Notícias

CUIDAR faz avaliações inéditas em atletas dos Esportes Olímpicos

Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atletas de Rendimento realiza trabalho multidisciplinar em cerca de 700 jovens

Por - em
Entre os dias nove de janeiro e dez de fevereiro de 2017, o CUIDAR (Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atletas de Rendimento) realiza ação inédita com os atletas federados do Mais Querido, de todas as modalidades olímpicas, em todas as categorias. A I Avaliação de Pré-Temporada do CRF submete seus representantes a avaliações clínicas, físicas e fisioterápicas. À frente da gerência de Ciências do Esporte no Flamengo, Izabel Miranda esclarece a ação.
 
"O objetivo geral da Avaliação é gerar e acompanhar o perfil do atleta rubro-negro, além de fornecer informações relevantes para os trabalhos multidisciplinares que acontecem em todas as categorias das oito modalidades esportivas olímpicas do Clube. As principais finalidades são o monitoramento permanente do estado de saúde do atleta e o rastreamento de lesões ou condições medicas que determinem um risco aumentado à participação em competições esportivas", declara Izabel.  
 
O CUIDAR tem como meta alavancar ainda mais a proposta que foi lançada em dezembro de 2015, com o objetivo principal de aprimorar a interdisciplinaridade desportiva, unindo o treinamento de atletas com trabalhos de diversas áreas ligadas à ciência do esporte que, atuando em conjunto, possam complementar a formação individual de cada um.
 
Além de capacitar atletas, extraindo sempre o seu máximo, o CUIDAR também irá desenvolver os profissionais envolvidos na lapidação de novos talentos, padronizando as metodologias e tendo sempre como meta o planejamento a médio e longo prazo.