Notícias

Espaço físico do CUIDAR completa 1 ano

Izabel Miranda, Gerente de Ciências do Esporte do Mais Querido, faz balanço do primeiro ano da instalação na Sede do Rubro-Negro

Por - em
O espaço físico do CUIDAR na Gávea completou seu primeiro ano de existência no último dia 22.10. O CUIDAR (Centro Unificado de Informação e Desenvolvimento de Atletas de Rendimento) se mostra cada vez mais presente no desempenho dos atletas rubro-negros. Com avaliações e análises cada vez mais completas e precisas, os esportistas do Mais Querido se veem nos níveis mais altos para defenderem da melhor forma possível o Manto Sagrado.

Isabel Miranda, Gerente de Ciências do Esporte do Flamengo, falou sobre a data e o que representa esse passo. 

"O CUIDAR quando foi inaugurado no dia 22 de outubro de 2016 já foi um marco no Flamengo pela oficialização de um programa que vinha dar suporte na decisão dos treinadores. A equipe que faz parte desse programa tem como objetivo trabalhar com consultoria cientifica, apoiando e até determinando qual o melhor caminho que o técnico deve tomar. Nesse primeiro ano ocorreram muitas melhorias para o processo de formação e desenvolvimento dos atletas. Quando olho essa nova instalação, vejo que temos uma estrutura para trabalhar de uma forma mais organizada. O prédio do CUIDAR unificou os trabalhos que a gente realiza de prevenir lesões e é uma grande satisfação", frisou a gerente.

Izabel ainda completou falando dos frutos que o CUIDAR gera para o clube, como a parceria com o Comitê Olímpico Americano. 

"Essa estrutura não comemora só um ano de existência, mas também um 365 dias do sentimento que estamos fazendo um trabalho da maneira correta e conquistando os objetivos iniciais. Temos um longo caminho para percorrer, mas temos a certeza do controle de treinamento e pelos resultados dos atletas já estamos conseguindo grandes benefícios. Tivemos encontros de capacitação da escola de pais, atletas e também aproveitamos bem a parceria com o Comitê Olímpico Americano. Estamos indo no próximo dia 28 com mais uma equipe de 8 profissionais da eeuipe do CUIDAR para o benchmarking, com o intuito de buscar as melhores praticas e o que precisamos aprender. É uma grande honra para todos nós". 

Seguindo a entrevista para o Site Oficial, a gerente destacou a importância do ter conquistado um resultado além do mensurado previamente.

"Nesse primeiro ano conseguimos atingir todas as nossas atividades propostas e as nossas metas foram batidas. Algumas atingiram mais do que a gente esperava. Acho que em termos de atendimento ao atleta, essa unificação do CUIDAR acabou dando um suporte maior aos técnicos e o feedback foi muito positivo. Hoje eles tem um lugar para estar aqui, usar o computador, um momento para discussão, tudo que a gente trás de recursos e retorno de dados está sendo eficiente para eles. Atendemos muitas demandas, mas pela grande procura estamos no caminho certo.Temos um caminho longo, pois é um programa de longo prazo", disse. E finalizou projetando o próximo ano do CUIDAR.

"Queremos para ano que vem ter uma definição de alguns conceitos de lesões e atendimento, uma estrutura melhor de profissionais e começar a mensurar o índice de disponibilidade do atleta para treinar e competir", concluiu. 


Sobre o CUIDAR

O Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atleta de Rendimento busca aprimorar a interdisciplinaridade no esporte, unindo o treinamento de atletas com trabalhos de diversas áreas do esporte atuando em conjunto, que complementem a formação de cada um. A ideia é que, além de capacitar atletas, também desenvolva os profissionais envolvidos na lapidação de novos talentos, baseando-se em seis áreas: preparação física, técnica, tática, desenvolvimento intelectual, educacional e emocional.