Notícias

Flamengo recruta universitários para programa especial de estágio

Selecionados serão lapidados no escritório de gestão da Visagio, parceira do clube que trabalha no aprimoramento da administração rubro-negra

Por - em
Em junho deste ano, o Flamengo deu mais um passo para desenvolver ainda mais seu modelo de gestão com a contratação da Visagio, consultoria renomada do mercado, com grandes multinacionais na lista de clientes. Um dos maiores objetivos da parceria, de desenvolver um processo de retenção e atração de talentos do mercado, teve mais uma etapa concluída na última semana: o programa de trainee do Flamengo, chamado de "Divisões de Base".

Diferentemente da maioria dos recrutamentos de trainee do mercado, o rubro-negro não buscou profissionais formados, mas sim estudantes cursando a partir do 6º período da faculdade para um estágio especial. As áreas de exatas foram priorizadas neste primeiro processo: Engenharia, Economia, Administração e Ciência da Computação. 

A gerente de Recursos Humanos do clube, Roberta Tannure, explicou o objetivo do programa em parceria com a Visagio.

“O nome de ‘trainee’ é porque optamos por um programa diferenciado de estágio. A ideia é que esses jovens entrem no clube e fiquem três meses no escritório de gestão implementado com apoio da Visagio, dentro do clube, acompanhando todo o processo de apoiar e aprimorar o modelo de gestão do Flamengo. É um desafio muito bacana para eles, que poderão se orgulhar de fazer parte de um projeto tão importante. Em janeiro de 2019, os estagiários já estarão com um projeto na área que tiveram mais aptidão para que desenvolvam e apresentem aos diretores, uma grande oportunidade de interagir com os executivos”, disse Roberta.

Além da participação no grupo de trabalho da Visagio, os estagiários terão treinamentos internos na “Academia Fla”, com aulas de Excel, técnicas de apresentação, finanças, gestão de projetos e método de resolução de problemas. Marcella Dias, consultora da Visagio, celebrou o sucesso do processo seletivo.

“Organizamos apresentações em universidades chave e levamos Bruno Spindel (CEO do Flamengo), Marcio Garotti (Diretor de Meios) e a Roberta Tannure (gerente de RH) para contar um pouco da história e dos recentes avanços da gestão do clube e os candidatos ficaram muito motivados a entrar para o time. Foi um processo bastante exigente e nós da Visagio vamos estar próximos, acompanhando a atuação deles no Escritório de Gestão. Ficamos muito satisfeitos com o resultado do trabalho e acreditamos que os dez selecionados têm o perfil cultural do Flamengo e vão conseguir entregar grandes resultados ao clube”, disse.

Mecânica do processo seletivo
Para dar o pontapé inicial no programa de trainee, foram realizadas palestras na UFF, PUC-Rio e UFRJ, seguidas de aplicação de provas em português e inglês de raciocínio lógico e uma discursiva com um fato do dia a dia para o candidato discorrer como agiria na situação retratada. Dentre os 518 inscritos, foram recebidos currículos de diversas instituições de ensino, com destaque para UFRJ, PUC-Rio, UFF, UERJ, Estácio, Veiga de Almeida, CEFET e Ibmec. Deste total, 263 estudantes fizeram a prova e 63 foram selecionados para a dinâmica em grupo, que trazia como desafio um case do Campeonato Carioca.

Na etapa seguinte, com 23 aprovados, foi realizada a primeira fase de entrevistas presenciais, com profissionais do RH rubro-negro, de onde saíram 15 selecionados para entrevistas presenciais com os gestores do clube. Ao fim do processo, 10 trainees foram contratados e começaram a atuar nas áreas de maior aptidão no dia 1º de novembro.

Selecionados
O primeiro dia de trabalho no Flamengo foi inesquecível. Os aprovados assistiram a uma apresentação sobre o clube, ganharam um kit de presente, fizeram um tour pela sede social e visitaram o Fla Memória, a exposição interativa do Mais Querido.