Jônatas Domingos

De Flapédia
(Redirecionado de Jonatas Domingos)
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

Biografia

Jônatas

Jônatas Domingos ( Fortaleza, 29 de julho de 1982 - ) é um habilidoso meio-campista que se projetou no futebol atuando pelo Flamengo, tendo sido inclusive, convocado para a Seleção Brasileira.

Contratado pelo Flamengo no ano de 2002, Jônatas chegou em um período de crise para o clube, que lutava sucessivas vezes contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Envolvido em um ambiente negativo, o meia não conseguiu emplacar e, por isso, seu futuro no Rubro-Negro permaneceu incerto durante um bom tempo.

Contudo, em 2006, a situação começou a melhorar no Fla e aí o verdadeiro futebol de Jônatas apareceu. O volante foi considerado o maestro da equipe campeã da Copa do Brasil de 2006 e, em virtude disto, aconteceu sua primeira convocação para a Seleção Brasileira. A partida foi um amistoso contra a seleção da Noruega, mas ele não chegou a entrar no jogo.

Com muita habilidade na saída para o jogo, e com muita disposição na marcação, o então camisa 5 da Gávea começou a fazer sucesso. E este sucesso na carreira logo despertou o interesse de clubes estrangeiros. Logo após a conquista da Copa do Brasil de 2006, o Flamengo recebeu propostas de times europeus, e não teve como segurar o jogador no Clube.

O Espanyol, clube da cidade de Barcelona, levou o jovem apoiador para fora da Gávea, e o atleta até fez boas partidas, de forma que a imprensa local o classificou como jogador mais técnico de todo o disputado campeonato espanhol, porém, esta mesma imprensa dizia que Jônatas não conseguira se desligar do Flamengo, o que não era exatamente uma mentira.

Em meados de 2007, após uma série de problemas disciplinares, o meia brasileiro tentou acertar sua volta ao Flamengo. A negociação, no entanto, acabou sendo interrompida e, com isso, o volante manteve-se no clube espanhol, mas somente até o final de 2007, quando novamente o Flamengo, se interessou pelo jogador, e conseguiu contratá-lo, reforçando a sua equipe para a Libertadores 2008.

Jônatas voltou ao Fla com status de estrela, aplaudido pela imprensa e pela torcida rubro-negra, o jogador voltava ao clube do seu coração, que vivia um ótimo momento e era comandado pelo treinador que o lançou para o futebol, Joel Santana. No entanto, a situação favorável não se concretizou. Agora com sérias dificuldades de marcação, Jônatas que ganhava algo em torno de R$ 120.000,00/mês, não fazia jus ao salário e para piorar, acabou amargando o banco de reservas.

Se na era Joel Santana, Jônatas ficava ao menos no banco, pior aconteceu com a chegada de Caio Júnior, quando o jogador passou a não ser sequer relacionado para as partidas. A situação se decorreu até o ínicio de 2009, com a chegada do desafeto de outrora, Cuca. O novo treinador garantiu não guardar mágoas do volante, e assumiu que o daria algumas chances. Estas chances, porém, não resistiram ao primeiro confronto entre os dois e Jônatas terminou sendo lesado mais uma vez.

Assim, Jônatas se manteve treinando na Gávea, onde sempre foi querido pelos demais componentes do elenco, até o término do seu contrato em Julho de 2009. Ao sair do Mais Querido do Brasil, o volante passou a ser sondado pelo rival rubro-negro, o Botafogo. Em General Severiano, duas forças da cúpula de futebol pediam veementemente por Jônatas, o primeiro Anderson Barros, ex gerente de futebol do Flamengo e amigo pessoal do meio-campista, e o segundo, Ney Franco, técnico do atleta na conquista da Copa do Brasil 2006 também pelo Fla. Em virtude destas situações, o jogador, apesar de rubro-negro confesso, não resistiu á sedução do Bota, e foi emprestado pelo Espanyol ao clube carioca até o fim de 2009.

Depois de passar todo o ano de 2010 afastado dos gramados, Jônatas que sempre manteve laços estreitos com o Flamengo, acabou acertando em 2011 com o Figueirense, à época treinado pelo ex-lateral do clube e da Seleção Brasileira, Jorginho. Sua proposta: pôr em prática toda sua exuberante técnica e consequentemente recuperar o bom futebol jogado nos tempos de Flamengo. A tentativa não deu muito certo e, após deixar o Figueirense, ficou dois anos parado. Em 2013, revelou em entrevista que queria retomar a carreira e acabou acertando com o Boavista para a disputa do Campeonato Carioca de 2014.

A passagem pelo Boavista, no entanto, acabou antes mesmo de Jônatas entrar em campo pelo time do interior. Á ocasião, os dirigentes do Verdão informaram que o volante não conseguiu atingir a forma física ideal, e por isso acabou dispensado. Logo em seguida assinou contrato com o Icasa, do seu estado natal, o Ceará.

Dados

Nome Completo: Jônatas Domingos
Data de Nascimento: 29 de Julho de 1982
Local: Fortaleza (CE)
Posição: Volante
Altura: 1,81 m
Peso: 80 kg

Nº de Jogos: 203
Nº de Gols: 13

1º Jogo: 7 de Fevereiro de 2002 (Flamengo 1 x 1 Volta Redonda)

Histórico

Anos Time
2000 Inhumas
2001 Tombense
2002-2006 Flamengo
2006-2007 Espanyol - Espanha
2008-2009 Flamengo
2009 Botafogo
2011 Figueirense
2014 Boavista
2014 Icasa
2006 Seleção Brasileira

Títulos

Flamengo

Estatísticas

Ano Jogos Gols Marcados Assistências Cartão Amarelo Cartão Vermelho
2002 1 0 - - -
2003 43 3 - - -
2004 43 3 - - -
2005 50 3 - - -
2006 32 3 - - -
2008 18(8) 0 0 7 1
2009 3(6) 1 0 0 0
Total 203 13 0 7 1

Links Externos

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas