Notícias

CUIDAR e Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva firmam parceria

Luciana de Michelis, presidente da SONAFE, visitou o clube para assinatura do contrato

Por - em
Após firmar parceria com o Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro na última terça-feira (06.06), o CUIDAR (Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atleta de Rendimento) ganhou mais um novo parceiro: o SONAFE, Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva. A instituição, presidida por Luciana de Michelis, oficializou a parceria com o CUIDAR na última sexta-feira (09.06). A SONAFE dará apoio nas avaliações dos quase 700 atletas do Mais Querido, assim como no programa de prevenção de lesões. A parceria também beneficiará o clube na troca de conhecimento científico, através de pesquisas realizadas de forma colaborativa entre a sociedade e o centro rubro-negro.

Izabel Rohlfs, gerente de Ciências do Esportes do Flamengo, explicou um pouco mais sobre a parceria com o SONAFE.

"A parceria contempla cursos de capacitação atualização sobre prevenção e reabilitação de lesões músculo-esqueléticas esportivas para os profissionais do CRF que atuam na iniciação esportiva, no esporte de base e adulto de alto rendimento. Além disso, a SONAFE vai oferecer assessoria científica no âmbito da prevenção e reabilitação de lesões esportivas, por meio consultorias para avaliações, relatórios, elaboração de programas de prevenção e de reabilitação desde a iniciação até o alto rendimento", disse.

A gerente completou, avaliando também os benefícios da união.

"Associar um dos principais Clubes Esportivos do Brasil, com grande destaque e reconhecimento internacional, com uma instituição de caráter científico e renomada como a SONAFE, dedicada à prevenção da integridade física de atletas de diferentes modalidades esportivas, é condição para criar grandes expectativas no tocante aos prováveis resultados desta união", contou Izabel.

Luciana de Michelis, visitou o projeto interdisciplinar dos Esportes Olímpicos do Rubro-Negro após a assinatura do contrato e revelou-se entusiasmada com a parceria, comentando sobre os planos e expectativas.

"A parceria entre a SONAFE e o CRF será importante para dar suporte à atualização e capacitação dos fisioterapeutas que trabalham no clube para um melhor atendimento aos atletas, seja voltado para a prevenção e/ou reabilitação das lesões esportivas. A troca de informações técnicas, científicas e a experiência clínica entre os profissionais se dará em conjunto com graduandos de Fisioterapia e professores de instituições parceiras do CRF e da SONAFE, o que gera oportunidade para os alunos. Esse intercâmbio contribui no fortalecimento da profissão de Fisioterapia Esportiva", contou Luciana.

Sobre o CUIDAR
O Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atleta de Rendimento busca aprimorar a interdisciplinaridade no esporte, unindo o treinamento de atletas com trabalhos de diversas áreas do esporte atuando em conjunto, que complementem a formação de cada um. A ideia é que, além de capacitar atletas, também desenvolva os profissionais envolvidos na lapidação de novos talentos, baseando-se em seis áreas: preparação física, técnica, tática, desenvolvimento intelectual, educacional e emocional.