo trabalho desempenhado pelo treinador á frente dos times de base, o credenciou em 1998 a assumir o time principal deixado por Joel Santana. Aquela equipe vivia uma situação díficil, e mesmo contando com toda a habilidade de Romário, no auge da sua carreira, não conseguia deslanchar no Campeonato Brasileiro.

Barroso assumiu o desafio, porém, não obteve bons resultados. Em seis partidas, não conseguiu vencer uma sequer. Na última delas, ocorreu um fato excêntrico. A diretoria do Flamengo que buscava recuperar a confiança do torcedor, prometeu que caso o time comandado por Toninho não vencesse a Portuguesa dentro do Maracanã, então estes teriam ressarcidos o dinheiro dos seus ingressos. O improvável, porém, aconteceu. A Lusa venceu por três tentos á dois, e o Flamengo se viu obrigado a devolver os ingressos de mais de 52.340 espectadores que haviam comparecido. Diante daquela situação e com o time na 21º colocação de 24 possíveis, Toninho foi preterido do cargo e voltou a cuidar das divisões de base.

Em seguida, seria convidado para treinar a Seleção Brasileira de base. Nesta experiência, conviveu com diversos jogadores que futuramente fariam sucesso absoluto nos seus clubes e na própria Seleção. Contudo, em vésperas da disputa mundial de sub-20 na Nigéria, o treinador afastou-se, alegando problemas particulares.

Mais tarde, retomaria o cargo de treinador de equipes profissionais, passando por clubes como São Cristóvão, Botafogo PB, Campinense-PB, Serrano, Veranópolis, Nova Iguaçu e Portuguesa-RJ. Teve ainda outra passagem por times de base, foi quando treinou o rival rubro-negro, Vasco da Gama. Apesar do bom trabalho feito em São Januário, Barroso foi demitido depois da deposição do então presidente cruzmaltino Eurico Miranda.

No ano de 2009 ainda comandou o Duque de Caxias na Taça Guanabara, porém, com resultados pouco favoráveis foi demitido e ingressou na disputa da Terceira divisão do certame estadual, a fim de tentar acesso pelo modesto Castelo Branco.

Retornou á Gávea em 2010, mas ao invés de treinador, Barroso assumiu a função de diretor técnica das divisões de base do Mais Querido do Brasil, uma função que nem de longe, poderia parecer estranha para Toninho.

Estatísticas

Ano Jogos Vitórias Empates Derrotas Aproveitamento
1998 06 00 03 03 16,67%
Total 06 00 03 03 16,67%

Títulos

Por outros clubes

Nova Iguaçu

Ver também

Ferramentas pessoais