Notícias

MVP da Copa Brasil Sub-18, Matheusinho analisa a competição

Armador rubro-negro foi cestinha e líder em assistências do campeonato

Por - em

A base vem forte! O jovem Matheusinho, de 18 anos, vem sendo o principal destaque das categorias de base do basquete do Flamengo. Na última semana, o armador foi o grande nome da Copa Brasil Sub-18, terminando o torneio como o cestinha, o líder de assistências e o MVP do campeonato. Integrado ao elenco adulto, o garoto falou com o Site Oficial sobre o momento que está vivendo no Mais Querido e analisou o desempenho do FlaBasquete.

"Nosso time foi bem. Para o que foi planejado pelo técnico Paulo Chupeta, tivemos um bom resultado. Sabíamos que encararíamos uma equipe muito forte na decisão, lutamos até o fim e ficamos com o segundo lugar. Na final, ficou faltando um pouco mais de coletividade, acabamos não conseguindo desempenhar uma alta pontuação de vários jogadores, como estava acontecendo nos outros jogos, mas o resultado como um todo foi importante", disse o armador. 


Eleito o melhor jogador da competição, o jogador relacionou as excelentes atuações com o aprendizado obtido durante os treinos com a equipe adulta.


"Me senti muito orgulhoso com o prêmio de MVP. Sou um cara muito calado, observo muito os detalhes e procuro levar para o meu jogo, tanto nos treinos quanto nos jogos. Estar no elenco adulto tem me dado essa responsabilidade e consciência. Quando jogo na minha categoria, eu já sei o que tenho que fazer, quais são as horas de segurar mais a bola e também de decidir ", frisou Matheusinho, destacando a importância dos prêmios individuais. 

"O valor é muito grande, é fruto de todo o meu trabalho em todos esses anos. Procuro manter o meu foco e continuar tendo esse bom desempenho nos campeonatos", destacou o armador.

Disputando competições na base e no adulto simultaneamente, Matheus falou das diferenças que norteiam suas atuações. Na base, o garoto tem o papel de protagonista, enquanto no adulto, compõe o grupo do técnico Gustavo de Conti. 

"Na minha categoria, eu já entro na quadra tendo que mostrar desde o início, entro com a responsabilidade de ter que ler o jogo nos primeiros minutos. No adulto, eu tenho que procurar assistir e encontrar as brechas para desempenhar o melhor papel quando surgir a oportunidade. É uma situação diferente, mas que serve de muito aprendizado", completou. 


Vivendo um sonho de menino ao representar o Flamengo e conviver com muitos ídolos, Matheusinho finalizou o papo falando sobre seus principais "mentores" no elenco. 

"Todos me ajudam igual, mas o Franco e o Jhonatan buscam me instruir sempre. Chamam a minha atenção para o posicionamento defensivo e o quanto eu posso melhorar meu jogo. Poder jogar ao lado do Marquinhos também é um sonho. Eu sempre acompanhei a carreira dele pela televisão, quando eu era pequeno já via ele jogar e, hoje, estar dividindo a quadra com ele é algo maravilhoso", concluiu o jogador. 

Matheusinho entra em quadra com a equipe adulta nesta segunda-feira, às 18h45, contra o Libertad (URU). O jogo, válido pela Liga Sul-Americana de Basquete, será a primeira experiência internacional do armador defendendo o Manto Sagrado. 

As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – thinkseg, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.