Guilherme de Aguiar Camacho

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

Biografia

Guilherme Camacho

Guilherme de Aguiar Camacho ( Rio de Janeiro, 2 de março de 1990 - ) é um meia destro revelado nas divisões de base do Flamengo. Muito habilidoso, sempre foi visto, desde as suas primeiras partidas nos juniores, como uma das grandes promessas rubro-negras da geração de nascidos entre 1989 e 1990.

O talentoso meio-campista Guilherme Camacho, ou apenas Camacho, acostumou-se desde cedo com grandes responsabilidades. Chegou á Gávea ainda muito jovem, aos 9 anos de idade. Naquela ocasião, dava verdadeiros shows atuando pelo Madureira, de forma que um olheiro vislumbrou a possibilidade de fazer de Camacho um bom jogador de futebol e o encaixou no Flamengo, por onde aliás, passou um bom tempo no futsal até poder jogar pelo time de campo.

Camacho passou por praticamente todas as categorias possíveis e oferecidas pelo Flamengo, vivendo o cotidiano do clube. Mais tarde, quando ascendeu ao time de juniores, acabou ganhando a camisa 10. Naquela ocasião, inclusive, era responsável por reger a criação das jogadas do time, e com méritos, já que Camacho encantava com seus passes precisos, e boa visão de jogo, além da facilidade de bater na bola, principalmente em cobranças de bola parada.

Tido como uma joia pela diretoria rubro-negra, em 2008, após participar da Copa São Paulo no início do ano, foi emprestado para o Paraná, onde fez seu primeiro jogo como profissional. A ideia era fazer com que o ainda jovem atleta ganhasse experiência para que, mais tarde, pudesse dar continuidade e alegrias a torcida do Flamengo.

No ano seguinte, o jogador retornou á Gávea, e disputou inclusive, a Copa São Paulo de Juniores, entretanto, a sua habilidade, unida a alguns problemas de contusões passados pelo elenco do Fla na disputa do Campeonato Brasileiro de 2009, fez com que o jogador fosse finalmente adicionado ao plantel principal do clube e estreasse como profissional no clube que o revelou.

Em setembro de 2010 com poucas chances no time, Camacho foi emprestado até o final da temporada para Goiás junto com o volante Lenon. No clube goiano apesar de amargar o rebaixamento para a Série B, disputou a final da Copa Sul-Americana ficando com o vice-campeonato. Já no ano seguinte foi emprestado ao Bahia, onde teve uma participação bastante regular sendo treinado por nomes conhecidos na Gávea, como Rogério Lourenço e o experiente Joel Santana.

Em virtude da boa passagem pelo tricolor da boa terra, Camacho retornou do empréstimo e foi reintegrado ao plantel rubro-negro para a temporada 2012. Fez doze jogos em 2012 e marcou um gol, contra o Bonsucesso. No segundo semestre, o jogador recebeu poucas chances do técnico Dorival Júnior e não conseguiu se firmar na equipe. Um problema de saúde contribuiu para a sua inatividade. Ele precisou passar por uma cirurgia para corrigir problema na artéria vertebral. Na época, o médico Serafim Ferreira Borges afirmou que o risco de o jogador ter de se afastar do futebol estava descartado.

Após seis meses sem atuar, foi emprestado ao Audax Rio em março de 2013. Retornou ao Flamengo ao fim do Campeonato Carioca daquele ano, todavia, ainda naquela temporada retornou ao Audax para disputa da Copa Rio e Campeonato Carioca 2014.

Dados

Nome Completo: Guilherme de Aguiar Camacho
Nascimento: 2 de Março de 1990
Cidade: Rio de Janeiro
Posição: Meia-Direita
Altura: 1,81m
Peso: 73kg

1° Jogo: 15 de Julho de 2009 (Flamengo 1 x 2 Palmeiras)

Histórico

Anos Time
1999-2008 Flamengo
2008 Paraná
2009-2010 Flamengo
2010 Goiás
2011 Bahia
2012-2013 Flamengo
2013 Audax Rio
2014 Audax SP

Títulos

Flamengo

Estatísticas

Ano Jogos Gols Marcados Assistências Cartão Amarelo Cartão Vermelho
2009 0(10) 0 0 0 0
2010 4(4) 1 1 5 0
2012 4(8) 1 0 0 0
2013 0 0 0 0 0
Total 30 2 1 5 0

Links Externos

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas