Vágner Silva de Souza
De Flapédia
Página com informações do atacante Vágner Love
| Última Atualização das Estatísticas: | 27 de Janeiro de 2012 |
| Último Jogo do Flamengo |
Conteúdo |
Biografia
Vágner Silva de Souza ( Rio de Janeiro, 11 de Junho de 1984 -) é um renomado atacante revelado pelo Palmeiras, clube que o projetou nacionalmente, mas flamenguista assumido. Tem no currículo diversas passagens pela Seleção Brasileira, além disso defendeu em 2010 o time do seu coração, o Mais Querido do Brasil Flamengo. Em janeiro de 2012 voltou ao Flamengo, firmando contrato até o fim de 2014.
O Começo da Carreira
Nascido e criado em Bangu, bairro de classe média baixa da zona oeste do Rio de Janeiro, Vágner Love, assim como tantos outros garotos do país, batia bola nos campos de várzea e sonhava em um dia defender o seu time do coração, o Flamengo, e por conseguinte ascender social e financeiramente.
Apesar da paixão pelo Mais Querido do Brasil, os primeiros testes de Vágner, que desde muito novo e apesar do corpo franzino, se destacava nas peladas, foram no Vasco da Gama, arqui-rival do Mais Querido do Brasil. O atacante chegou a São Januário no ano de 1997 e ficou até 1999 quando foi dispensado justamente sob a alegação de não ter porte físico para se manter no disputado futebol moderno.
Somente no ano de 2001, Love finalmente voltou a treinar em um grande clube, e desta vez, longe da sua família, mais precisamente no Palmeiras clube paulista. Ainda sim, determinado a mostrar seu potencial, nem mesmo a distância dos familiares foi capaz de abalar a Love, que já em 2002, um ano após da sua chegada, consguiu a façanha de marcar 32 gols na disputa do Campeonato Paulista de juniores daquele ano, quebrando todos os recordes possíveis e ganhando sua primeira chance no time principal do Palmeiras.
Em 2003, Love, que até então era apenas Vágner, se destacou mais uma vez e foi peça principal do time palmeirense que chegou a final da Copa São Paulo de Juniores daquele ano, mas, nem só pelo futebol, o atacante recebeu os méritos, é que naquela ocasião, o jogador foi flagrado com uma mulher no hotel em que a equipe se concentrava, e ganhou o apelido conhecido de Vágner Love.
Foi ainda no ano de 2003 que o atacante ascendeu definivamente ao Palmeiras.
A Ascenção e a chegada na Seleção Brasileira
Quando Vágner Love subiu para o time principal do Palmeiras, a equipe paulista vivia uma situação atípica, já que houvera sido rebaixada para a Série B do Campeonato Brasileiro um ano antes, e apostava, naquela ocasião, numa mescla de jogadores experientes, como era o caso do ex rubro-negro Leonardo, e sobretudo, atletas formados nas suas categorias de base para a disputa da Série B.
Love ganhou a camisa 9 do Palmeiras e não se intimidou. Com apenas 19 anos de idade, o atacante não sentiu o peso de trazer o time paulista de volta a elite do futebol brasileiro e acabou se tornando peça-chave daquele time que acabou se sagrou campeão da competição.
Diante de tão boas atuações, veio a primeira convocação para a Seleção Sub-20. Naquela ocasião Love defendeu o Brasil nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, conquistou a medalha de prata, e abriu as portas para a Seleção Principal.
No ano de 2004, o atleta continou demonstrando todo o seu potencial atuando pelo Palmeiras e não deu outra alternativa a Carlos Alberto Parreira que não fosse convocá-lo para a Copa América daquele ano, disputada no Peru, e conquistada pela Seleção Brasileira, que além de Love, tinha também os flamenguistas Kléberson, Juan, Alex, Júlio César e o Imperador Adriano.
De volta ao Brasil, as boas atuações de Love, que na época disputava com Luís Fabiano o posto de maior artilheiro do Brasil, não permitiram que o jogador estendesse sua permanência no país, e ainda em 2004, teve seus direitos federativos adquiridos pelo CSKA Moscou. A negociação entre Palmeiras e o time russo giraram em torno dos US$ 7,5 milhões, uma cifra generosa dados os padrões da época. O atacante do amor se despediu do time paulista depois de 68 partidas pelo time profissional e 49 gols marcados.
Europa e o retorno ao Brasil
Apesar do momento esplêndido que vivia no Brasil, Love chegou a Rússia, como não podia ser diferente, cheio de desconfianças. Todavia, foi ainda no primeiro ano frente ao ataque do CSKA, que o atleta demonstrou seu poder de fogo. Em 21 jogos disputados na temporada, o atacante fez 13 gols e ajudou o clube a conquistar o título mais importante de sua história: a Copa da Uefa 2004-2005.
Desta forma, não demorou para que Love caísse nas graças da torcida do CSKA Moscou e passasse a sonhar com uma vaga na Seleção Brasileira que disputaria a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha.
A vaga para a Seleção não veio para a Copa, mas o atacante, que conquistou onze títulos pelo CSKA Moscou e sempre marcou gols em momentos importantes, acabou voltando a vestir a camisa canarinho na era Dunga, passando, mais uma vez, a viver a expectativa de estar numa Copa do Mundo, agora, a Copa da África, disputada em 2010.
Em 2008, Vagner Love realizou a melhor temporada com a camisa do CSKA Moscou, marcando 29 gols em 33 jogos, faturando também o título de melhor jogador daquele país. No ano seguinte, trabalhando com o ídolo maior da Gávea, Zico, ainda sagrou-se artilheiro da Copa da Uefa 2008-2009 com 11 gols em 9 partidas disputadas.
Mas ainda em 2009, temeroso de não ser lembrado por Dunga nas convocações da Seleção Brasileira, Love optou por voltar ao Brasil para se manter em exposição e foi contratado pelo Palmeiras, clube que o revelara anos antes, e que vivia a iminência de ser Campeão Brasileiro.
As coisas, no entanto, não aconteceram da forma como o atacante do amor havia planejado, e o Palmeiras, que tinha o campeonato nas suas mãos, acabou deixando escapar o título para o Mais Querido do Brasil Flamengo. Assim, Love passou a ser hostilizado pela torcida do time paulista e foi responsabilizado pelas más atuações daquela equipe, bem como a perda do título. Cheateado, o jogador decidiu abandonar o Palmeiras para defender o time do seu coração, o Flamengo.
A passagem pelo Flamengo
Apaixonado pelo Flamengo desde criança, Vágner Love tentou em 2008, quando vivia um dos seus melhores momentos, defender o Mais Querido do Brasil, entretanto, os russos do CSKA Moscou empataram a negociação, assim, em 2009, quando o time russo finalmente se convenceu de emprestá-lo de volta ao Brasil, o jogador viveu novamente a expectativa de defender o Fla, mas o Palmeiras foi mais rápido e o atacante do amor, mais uma vez postergou sua ida para a Gávea.
No ano de 2010, no entanto, estremecido com o Palmeiras, Love finalmente viu o caminho livre para acertar com o Fla. Apesar disso, a contratação de Love ainda foi palco de muita negociação entre as três partes envolvidas: Flamengo, CSKA Moscou e Palmeiras. O primeiro queria o atacante do amor, mas sem custos, o segundo até concordava com a idéia, mas dependia do terceiro que tinha contrato com o jogador até meados de 2010 e se recusava a liberá-lo gratuitamente.
Apesar de todo o embróglio envolvendo as três equipes, ainda em Janeiro de 2010, todas as pendências foram resolvidas e Love pôde finalmente vestir a camisa do Flamengo. Inicialmente o atleta veio para um empréstimo de seis meses, e com o propósito de formar uma das mais badaladas duplas de ataque já vistas no país, que acabou apelidada de Império do Amor, graças a sua alcunha e também a do seu colega de ataque, o Imperador Adriano.
A passagem de Love pelo Mais Querido do Brasil resultou em números absolutamente impressionantes, e que só não foram tão surpreendentes do que a sua soma com os numeros de Adriano, o Imperador. É que juntos, os dois marcaram nada menos do que 38 gols em um semestre. Apesar dos belíssimos números, nenhum título foi conquistado na curta passagem de Love pelo Flamengo e o jogador ainda acabou sofrendo com o restante do grupo, as chagas de mais uma traumática eliminação da cobiçada Taça Libertadores 2010.
Ao final do contrato de empréstimo junto ao CSKA, o atacante acabou, mesmo diante da vontade de permanecer no Fla, se desligando do clube Mais Querido do Brasil, já que o Fla não conseguiu juntar todo o montante pretendido pelos russos para a manutenção de Love na Gávea.
No entanto, desde aquela passagem no início de 2010, o atacante deixou claro que sua vontade era voltar a jogar no Brasil em definitivo e a preferência sempre foi o Flamengo. O clube continuou esbarrando no alto valor pedido pelo time russo até que conseguiu reunir esforços para uma ofensiva em janeiro de 2012. Com um dirigente tendo ido negociar pessoalmente a compra de Vágner Love, o Artilheiro do Amor foi enfim negociado pelo CSKA e teve a apresentação na Gávea transformada em uma grande festa no dia 27 de janeiro daquele ano. Ele recebeu a camisa 99.
Dados
Nome Completo: Vágner Silva de Souza
Apelido: Vágner Love
Dia do Nascimento: 11 de Junho de 1984 (27 anos)
Nascimento: Rio de Janeiro (RJ)
Altura: 1,72m
Peso: 72kg
1° Jogo: 23 de Janeiro de 2010 (Flamengo 2 x 1 Bangu) - 2 gols
Histórico
| Anos | Time |
| 2002-2004 | Palmeiras |
| 2004-2009 | CSKA Moscou (RUS) |
| 2009 | Palmeiras |
| 2010 | Flamengo |
| 2010-2012 | CSKA Moscou (RUS) |
| 2012 | Flamengo |
| 2003-2007 | Seleção Brasileira |
Títulos
Flamengo
Seleção Brasileira
Outros Clubes
- Campeonato Russo: 2004-2005 e 2005-2006
- Copa da Rússia: 2004-2005, 2005-2006, 2007-2008 e 2008-2009
- Supercopa da Rússia: 2006, 2007 e 2009
- Copa da UEFA: 2005-2006
Prêmios
Artilharias
- Jogos Pan-americanos: 2003 (4 gols)
- Campeonato Brasileiro - Série B: 2003 (19 gols)
- Campeonato Paulista: 2004 (12 gols)
- Campeonato Russo: 2007-2008 (20 gols)
- Copa da UEFA: 2008-2009 (11 gols)
- Campeonato Carioca: 2010 (15 gols)
Estatísticas
| Ano | Jogos | Gols Marcados | Assistências | Cartão Amarelo | Cartão Vermelho |
| 2010 | 29 | 23 | 7 | 3 | 0 |
| 2012 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
| Total | 29 | 23 | 7 | 3 | 0 |

