Copa do Mundo de 1934
| |||||
| II Copa do Mundo | |
|---|---|
| | |
| Copa do Mundo 1934 | |
| Nações Participantes | 16 |
| Anfitrião | |
| Período | 27 de Maio-10 de junho |
| Campeão | |
| Vice-Campeão | |
| Gols | 70 (4,1 golos por partida) |
| Público | 358.000 (21.058 por jogo) |
| Jogadores do Flamengo | 0 Jogadores |
Conteúdo |
Introdução
A Copa do Mundo de 1934 foi disputada na Itália e teve 16 países participantes.
História
Em 1934 aconteceu a segunda edição da Copa do Mundo de Futebol e pela primeira vez a Copa chega à [[Europa],] que posteriormente se tornaria o mais constante entre os continentes anfitriões.
Duas peculiaridades marcaram a Copa do Mundo de 1934: O defensor do título, Uruguai, recusou o convite para participar, em um boicote aos europeus por terem ignorado a edição anterior, em [[Copa do Mundo de 1930|1930], quando apenas 4 seleções européias participaram do torneio - Bélgica, França, Iugoslávia e Romênia, tornando-se assim o único defensor de título que não competiu no torneio seguinte. Além disso, a anfitriã Itália teve que passar pelas Eliminatórias, na única ocasião em que um país-sede precisou disputar Eliminatórias.
A final foi disputada no Estádio Olímpico de Roma, sob a presença do imponente Mussolini e de outros 50 mil espectadores. A Itália empatou o jogo com a Tchecoslováquia no tempo normal, e na prorrogação Angelo Schiavio fez o gol do título italiano: 2x1.
Copa
Países Participantes
Jogos
| Oitavas de final | Quartas de final | Semi-finais | Final | |||||||||||
| 27 de maio - Florença | ||||||||||||||
| |
5 | |||||||||||||
| 31 de maio - Milão | ||||||||||||||
| |
2 | |||||||||||||
| |
2 | |||||||||||||
| 27 de maio - Bolonha | ||||||||||||||
| |
1 | |||||||||||||
| |
2 | |||||||||||||
| |
3 | |||||||||||||
| 1 | | |||||||||||||
| 27 de maio - Milão | ||||||||||||||
| 3 | 3 de junho - Milão | |||||||||||||
| |
2 | |||||||||||||
| 31 de maio - Turim | ||||||||||||||
| |
3 | |||||||||||||
| |
2 | |||||||||||||
| 27 de maio - Trieste | ||||||||||||||
| |
3 | |||||||||||||
| |
2 | |||||||||||||
| |
1 | |||||||||||||
| 1 | | |||||||||||||
| 27 de maio - Turim | ||||||||||||||
| 2 | 7 de junho - Nápoles | |||||||||||||
| |
3 | |||||||||||||
| 31 de maio - Bolonha | ||||||||||||||
| |
2 | |||||||||||||
| |
2 | |||||||||||||
| 27 de maio - Nápoles | ||||||||||||||
| |
1 | |||||||||||||
| |
4 | |||||||||||||
| |
2 | |||||||||||||
| 0 | | |||||||||||||
| 27 de maio - Gênova | ||||||||||||||
| 1 | 10 de Junho – Roma | Terceiro lugar | ||||||||||||
| |
1 | |||||||||||||
| 31 de maio – Florença¹ | ||||||||||||||
| |
3 | |||||||||||||
| |
1 (0) | 3 | | |||||||||||
| 27 de maio - Roma | ||||||||||||||
| 1 (1) | 3 de junho – Roma | 2 | ||||||||||||
| |
7 | |||||||||||||
| |
1 | |||||||||||||
¹não havia disputa por pênaltis, e sim um jogo de desempate.
Campeão
| Copa do Mundo de 1934 |
|---|
Itália 1º título |
Seleção Brasileira
Na Copa do Mundo de 1934, o Brasil foi prejudicado pelas brigas entre os dirigentes das entidades de futebol amadora e profissional tendo problemas assim na convocação dos jogadores. Na Copa que era de formato eliminatório o Brasil enfrentou a Espanha nas oitavas de final e perdeu por 3x1, sendo logo eliminado. O gol brasileiro foi feito pelo craque Lêonidas.
Flamengo
Na Copa do Mundo de 1934 o Flamengo não teve representantes defendendo a Seleção Brasileira. Mas alguns jogadores que jogaram a Copa tiveram anteriormente ou posteriormente passagens pelo Flamengo, o atacante Leônidas, o goleiro Germano, o meia Ariel Nogueira, o meia Canalli, atacante Waldemar de Brito e o zagueiro Waldir Guimarães.