Rubens Barbosa Souza

De Flapédia

Conteúdo

Biografia

Rubens Barbosa Souza ( Almenara, 5 de julho de 1967 - ) é um ex-lateral esquerdo revelado pelo Nacional SP e que acabou se consgrando no disputado e encantador futebol brasileiro ao atuar em grandes clubes do país.

Veloz e competente, Índio apareceu na Copa São Paulo de Juniores realizada em 1988 e surpreendeu. Pouco tempo mais tarde, ganharia uma oportunidade num dos principais times brasileiros, àquele que revelou o maior jogador de futebol de todos os tempos, o Santos de Pelé ( flamenguista por um dia ).

Apesar de tantas glórias no passado, o Santos que recebeu Índio, não era nem de longe, sombra daquele comandado por Pelé. O time vivia um momento ruim, e para se destacar e posteriormente se tornar uma referência no time, Índio teve que batalhar bastante.

Se desligou do Santos ao final da temporada 1994 sem carregar na bagagem um título sequer, e se juntou ao Palmeiras, que á época, montava um time milionário, fruto da parceria de sucesso com a multinacional Parmalat. A venda de Índio para o Palmeiras, aliás, rendeu para o clube santista, aliás, uma quantia de U$$ 1 milhão, valor tão exagerado para os padrões daquele ano que, com este dinheiro o Santos acabou construindo o seu Centro de Treinamento.

Em 1995 no Palmeiras, Índio vivia a expectativa de assumir definitivamente a camisa 2 do clube do Palestra Itália, já que a posição não conseguia ser preenchida, e o outro lado do campo era habitado pelo já craque ex-selecionável Roberto Carlos.

Apesar de todos os esforços porém, Índio não se firmou na posição, e ao final da temporada, que contou com 46 jogos disputados e apenas um gol marcado, foi dispensado pelo flamenguista confesso e então treinador do Verdão, Vanderlei Luxemburgo, de forma que no ínicio da temporada 1996, o lateral passou a buscar um novo clube.

Em virtude desta busca e de profundas negociações, veio então uma das maiores oportunidades da carreira de Índio - a de vestir o Manto Sagrado. Chegou á Gávea com 29 anos de idade no ano de 1996 e ficou por pouco tempo. Sua estréia aconteceu diante do Borussia Dortmund durante a disputa da Copa Euro-América de 1996, que seria vencida pelo seu ex-clube Palmeiras.

Ainda na sua pequena estadia na Gávea formou o elenco campeão invicto do Campeonato Carioca 1996, apesar disso, ainda antes já houvera perdido a titularidade para o então jovem Alcir, que, apesar dos vinte anos incompletos, mostrava atuações bem mais consistentes do que aquelas de Índio.

Depois de rescindir contrato com o Fla, o ex-jogador ainda passou por Goiás, Guarani e Atlético MG, no último, aliás, jogou entre 1998 e 1999, atuando em 28 partidas, sem marcar gols e, assim como aconteceu no Flamengo, formando a equipe campeã mineira de 1999.

No ano de 2000 teve uma passagem pelo São José SP, e em 2002, quando já tinha dois anos afastado dos gramados, tentou retornar ao Matonense, o que não gerou bons frutos, de forma que naquele ano Índio resolveu pendurar as chuteiras para trabalhar como empresário.

Dados

Nome Completo: Rubens Barbosa Souza
Data de Nascimento: 5 de Julho de 1967, em Almenara(MG)
Posição: Lateral
Número de Jogos: 8 partidas, no ano de 1996
Gols Marcados: 0

Histórico

Anos Time
1984-1990 Nacional SP
1990-1994 Santos
1995 Palmeiras
1996 Flamengo
1996 Guarani
1997-1998 Goiás
1998-1999 Atlético MG
2000 São José SP
2002 Matonense SP

Títulos

Pelo Flamengo

Por Outros Clubes

Goiás

  • Campeonato Goiano: 1998

Atlético MG

  • Campeonato Mineiro: 1999

Estatísticas

Estatísticas

Ano Jogos Gols
1996 8 0
Total 8 0

Ver também

Ferramentas pessoais