Roger Guerreiro

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

Biografia

Roger, após marcar um dos gols que o consagraram contra o Flu

Roger Guerreiro ( São Paulo, 25 de Maio de 1982 - ) é um lateral-esquerdo naturalizado polonês, e que teve, enquanto atuou no Brasil, passagens pelos dois clubes de apelo nacional, o Corinthians, e o Mais Querido do Brasil, Flamengo. No exterior, acabou ficando conhecido por ser o segundo brasileiro a marcar um gol pela Eurocopa, atuando neste caso, pela Seleção da Polônia.

Revelado pelo São Caetano, time no qual chegou nos idos de 1997, quando era apenas um garoto. Roger cresceu junto com o clube do ABC paulista, e durante a sua estadia no Azulão, viu uma equipe até então desconhecida almejar os mais altos pontos do futebol brasileiro, assim, como não poderia ser diferente, num curto intervalo de tempo, o jogador, que se acostumou a ser chamado pela alcunha de Roger Guerreiro, conseguiu se transferir para o Corinthians, tradicional clube da terra da garôa.

Titular nas primeiras apresentações, e parte do elenco corintiano Campeão Paulista de 2003, Roger sofreu com a sua irregularidade, foi perseguido pela torcida após uma expulsão infantil durante a Taça Libertadores daquele mesmo ano, e ao fim da temporada, estava apenas encostado no clube paulista, sem obter maiores oportunidades. Foi ainda no ano de 2003, que ainda no Parque São Jorge, Roger conheceu e trabalhou com um dos maiores ídolos da torcida rubro-negra, o ex-jogador e então treinador Júnior.

A rápida passagem de Júnior como treinador do Corinthians, fez com que o ex-jogador, que pouco depois se tornou diretor de futebol do Mais Querido do Brasil, observasse atentamente as qualidades de Roger, e mais tarde, indicasse o atleta para a formação do scratch rubro-negro de 2004.

Roger Guerreiro chegou ao Fla com apenas 21 anos de idade, e foi apresentado discretamente ao lado do atacante Rafael. A sua missão certamente não era das mais simples, já que o Flamengo não conseguia encaixar um bom lateral-esquerdo desde a saída do ídolo Athirson, menos de um ano antes.

Apesar de todos os ventos soprarem de forma desfavorável, Roger acabou sendo no Flamengo, de fato, um Guerreiro. Símbolo da superação rubro-negra no ano de 2004, o lateral-esquerdo ficou imortalizado como carrasco do Fluminense naquele ano. Participou e decidiu duas grandes partidas contra o Tricolor no Campeonato Carioca. Na primeira, uma virada história, por 4x3, em uma partida da Taça Guanabara. A segunda, um 3x2 emocionante, na final da mesma Taça GB.

O retorno de Athirson, apenas quatro meses após a sua chegada, unida a uma série de más atuações, fizeram com que Roger terminasse o ano oscilando entre o banco de reservas e o time titular, de forma que, ao fim da temporada 2004, o jogador acabou retornando para o Corinthians, clube que detinha seus direitos federativos, sem que o Fla fizesse qualquer esforço em prol da sua permanência.

No retorno ao Corinthians, Roger sequer atuou, e foi negociado com o futebol europeu. Seu primeiro destino no Velho Continente, aliás, foi a Espanha. Lá, Roger jogou pelo Celta de Vigo, em 2005. Sua adaptação foi complicada e, em 2005, chegou a ser cotado como reforço para o próprio Flamengo, entretanto, acabou defendendo o Juventude até o meio de 2006, quando retornou à Europa.

De volta a Europa, o lateral acertou com o Legia Warszawa, da Polônia, onde jogou até 2009 e se tornou ídolo da torcida. Prova de tal, é que, em 2008, após conquistar um Campeonato Polonês, uma Copa da Polônia e uma Supercopa, o jogador acabou sendo naturalizado polonês, e teve a oportunidade de atuar pela Seleção daquele país, tornando-se mais tarde o segundo brasileiro a fazer um gol em uma Eurocopa.

Ao fim da temporada 2008/2009 se valeu da janela de transferências e, apesar do carinho pela Polônia, assinou um contrato com o time grego do AEK Atenas.

Dados

Nome Completo: Roger Guerreiro
Data de Nascimento: 25 de Maio de 1982
Local: São Paulo (SP)
Posição: Lateral esquerdo
Altura: 1,85 m
Peso: 80 kg

Nº de Jogos: 63
Nº de Gols: 11

1º Jogo: 18 de Janeiro de 2004 (Flamengo 3x2 CFZ DF)

Histórico

Anos Time
1997-2001 São Caetano
2002-2003 Corinthians
2004 Flamengo
2005 Celta de Vigo - Espanha
2006 Juventude
2006-2009 Legia Varsóvia - Polônia
2009-2013 AEK Atenas - Grécia
2013 Guaratinguetá
2014 Comercial SP
2008-2011 Seleção da Polônia

Títulos

Flamengo


Corinthians

  • Campeonato Paulista: 2003

Legia Varsóvia

  • Campeonato Polonês: 2006
  • Copa da Polônia: 2008
  • Supercopa da Polônia: 2008

AEK Atenas

  • Campeonato Grego: 2011

Estatísticas

Ano Jogos Gols
2004 63 11
Total 63 11

Links Externos

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas