Roberto da Silva Pinheiro
De Flapédia
Conteúdo |
Biografia
Zanata é a forma como o ex lateral-direito Roberto da Silva Pinheiro é chamado no metier futebolístico.
Natural do Rio de Janeiro, RJ, Zanata teve o melhor momento da sua carreira atuando pelo Bahia, e é até hoje considerado um dos grandes ídolos do clube baiano.
Negociado pelo Tricolor de Aço com com o Palmeiras em 1988,a peso de ouro, o ex-jogador teve uma passagem bastante apagada e não tardou a ser transferido para o Atlético MG, onde também não acumulou muito sucesso, obrigando o clube mineiro a negociá-lo com o Flamengo em meados do ano de 1990.
Com o Manto Sagrado Zanata disputou 32 partidas e marcou apenas dois gols. No final da temporada de 1990, o ex-jogador que já tinha 32 anos de idade foi dispensado e assinou com a Portuguesa. Em seguida esteve em pequenos clubes até encerrar a carreira.
Dados
Nome Completo: Roberto da Silva Pinheiro
Data de Nascimento: 5 de Julho de 1958, em Rio de Janeiro (RJ)
Posição: Lateral-Direito
Número de Jogos: 32 partidas, no ano de 1990
Gols Marcados: 2
Histórico
| Anos | Time |
| 1984-1986 | Catuense |
| 1986-1988 | Bahia |
| 1988 | Palmeiras |
| 1988-1989 | Atlético MG |
| 1990 | Flamengo |
| ? | Portuguesa |
| ? | Fluminense |
| ? | Moto Clube |
Títulos
Pelo Flamengo
Por Outros Clubes
Bahia
Atlético MG
- Campeonato Mineiro: 1989
Estatísticas
| Ano | Jogos | Gols Marcados | Assistências | Cartão Amarelo | Cartão Vermelho |
| 1990 | 32 | 2 | - | - | - |
| Total | 32 | 2 | - | - | - |

