Flamengo Campeão Brasileiro 1980

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

Página com informações sobre a equipe do Flamengo que venceu o Campeonato Brasileiro no ano de 1980.

História

Gol que deu o título ao Flamengo, marcado por Nunes

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1980 foi o primeiro vencido pelo Flamengo de Zico, que durante toda a década de 1980 iria colecionar títulos nacionais e internacionais. A equipe rubro-negra contava em seu elenco com jogadores como Zico, Júnior, Paulo César Carpegiani, entre outros.

Comandados pelo saudoso técnico Cláudio Coutinho, o Flamengo em 22 jogos venceu 14, empatou seis e perdeu apenas dois, marcando 46 gols e sofrendo 20. Zico foi o artilheiro do campeonato com 21 gols.

Na primeira fase os 40 clubes participantes foram divididos em quatro grupos, sendo dez em cada. Turno único e se classificando os sete primeiros colocados de cada grupo. Em sua segunda fase os 28 clubes classificados mais os quatro primeiros colocados da Taça de Prata, totalizando 32 clubes, são divididos em oito grupos com quatro clubes em cada. Em dois turnos, classificando-se para a terceira fase os dois primeiros colocados em cada grupo. Nesta fase são divididos em quatro grupos de quatro clubes, turno único, e classificando-se para a fase final o primeiro de cada grupo. Chegando, enfim, a fase final, dividindo-se as semi-finais e finais em partidas de ida e volta, classificando-se sempre o clube com o melhor resultado na soma de placares. O mando de campo no 2º jogo e a classificação em caso de empate vão para o clube com melhor campanha durante o campeonato.

No primeiro jogo da decisão, em 28 de maio de 1980, Flamengo e Atlético MG mediram forças para um público de 90.028 no estádio do Mineirão, Belo Horizonte, que resultou em vitória de 1x0 para o time mineiro, gol do centroavante Reinaldo. Jogo marcado pela violência dos atleticanos, Rondinelli, Deus da Raça, teve seu maxilar fraturado, saindo desacordado do Mineirão. O resultado não foi tão ruim para o Flamengo, já que o time não contava com seu melhor jogador, o Zico. Flamengo por ter feito melhor campanha, precisa de uma vitória com uma diferença simples. Em primeiro de junho, a Nação Rubro Negra fez a festa, com uma vitória de 3x2, com gols de Nunes(2), e Zico, descontando para o Atlético-MG o craque Reinaldo(2), conquistou seu primeiro Campeonato Brasileiro.

Os mais de 154 mil presentes assistiram a um jogo incrível. O Flamengo abriu o placar com Nunes aos sete do primeiro tempo, e um minuto depois o Atlético MG empatava com Reinaldo. Para alívio de sua torcida, o Flamengo ao final do primeiro tempo fazia seu segundo gol com Zico. Faltavam apenas 45 minutos para a consagração final, que viria de maneira emocionante. Reinaldo empatou o jogo para o Atlético MG aos 21, e o Flamengo foi só fazer o terceiro gol os 37 do segundo tempo, em uma jogada fantástica do Artilheiro das Decisões, Nunes, recebendo bola na esquerda do campo, deixa no chão o zagueiro Silvestre, e toca por cima do goleiro João Leite, festa no Maracanã, e era a conquista do primeiro título nacional pelo clube de maior torcida do Brasil.

O Elenco

Pôster dos Campeões - Revista Placar

Goleiro: Raul

Lateral-Direito: Toninho Baiano
Zagueiro: Rondinelli
Zagueiro: Marinho
Lateral-Esquerdo: Júnior

Volante: Carpegiani
Volante: Andrade
Meia: Tita
Meia: Zico

Centroavante: Nunes
Centroavante: Júlio César "Uri Geller"

Técnico: Cláudio Coutinho
Outros Jogadores: Cantareli, Manguito, Carlos Alberto, Nelson, Leandro, Vitor, Adílio, Reinaldo II, Gerson Lopes, Carlos Henrique e Anselmo.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas