Cristian Martinez Borja

De Flapédia

Desambiguação para outro Cristian

Conteúdo

Biografia

Cristian Borja
Cristian Borja

Cristian Martinez Borja ( Quibdó, 1 de janeiro de 1988 - ) é um jogador de origem colombiana e que atua como atacante. Teve rápida passagem pelo Mais Querido do Brasil Flamengo em 2010, mas não conseguiu se firmar.

O colombiano Cristian Borja tem característica de atacante matador, que atua isolado pronto para fazer gols. Foi assim, que, depois de ser revelado na Colômbia, onde defendeu especificamente os times de base do Atletico Sugamuxi, e do Independente de Santa Fe, além da Seleção Colombiana de idades inferiores, o atleta acabou rumando ao Brasil com destino ao Inter, que mais cedo houvera recebido seu primo, o também atacante Rentería.

No Internacional, Cristian atuou tão somente nas divisões de base, e na equipe B, pois quando chegou a Porto Alegre, ainda tinha idade hábil para defender o time de juniores e não teve muitas oportunidades para mostrar seu talento no time de cima, mesmo porque, a equipe gaúcha tinha uma verdadeira constelação no elenco. Assim, em 2007, Borja seguiu por empréstimo para o Mogi Mirim, onde finalmente estreou nos certames profissionais Brasileiros.

Em 2008 depois de desempenhar um bom trabalho pelo Mogi, foi contratado pelo Guará e mais uma vez surpreendeu, agora disputando a Série C do Campeonato Brasileiro daquele ano, e mais tarde, o Campeonato Paulista de 2009, ano em que aliás, retornou ao sul do país, sem mais qualquer vínculo com o Inter, para jogar pelo Caxias. Na equipe gaúcha foi destaque absoluto do campeonato estadual de 2010, marcando nada menos do que oito gols, e passou a ser observado com atenção pelos maiores clubes brasileiros.

Indicado por Rogério Lourenço, então técnico do Flamengo, o colombiano foi contratado em meados de 2010 por empréstimo junto ao Caxias com o aval do ídolo maior do Fla, Zico. Inicialmente a intenção é que Cristian compusesse o elenco rubro-negro com a missão de substituir ninguém menos do que Adriano, o Imperador, e Vágner Love.

Questionado nas primeiras partidas no time principal do Flamengo, Borja foi designado pelo departamento de futebol para disputar a Copa Sub-23 de 2010 defendendo as cores do Mais Querido do Brasil. Desta forma, o jogador passou a viver bons momentos e a apresentar o melhor do seu futebol. Mesmo assim, Borja não se firmou no Fla e se desligou do clube sem conseguir marcar um gol sequer pelo time principal.

Sem vínculo com o Flamengo, Cristian Borja, por intermédio do ídolo rubro-negro, o meia Petkovic, acabou acertando com o Estrela Vermelha clube sérvio que revelara anos antes o Rambo Petkovic.

Dados

Nome Completo: Cristian Martinez Borja
Dia do Nascimento: 01 de Janeiro de 1988(01-Predefinição:Pad2digit-Predefinição:Pad2digit) (24 anos)
Nascimento: Quibdó (COL)
Altura: 1,83m
Peso: 79kg

1° jogo: 19/07/2010 (Flamengo 1 x 0 Atlético-GO)

Histórico

Anos Time
2001-2004 Atletico Sugamuxi
2004-2006 Independente de Santa Fe
2007-2008 Mogi Mirim
2008-2009 Guaratinguetá
2009-2010 Caxias
2010 Flamengo
2011 Estrela Vermelha

Títulos

Pelo Flamengo

Por outros clubes

Estatísticas

Ano Jogos Gols Marcados Assistências Cartão Amarelo Cartão Vermelho
2010 2(5) 0 0 2 0
Total 7 0 0 2 0

Links Externos

Ver Também

Ferramentas pessoais

publicidade

publicidade

publicidade