Carlos Augusto José de Lira

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

Biografia

Lira, em foto do Jornal dos Sports

Carlos Augusto José de Lira ( Brasília, 2 de abril de 1966 - ) é um ex-lateral esquerdo que ganhou renome nacional em suas passagens, sobretudo, pelos times cariocas do Vasco, Fluminense e ainda o Mais Querido do Brasil Flamengo. Ao longo da sua carreira, o jogador também foi convocado para a Seleção Brasileira algumas vezes.

Revelado nos idos de 1986 pelo rival rubro-negro do Vasco da Gama, o lateral-esquerdo Lira, teve passagens destacadas por todos os clubes pelos quais passou. No clube de São Januário, por exemplo, o ex-jogador faturou o bicampeonato estadual de 1987 e 1988 ficando até meados de 1989, de forma que não mais figurava no elenco vascaíno quando o rival do Fla foi Campeão Brasileiro daquela temporada.

Do Vasco, Lira passou pela então forte Portuguesa, e posteriormente voltou ao Centro-Oeste do país, região da sua origem, para defender o Goiás, e de tão boas atuações, acabou recebendo a sua primeira chance de defender a Seleção Brasileira.

Em meados de 1991, transferiu-se para o Grêmio e defendeu o clube gaúcho por quase uma temporada, inclusive durante a Copa do Brasil 1992, ocasião em que o time tricolor foi eliminado pelo seu maior rival o Internacional, que mais tarde se sagraria campeão do torneio.

Já em 1992, Lira voltaria ao Rio de Janeiro, para defender outro rival rubro-negro, desta vez o Fluminense. No clube das Laranjeiras, Lira viveu definitivamente um dos melhores momentos da sua carreira, que culminou aliás, na traumática derrota rubro-negra para o rival na final do Campeonato Carioca 1995.

Admirado com o potencial do ex-jogador, o Flamengo, ainda em 1995, decidiu por comprar o seu passe, a fim de aperfeiçoar a equipe do ano do centenário, que até meados da temporada ainda não havia decolado. Também vindo do Fluminense, o Mais Querido do Brasil já houvera trazido Djair e Márcio Costa.

O ex-jogador foi comprado pelo Flamengo por R$ 400 mil, e sua chegada representou a saída do tetracampeão mundial Branco, que naturalmente perderia espaço, e acabou optando por defender o Internacional ao término da temporada. Lira, entretanto, não teve no Fla o mesmo desempenho oferecido ao rival Fluminense, e acabou sendo emprestado em 1996 ao Atlético PR, tendo retornado ao Fla ao final da temporada para disputar apenas uma última partida pelo Mais Querido, contra o Borussia Dortmund.

Lira encerrou a carreira em 2003, jogando pelo Vitoria ES. Antes disso, já vinha atuando pelo futebol capixaba desde dois anos antes quando chegou ao Estrela do Norte.

Lira é jogador da equipe FlaMaster do Flamengo.

Dados

Nome Completo: Carlos Augusto José de Lira
Data de Nascimento: [[2 de {{#if:04|{{#switch:{{#if:04|{{#switch:04|janeiro|jan=1|fevereiro|fev=2|março|mar=3|abril|abr=4|maio|mai=5|junho|jun=6|julho|jul=7|agosto|ago=8|setembro|set=9|outubro|out=10|novembro|nov=11|dezembro|dez=12|{{#ifexpr:04<0|{{#ifexpr:((04)round 0)!=(04)|{{#expr:12-(((0.5-(04))round 0)mod 12)}}|{{#expr:12-(((11.5-(04))round 0)mod 12)}}}}|{{#expr:(((10.5+04)round 0)mod 12)+1}}}}}}|Carece de parâmetro necessário 1=mês!}}|1=Janeiro|2=Fevereiro|3=Março|4=Abril|5=Maio|6=Junho|7=Julho|8=Agosto|9=Setembro|10=Outubro|11=Novembro|12=Dezembro|Incorreto necessário parâmetro 1=mês!}}|Carece de parâmetro necessário 1=mês!}}]] de 1966(2-Predefinição:Pad2digit-Predefinição:Pad2digit) ({{#expr:(2013)-( 1966 )-((03)<( 04 )or(03)=( 04 )and(21)<( 2 ))}} anos)
Local de Nascimento: Brasília ( DF )
Posição: Lateral-Esquerdo
Jogos pelo Flamengo: 26
Gols: 2 Kg

Histórico

Anos Time
1986-1989 Vasco da Gama
1989 Portuguesa
1990-1991 Goiás
1992 Grêmio
1992-1995 Fluminense
1995-1996 Flamengo
1996 Atlético PR
2001 Estrela do Norte
2001-2002 Vilavelhense
2003 Vitória ES
1990-1992 Seleção Brasileira

Títulos

Pelo Flamengo

Não conquistou nenhum título pelo Flamengo.

Por Outros Clubes

Vasco da Gama

Goiás

Fluminense

Estatísticas

Ano Jogos Gols Marcados Assistências Cartão Amarelo Cartão Vermelho
1995 22 2 - - -
1996 4 0 - - -
Total 26 2 - - -

Ver também

Ligações Externas

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas