Torcida Jovem

De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa
Torcida Jovem

História

A Torcida Jovem é um exemplo para todas as torcidas organizadas. Criada em 6 de Dezembro de 1967, com o nome de Poder Jovem, inspirado no movimento negro norte-americano Black Power, ela conquistou seu espaço e tornou-se uma empresa rentável e independente. Sua sede localizada no Centro do Rio de Janeiro é totalmente moderna e equipada, tem telefone, fax, sala de TV, computadores e toda infra-estrutura necessária. O símbolo da Torcida Jovem, um tanque de guerra com três canhões, foi criado em 1981, após a conquista do Mundial em Tóquio. Uma das facções da torcida do Liverpool, conhecida como Exército Vermelho, tem como símbolo de guerra um tanque de guerra. Depois da final do Mundial, em 1981, quando o Flamengo derrotou o Liverpool por 3 x 0, a Torcida Jovem resolveu criar o seu próprio tanque, com três canhões, um para cada gol do Flamengo na final do Mundial.

Bandeirão

Bandeirão

A idéia de construir uma bandeira gigantesca surgiu durante a partida Boca Juniors x Flamengo, disputada em Buenos Aires, pela Taça Libertadores da América. Os membros da Torcida Jovem que foram ao estádio "La Bombonera" incentivar o Flamengo viram a torcida argentina abrir na arquibancada uma enorme bandeira com as cores azul e amarelo, além do emblema com as iniciais C.A.B.J. (Clube Atlético Boca Juniors). A Torcida Jovem só conseguiu transformar em realidade o sonho do "bandeirão" graças ao esforço de seus associados. Todos se empenharam na arrecadação de fundos (Cr$ 5 milhões, na época) para levar o projeto até o final e fazer o primeiro bandeirão do Brasil.

O feito de fazer o maior e o primeiro bandeirão do Brasil não parou por ai, já que a Torcida Jovem confeccionou mais outros dois bandeirões. Estes bandeirões em formas de gigantestas camisas, uma delas uma replica perfeita da camisa oficial do Clube de Regatas do Flamengo.

O ultimo bandeirão confeccionado pela Torcida Jovem Foi uma cópia da camisa oficial da Torcida na época, uma das camisas mais bonitas dentre todas as torcidas do Brasil, foi estampada e mostrada por todas as emissoras de TV, e até hoje, o bandeirão (um dos maiores do Brasil) cobre grande parte da arquibancada do Maracanã. Emocionando, empurrando o Flamengo, fazendo com que os jogadores se desdobrem em campo e mostrando aos adversários toda a imponência do Exército Rubro-Negro.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas