Liedson da Silva Muniz

De Flapédia
(Redirecionado de Liédson da Silva Muniz)
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

Biografia

Liédson

Liedson da Silva Muniz ( Cairu, 17 de Dezembro de 1977 - ) é um atacante baiano naturalizado português, e que em 2002, antes mesmo de se tornar cidadão lusitano, passou pelo Flamengo e ajudou ao time Mais Querido do Brasil a escapar do rebaixamento, transferindo-se mais tarde para o Corinthians e por último para o Sporting, onde se consagrou definitivamente, ganhando inclusive uma oportunidade na Seleção Portuguesa.

Nascido no munícipio histórico baiano de Cairu, Liedson, começou a carreira de forma tardia, já com 23 anos de idade, atuando pelo Poções, time despretensioso da cidade homônima, e que disputava apenas o Campeonato Baiano de 2000.

A quarta colocação obtida pelo time do interior baiano naquela competição, e o destaque de Liedson, fizeram com que o jogador obtivesse a primeira chance de atuar em um time do sul do país, entretanto, não se tratava de nenhum grande time daquela região, mas sim do pequeno Prudentópolis da cidade de mesmo nome no Paraná.

Do pequeno Prudentópolis para o gigante paranaense Coritiba, Liedson chegou a um ponto na sua carreira, onde apenas um ano mais cedo não imaginava estar, e mais, ao fim da Copa Sul-Minas de 2002, quando marcou 14 gols, foi contratado pelo clube Mais Querido do Brasil o Flamengo, para ser o goleador da equipe no Campeonato Brasileiro daquele ano.

A carreira de Liedson certamente pode ser dividida em antes e depois da sua chegada á Gávea. Afinal, foi no Flamengo, que vivia um díficil momento, que o baiano passou a marcar muitos gols, caindo logo nas graças da torcida. Os resultados, aliás, eram tão proveitosos, que não demorou para que Liedson ganhasse o apelido de Liedshow e fosse comparado ao baixinho Romário.

Em 2002 as atuações de Liedson foram decisivas para que o Fla não fosse rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, mantendo-se apenas na 18ª colocação, no entanto, o atacante deixou a posição de salvador da nação, e assumiu aquela de vilão em pouco tempo. É que os gols marcados pelo atleta pareciam ter espantado qualquer traço de humildade, e ainda ao fim da temporada, alegando ser credor de pendências financeiras, o atleta decidiu se desligar do clube sem mesmo ter tornado pública a sua decisão, o que acabou irritando a torcida rubro-negra.

Apesar de ter encabeçado uma briga judicial nos primeiros meses de 2003, o Flamengo acabou entrando num acordo e liberando Liedson para defender o Corinthians naquele ano. O acordo previa a vinda do também atacante Fernando Baiano apenas para que teoricamente o clube carioca não saísse perdendo, e assim foi feita a negociação.

Contratado como esperança do Corinthians para a temporada, Liedson atuou no clube paulista por pouco mais de seis meses, até que decidisse abandonar a equipe no meio do Campeonato Brasileiro e rumar para o futebol europeu. Primeiro deu ínicio a uma conversa com o Dínamo de Kiev, entretanto, a negociação fracassou e o atleta teve que retornar ao Parque São Jorge, depois porém, acabou acertando com o Sporting de Portugal, deixando agora a torcida corintiana irada e ganhando a fama de infiel.

Liédson em 2002

No Sporting Liedson finalmente se firmou. Pelos Leões, foram 172 gols marcados. Chegou ao clube em 2003 e se manteve na equipe titular desde então como destaque absoluto não só do time, como de todas as competições nacionais, de forma que o reconhecimento veio em 2009, quando o jogador foi naturalizado português e fez sua estréia pela seleção daquele país. No ano seguinte foi convocado para defender Portugal na Copa do Mundo da África do Sul.

Depois de realizar o sonho de disputar uma Copa do Mundo, o atacante Liédson, já não mais brilhante como outrora, decidiu retornar ao Brasil no ano de 2011 e, para tal, acertou seu retorno com o Corinthians, naquela ocasião o time paulista desembolsou cerca de R$ 4,5 mi para poder contar com Liédson, àquela altura com 33 anos de idade. Apesar ser destaque na conquista do Campeonato Brasileiro 2011, o Levezinho foi perdendo espaço na temporada seguinte e foi somente uma coadjuvante de luxo na Copa Libertadores da América 2012. Ele então deixou o time paulistano e acertou com o Flamengo para a sequencia do Brasileirão daquele ano.

Na sua segunda passagem pelo Flamengo, Liedson chegou a formar boa dupla com Vagner Love e marcou quatro gols no Campeonato Brasileiro 2012. No entanto, foi liberado pelo clube, em janeiro de 2013, para conversar com outros clubes. A idade avançada, 35 anos, recentes contusões e um alto salário provocaram sua saída da Gávea.

Dados

Nome Completo: Liedson da Silva Muniz
Apelido: Levezinho
Dia do Nascimento: 17 de Dezembro de 1977
Nascimento: Cairu - BA
Posição: Atacante
Altura: 1,75 m
Peso: 73 Kg

1° Jogo: 3 de Julho de 2002 (Flamengo 1x0 Atlético-PR)

Histórico

Anos Time
1996-2000 Poções
2001 Prudentópolis
2001-2002 Coritiba
2002 Flamengo
2003 Corinthians
2003-2011 Sporting - Portugal
2011-2012 Corinthians
2012 Flamengo
2013 Porto - Portugal
2009-2010 Seleção Portuguesa

Títulos

Flamengo


Corinthians

Sporting

Porto

  • Campeonato Português: 2013

Estatísticas

Ano Jogos Gols Marcados Média
2002 29 15 0,51
2012 10(6) 4 0,25
Total 45 19 0,42

Links Externos

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas