Ney Franco da Silveira Júnior
Conteúdo |
Introdução
Ney Franco da Silveira Júnior ( Vargem Alegre, 22 de Julho de 1966 - ) é um jovem treinador de futebol. Ficou conhecido nacionalmente após conduzir o modesto Ipatinga até a semifinal da Copa do Brasil de 2006 e, em seguida, por ter sido contratado pelo Flamengo para a disputa das finais daquela mesma competição, tendo assim se sagrado campeão.
Dados
Nome Completo: Ney Franco da Silveira Júnior
Apelido: Ney Franco
Data de Nascimento: 22 de Julho de 1966
Nacionalidade: Brasileiro
Cidade de Nascimento: Vargem Alegre (MG)
Carreira
Como Treinador
Ney Franco trabalhou três anos nas divisões de base do Atlético-MG, e depois mais onze nas do Cruzeiro, antes de iniciar sua carreira de treinador no Ipatinga. Ganhou notoriedade nacional já em seu primeiro torneio, quando levou sua equipe à conquista do título de Campeão Mineiro de 2005. No ano seguinte, o Ipatinga, mais uma vez, surpreendeu a todos e conseguiu chegar novamente à final do Campeonato Mineiro. Desta vez, por conta do regulamento do campeonato, o título acabou ficando com o Cruzeiro, mas a perda do bicampeonato não manchou o excelente trabalho do promissor técnico do Ipatinga.
Em virtude do título mineiro de 2005, o Ipatinga adquirira o direito de disputar a Copa do Brasil de 2006. Ney Franco conduziu o time desde o primeiro jogo da competição até a fase de semifinais, quando seu time foi eliminado pelo Flamengo. Curiosamente, o reconhecimento do excelente trabalho de Ney permitiu que o técnico continuasse na competição ao ser contratado pelo próprio Flamengo.
A final da Copa do Brasil de 2006 foi em um clássico, contra o Vasco. Antes do primeiro jogo, o time cruzmaltino foi apontado como o favorito ao título, porém, Ney Franco mostrou-se ousado ao mudar o esquema tático do Fla e o que se viu foi uma enorme superioridade da equipe rubro-negra. O Flamengo venceu as duas partidas e, pela primeira vez em sua curta carreira como treinador, ele conquistava um título nacional.
Ney continuou à frente do Fla no início da temporada seguinte e conseguiu levar o rubro-negro às conquistas da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca de 2007. Por outro lado, na Taça Libertadores da América, Ney somente conseguiu avançar com sua equipe até às oitavas-de-final, quando foi eliminado pelo Defensor, do Uruguai.
Apesar da precoce eliminação, Ney continuou sendo o treinador do rubro-negro, porém, alguns meses mais tarde, não resistiu à fraca campanha do time no Campeonato Brasileiro e acabou sendo demitido. Foram 33 vitórias, 18 empates e 23 derrotas no total. Seu destino seguinte foi o Atlético-PR onde conduziu o clube paranaense a um belo início de temporada, no entanto, mais tarde as coisas fugiram ao controle e Ney Franco foi demitido. Ainda em 2008 foi contratado pelo Botafogo para comandar a equipe alvinegra no restante do Campeonato Brasileiro. Permanecendo na equipe de General Severiano, Ney conquistou a Taça Guanabara de 2009, mas acabou provando do veneno rubro-negro e ficou apenas com o segundo lugar do Campeonato Carioca daquele ano.
Ainda no ano de 2009, Ney Franco acabou preterido do Botafogo por volta da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Naquela ocasião o rival do Fla, não vinha bem e Ney, acabou se envolvendo em polêmicas com alguns atletas, de forma que a diretoria do clube de General Severiano optou pela sua saída. o ex-comandante do Fla, no entanto, não passou sequer 24 horas desempregado, e logo em seguida assinou contrato com o Coritiba, clube pelo qual realizou uma campanha razoável, mas no entanto, foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Sem se abater, Ney comandou uma brilhante campanha do time paranaense na segunda divisão e, bastante aclamado, conseguiu o título de 2010. Dado o seu brilhantismo, Ney Franco ainda em 2010 assumiu cargo na Seleção Brasileira a fim de comandar o time olímpico.
Títulos
Flamengo
Outros Clubes
- Campeonato Mineiro: 2005
- Taça Guanabara: 2009
- Campeonato Paranaense: 2010
Seleção Brasileira
- Sul Americano Sub-20: 2011
- Copa Internacional do Mediterrâneo (Seleção Brasileira Sub-18): 2011
- Copa do Mundo (Sub-20): 2011
Estatísticas
| Ano | Jogos | Vitórias | Empates | Derrotas | Aproveitamento |
|---|---|---|---|---|---|
| 2006 | 38 | 18 | 06 | 14 | 52,63% |
| 2007 | 36 | 15 | 11 | 10 | 51,85% |
| Total | 74 | 33 | 17 | 24 | 52,25% |