Márcio Passos de Albuquerque
De Flapédia
Conteúdo |
Biografia
Márcio Passos de Albuquerque, mais conhecido como Emerson ( Nova Iguaçu, 6 de dezembro de 1978 - ) é um atacante, flamenguista confesso, que pautou sua brilhante carreira entre o futebol japonês e também no Qatar, chegando ao Flamengo, clube do seu coração, no ano de 2009 para uma curta e badalada passagem.
Carreira
Antes do Flamengo
Emerson, como é conhecido o jogador, apesar de flamenguista de coração, foi começar sua carreira atuando pelo São Paulo, nos idos de 1998. Sua passagem pelo clube paulista, no entanto, foi breve, e apenas um ano após se profissionalizar, o jogador foi vendido para o Consadole Sapporo do Japão.
Garoto pobre, de infância sofrida, Emerson poderia ter sido apenas mais um dos tantos jogadores que tem uma oportunidade no oriente, mas que acabam encerrando a carreira prematuramente, até mesmo por falta de chances. A trajetória deste atacante, porém, foi bastante diferente.
Jogador diferenciado, rápido, habilidoso, e dono de todas outras qualidades que um bom centroavante precisa ter, Emerson não demorou á conquistar o Japão e, em pouco tempo, era ídolo na terra do Sol Nascente, de tal forma que, o próprio jogador, em entrevista ao canal especializado Sportv, declarou ter se utilizado de uma peruca para evitar o assédio nas ruas de Tóquio.
Depois de defender três times japoneses, sendo o último, o Urawa Red Diamonds, e conseguir diversos prêmios de melhor jogador do Campeonato Japonês, Emerson aceitou uma proposta generosa do Al Sadd e rumou para o Qatar e lá, assim como no Japão, marcou época mostrando além da sua desenvoltura nas quatro linhas, um comportamento extra-campo invejável, digno apenas de grandes craques.
No ano de 2007, o atacante aceitou uma proposta para finalmente atuar pelo disputado e observado futebol europeu, mais precisamente pelo clube francês do Rennais. Entretanto, um ano após, voltou ao Al Sadd, do Qatar, país que já era uma espécie de segunda pátria de Emerson. A prova disso é que o jogador foi naturalizado naquele país, e até acabou se envolvendo em uma confusão em meados de 2008. É que o seu sucesso no país era tanto, que o atleta acabou sendo convocado para a Seleção do Qatar para a disputa das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2010, todavia, como Emerson houvera disputado uma partida pela Seleção Brasileira Sub-20 anos antes, não podia ter jogado pelo Qatar, de forma que sua atuação, por pouco não rendeu a desclassificação do país das eliminatórias.
A passagem pelo Flamengo
Em 2009, após o término do compromisso com o Al Saad, Emerson foi em busca de um sonho de infância - o de jogar pelo Flamengo, time do seu coração. Naquela ocasião, o jogador já houvera tentado a transferência para o Fla em outras três ocasiões, porém fracassara em todas as tentativas, de forma que esta teria que ser enfim a sua chance.
Quando o nome do jogador passou á ser ventilado na mídia especializada eram comuns as desconfianças acerca do seu rendimento. O fato é que Emerson, apesar de ídolo no oriente, raramente era citado no Brasil e, pouquíssimos aficionados pelo mundo da bola conheciam seu verdadeiro potencial. Além disso, sua chegada no clube era considerada de risco, já que o Flamengo perdera traumaticamente uma vaga na final da Taça Guanabara 2009 para o pequeno Resende e o clima na Gávea não era dos melhores, tanto psicologicamente, quanto financeiramente. Vale ressaltar, que ao deixar o Qatar, Emerson era o jogador mais bem pago daquele país.
O que se viu, em seguida, foi uma verdadeira aula de amor ao manto rubro-negro. Emerson abriu mão de uma quantia irrecusável de dinheiro para continuar no Qatar, e mais, aceitou um salário quase que simbólico em comparação com os padrões do país árabe, tudo isto em nome da paixão e desejo de defender o clube Mais Querido do Brasil.
Agregador e bonachão, Emerson foi bem recebido pelo grupo rubro-negro, que em sintonia com a torcida, o batizou carinhosamente de Sheik. Assim, em pouco tempo o jogador estava apto á estrear com a camisa rubro-negra. Como não poderia ser diferente, sua primeira partida aconteceu num clássico que se acostumara a assistir e vibrar - um Fla-Flu. Naquela ocasião entrou no jogo no segundo tempo e fez a massa rubro-negra vibrar aos 48 min quando empatou o jogo para o Flamengo.
Aos poucos, o Sheik foi conquistando espaço, respeito e admiração por parte dos rubro-negros, e se a sua situação já era confortável, e suas atuações admiráveis, elas ficaram ainda melhores após a chegada do Imperador Adriano no ínicio do Campeonato Brasileiro.
Ovacionado á cada partida, Emerson se tornou símbolo de raça, e chegou á ser chamado de "Alma do Time" por torcedores, o que de certa forma, aguçou novamente o interesse dos árabes, que incansavelmente, faziam propostas ao jogador, então decidido á ficar na Gávea á qualquer custo.
Por volta da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, porém, Emerson recebeu uma proposta irrecusável do Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, e já tendia a sair do Fla, que também não via com maus olhos a sua negociação em virtude da multa empreendida, quando ouviu gritos efusivos de Fica Emerson! vindo das arquibancadas do Maracanã, o que acabou fazendo com que o jogador se emocionasse e repenssasse a sua situação.
Apesar de ter reafirmado o seu desejo de ficar na Gávea, o Al-Ain, incansável, continuou a ofensiva em busca do talento de Emerson, e mais uma vez esbarrou na resistência da diretoria rubro-negra, que via Emerson como um dos principais jogadores da equipe rubro-negra durante a temporada.
Entretanto, diante do desejo do próprio jogador, que via a proposta árabe como irrecusável ( algo em torno de R$ 17 milhões ), Emerson decidiu abandonar o sonho de continuar vestindo a camisa do clube do coração, depois de 26 jogos e 11 gols com o Manto Sagrado.
Depois do Flamengo
No Al-Ain, marcou dois gols no Al-Ahli, em Dubai, logo em seu jogo de estréia. Nesse jogo seu clube Al-Ain conquistou a Supercopa dos Emirados em 2009, nos os pênaltis por 5x4, depois do empata no tempo normal por 2x2.
Dados
Nome Completo: Márcio Passos de Albuquerque
Apelido: Sheik
Dia do Nascimento: 6 de Dezembro de 1978 (31 anos)
Nascimento: Nova Iguaçu (RJ)
Altura: 1,71m
1° jogo: 05/04/2009 (Flamengo 1 x 1 Fluminense)
Histórico
| Anos | Time |
| 1998-1999 | São Paulo |
| 2000 | Consadole Sapporo (JAP) |
| 2001 | Kawasaki Frontale (JAP) |
| 2001-2005 | Urawa Red Diamonds (JAP) |
| 2005-2007 | Al-Sadd (QAT) |
| 2007-2008 | Stade Rennais (FRA) |
| 2008-2009 | Al-Saad (QAT) |
| 2009 | Flamengo |
| 2009 | Al-Ain (EAU) |
Títulos
Flamengo
Outros Clubes
- Campeonato Japonês Segunda Divisão (J-League): 2000
- Campeonato Japonês (J-League): 2003
- Supercopa dos Emirados: 2009
Prêmios
- Melhor segundo-atacante do Campeonato Japonês (J-League): 2002, 2003, 2004
- Melhor jogador do Campeonato Japonês (J-League): 2003
- Artilheiro do Campeonato Japonês (J-League): 2004
- Melhor jogador da Liga do Qatar: 2006
Controvérsia
No dia 20 de janeiro de 2006, Emerson foi preso por agentes da Polícia Federal no Aeroporto Internacional Tom Jobim na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro quando tentava embarcar para os Emirados Árabes com documentos falsos. "Sua certidão de nascimento falsa, que foi usado para emitir o seu passaporte, diz que ele nasceu em 6 de setembro de 1981 em Nova Iguaçu com o nome Márcio Emerson Passos, mas sua certidão de nascimento original diz que ele nasceu em 6 de dezembro de 1978, com o nome Márcio Passos de Albuquerque".
Estatísticas
| Ano | Jogos | Gols Marcados | Assistências | Cartão Amarelo | Cartão Vermelho |
| 2009 | 23(3) | 11 | 3 | 7 | 0 |
| Total | 26 | 11 | 3 | 7 | 0 |

