Flamengo 5x0 Fluminense - Campeonato Brasileiro de 1989

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

História

Zico entra em campo para sua despedida

Uma era de glórias chegava ao fim no Flamengo. Em dezembro de 1989, o maior jogador de futebol da história do clube, Zico, se aposentava. Após muitas lesões e contusões musculares, devido ao grande esforço para tentar reforçar a musculatura das coxas e também com problemas nos joelhos, o Galinho penduraria as chuteiras. Mas, sua despedida teria que ser em grande estilo.

Ele marcou, de falta, o primeiro dos cinco gols rubro-negros em clássico diante do arqui-rival Fluminense, em partida realizada na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. O eterno camisa 10 da Gávea fez uma partida inesquecível em sua última partida oficial vestindo o Manto Sagrado. Renato Gaúcho, Luiz Carlos, Uidemar e Bujica completaram a festa, marcando os outros quatro gols da histórica goleada diante do Flu.

O Jogo

Era uma partida que já não valia nada. Mas, era um Fla x Flu. E, como dizia Nélson Rodrigues, Fla x Flu é sempre imprevisível. E aquele, além de imprevisível, seria inesquecível. Como muitos outros? Talvez. No entanto, este seria único. Era a última vez que a torcida rubro-negra poderia deliciar-se com o talento de Zico. Era a última vez em que a camisa 10 do Flamengo seria trajada pelo maior ídolo da história do Clube. E tinha que ser especial.

A partida, realizada no Estádio Municipal de Juiz de Fora, teve um grande público, e o Flamengo mostrou logo ao que vinha. Comandado pelo Galinho, o Fla mandava na partida, e em grande jogada do camisa 10 na entrada da área, ele foi derrubado. Falta perto da área com Zico em campo, era meio gol para o time da Gávea. Ele cobrou, e o gol se completou. Seu último gol pelo Flamengo viria exatamente na sua marca registrada, que o tornou ídolo.

A grande exibição de Zico não parou por ali. Ele ainda fez grande jogada e deu belo passe para o centroavante Renato Gaúcho, que entrou na área, driblou dois zagueiros, e bateu forte, sem chances para o goleiro tricolor: Flamengo 2x0. Foi a última jogada do meia que encantou não só os rubro-negros, como todos os que o viram jogar. Aos sete minutos do segundo tempo, o camisa 10 do Fla pegou a bola do jogo, e saiu de campo, substituído. Foi o último ato do grande ídolo do Clube.

Engana-se, no entanto, quem acreditou que a saída de Zico enfraqueceria o Fla. Pelo contrário, os jogadores se doaram para homenagear o Galo em sua despedida. O atacante Luis Carlos, de cabeça, marcou o terceiro. Depois foi a vez de Uidemar. Zinho fez boa jogada e deixou o meia sozinho. Ele acertou um belo chute a aumentou a vantagem rubro-negra para 4x0. Mas, ainda faltava mais um. O garoto Bujica, famoso pelos dois gols diante do Vasco, no Campeonato Brasileiro daquele ano, ainda marcaria o quinto, com um belo chute, no ângulo direito do goleiro tricolor.

Foi uma despedida de gala para Zico, em seu último jogo oficial pelo Flamengo. Depois, no início do ano de 1990, foi realizada uma festa com um amistoso entre o Fla e uma Seleção de Melhores do Mundo, como a grande despedida do Galinho, que depois viria a jogar no futebol japonês e na Seleção Brasileira de Beach Soccer.

Vídeo

{{#ev:youtube|cAvc5OUSTs4}}

Ficha Técnica

Time Rubro-Negro antes da partida

Flamengo 5 x 0 Fluminense
Campeonato Brasileiro de 1989

Data: 02/12/1989
Local: Estádio Municipal, Juiz de Fora (MG)
Gols: Zico, Renato Gaúcho, Luiz Carlos, Uidemar e Bujica (FLA)

Flamengo: Zé Carlos, Josimar, Júnior, Rogério e Leonardo. Renato Gaúcho, Bujica, Zico, Zinho, Aílton e Luis Carlos.

Links Externos

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas