Campeonato Brasileiro 1979
| |||||
Conteúdo |
Introdução
O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1979 foi vencido pelo Internacional, que se tornou o primeiro clube brasileiro a conquistar três títulos nacionais (já havia vencido antes em 1975 e 1976). Além disso, o Internacional de 1979 é o único caso de campeão invicto da história do Campeonato Brasileiro.
Foi o último campeonato organizado pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos), que, por determinação da FIFA, desmembrou-se em CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e outras entidades, dedicadas aos demais esportes. Neste ano, o maior inchaço de clubes promovido pela política militar transformou o campeonato em uma única divisão contando com 94 clubes.
De acordo com o regulamento inicial, os clubes de São Paulo e Rio de Janeiro, que disputariam um Torneio Rio-São Paulo (afinal não realizado), entrariam somente na segunda fase do campeonato. Mas os grandes clubes de São Paulo pleiteavam participar apenas da terceira fase, como o campeão e vice do ano anterior. Como o pleito não foi atendido, Corinthians, São Paulo, Santos e Portuguesa não disputaram o campeonato.
O Flamengo terminou o campeonato na 12° posição.
Fórmula de Disputa
Primeira Fase: 80 clubes divididos em oito grupos de dez, jogos em turno único dentro de cada grupo. Mas os grupos G e H são formados pelos times considerados "mais fortes", e classificam oito de cada grupo para a próxima fase. Já os demais seis grupos (A, B, C, D, E, F) classificam quatro por grupo, mais os quatro melhores entre os não classificados em seus grupos.
Segunda Fase: O campeonato recebe nessa fase mais 12 clubes (seis do Rio de Janeiro e seis de São Paulo) que, junto com os 44 classificados da Primeira fase, dão um total de 56. Estes são divididos em sete grupos com oito clubes cada. Classificam-se para a Terceira Fase os dois primeiros colocados de cada grupo.
Terceira Fase: Além dos 14 classificados na fase anterior, entram nessa fase o Guarani e o Palmeiras, respectivamente campeão e vice-campeão de 1978. Dessa forma, os 16 clubes dessa fase são divididos em 4 grupos com 4 clubes em cada. Classifica-se para as semifinais apenas o primeiro colocado de cada grupo.
Semifinais: Quatro clubes divididos em duas duplas, com jogos de ida-e-volta, classificando para a final o vencedor de cada dupla na soma de placares.
Final: Jogos de ida e volta, tornando-se campeão aquele que, na soma de placares, obtenha o melhor resultado.
Flamengo
Campanha
Jogos: 10
Vitórias: 7
Empates: 2
Derrotas: 1
Aproveitamento: 80%
Gols Próprios: 21
Gols Sofridos: 6
Saldo: +15
Artilheiros
- Cláudio Adão - 9 gols
- Zico - 5 gols
- Beijoca - 1 gol
- Júnior - 1 gol
- Carpegiani - 1 gol
- Reinaldo - 1 gol
- Carlos Henrique - 1 gol
Gols Contra - 2 gols
| Este artigo ainda está incompleto. Falta: |
| {{{Dados}}} |
| Se tiver interesse em ajudar no complemento deste artigo, mande um email para os nossos Colaboradores |