Notícias

CUIDAR inaugura Pronto Atendimento na sede da Gávea

Por - em
O Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atleta de Rendimento, o CUIDAR, inaugurou na última semana o Pronto Atendimento na sede da Gávea. Localizado na Alameda, ao lado do Centro de Força dos Esportes Olímpicos, a unidade será responsável pelo primeiro atendimento em situações de urgência e/ou emergência.

Entenda o passo a passo do Pronto Atendimento:

1- A enfermeira presta a primeira avaliação e realiza uma triagem para identificar o risco iminente do paciente.
2- Não sendo identificados riscos, os casos de menor gravidade são atendidos pela enfermeira de plantão. Se necessário, o paciente é atendido pelo médico e encaminhado para uma Unidade Básica de Atendimento, clínica conveniada ou atendimento médico especializado (as enfermeiras são proibidas de prescrever medicamentos, mas podem administrar analgésicos quando solicitados pelo médico).
3- Se o risco for considerado de urgência ou emergência, o médico de plantão e o Serviço de Ambulância são acionados imediatamente para dar sequência ao atendimento.
4- Com a chegada da UTI móvel, o paciente é transportado para uma unidade hospitalar para atendimento apropriado.

São considerados casos de menor gravidade aqueles que não apresentam risco de morte, como dores de cabeça leves, dores musculares, ferimentos leves e cortes que não necessitam de fechamento e dores abdominais leves, além de idosos e grávidas sem sintomas. A urgência é uma ocorrência imprevista que possa prejudicar ou agravar a saúde do paciente, seja com ou sem potencial risco de vida. São situações que necessitam resolução imediata, como suspeitas de fraturas, entorses e luxações; sangramentos; feridas e cortes que precisem de investigação; picadas de insetos em grande extensão do corpo; dores abdominais intensas; ferimentos profundos ou múltiplos; vômitos e diarreias repetidos; tonturas intensas; crise hipertensiva; asma moderada; dores de cabeça intensas e idosos e grávidas sintomáticos. 

Uma situação imprevisível, que aparece de modo súbito pondo em risco a vida das pessoas acometidas se não receberem tratamento adequado e imediato no local é considerada uma emergência. Parada cardiorrespiratória, infarto agudo de miocárdio-angina do peito, arritmias cardíacas, edema agudo do pulmão, acidente vascular cerebral (derrame), embolia pulmonar, pneumotórax espontâneo, insuficiência respiratória, crise asmática, coma, emergências psiquiátricas, choque alérgico, traumatismo craniano, intoxicações, choque alérgico, poli traumatismos, afogamento, queimaduras extensas, choque elétrico, sangramento ou hemorragia intensa e hipertensão na gravidez são as mais frequentes situações de emergência.

O Pronto Atendimento é aberto a atletas, sócios e colaboradores do clube, e a qualquer pessoa que venha a precisar dos serviços da unidade.