Notícias

Flamengo inaugura Espaço CUIDAR e lança Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro

Projetos visam aprimorar a interdisciplinaridade desportiva e formar o cidadão através do esporte, respectivamente

Por - em
Na manhã deste sábado (22), na Gávea, o Flamengo inaugurou o Espaço Cuidar (Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atletas de Rendimento) e lançou o Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro. O CUIDAR, que ficará debaixo da arquibancada da nova piscina olímpica do clube, tem como meta alavancar ainda mais a proposta que foi lançada em dezembro de 2015 com o objetivo principal de aprimorar a interdisciplinaridade desportiva, unindo o treinamento de atletas com trabalhos de diversas áreas ligadas à ciência do esporte que, atuando em conjunto, possam complementar a formação individual de cada um. Já o Anjo da Guarda Rubro-Negro tem como foco principal formar o cidadão através do esporte, contando com doação de parte do imposto de renda dos torcedores - que não gastam nem um centavo a mais por isso.

Além de capacitar atletas, extraindo sempre o seu máximo, o CUIDAR também irá desenvolver os profissionais envolvidos na lapidação de novos talentos, padronizando as metodologias e tendo sempre como meta o planejamento a médio e longo prazo. 

"Hoje é um dia histórico e marcante para todos nós, já que estamos inaugurando nosso centro de excelência no esporte. Esse centro era um sonho nosso e hoje ele esta se concretizando depois de muito esforço e trabalho.Esse centro reuni todas as possibilidades que você tem que trabalhar para conseguir a melhor performance no esporte. Ele também represente muito mais que um conjunto de equipamentos e pessoas. Excelência no esporte é uma filosofia. Para nós melhor seguirmos essa filosofia, inclusive, trouxemos a Izabel, que veio para ajudar a implantar o CUIDAR", disse Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Clube de Regatas do Flamengo.

O presidente também aproveitou para destacar a importância de Márcio Braga, pois foi o pioneiro no clube a buscar recursos através de patrocínios e incentivos.

Alexandre Póvoa, vice-presidente de Esportes Olímpicos do clube, também falou sobre o projeto.

"Ser autossustentável no esporte olímpico sempre foi nosso sonho. Não basta só pagar salário em dia, isso não passa de uma obrigação. Depois de muito tempo conseguimos firmar os quatro pilares para tornar os Esportes Olímpicos do Flamengo autossustentáveis. Esses quatro pilares são: equilíbrio financeiro orçamentário, que atingimos graças às leis de incentivo e através de nossos patrocinadores, infraestrutura para treinar, nós hoje, por exemplo, temos instalações de nível olímpico, espírito de luta, e ter condições de preparar o atleta, desde a escolinha até o adulto, cobrindo tudo que o atleta precise, como psicologia, fisiologia, nutrição etc. O ciclo olímpico do Rio se encerra e agora começa o ciclo de Tóquio. Esse centro de excelência é a ponta do iceberg de tudo que trabalhamos nesse ciclo olímpico", comentou Póvoa.

Já o Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, sucesso nas três primeiras edições do programa em que conseguiu arrecadar R$3,2 milhões, tem como  proposta permitir que, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, todo torcedor do Mais Querido possa investir até 6% de seu Imposto de Renda devido (antes das deduções) em projetos esportivos do clube aprovados pelo Ministério dos Esportes. Ao contribuir, o torcedor recebe o dinheiro investido de volta na sua restituição do Imposto de Renda, apoia o Flamengo a ser ainda mais forte nos Esportes Olímpicos e participa, diretamente, do sonho de milhares de crianças e jovens de se tornarem atletas vitoriosos.

Nesta manhã, também ocorreu o Prêmio Olímpico Flamengo, tendo como vencedores Fernando Pereira, o Nandão, da natação, como melhor técnico e Luiz Altamir e Nathalia Almeida como melhores atletas do ano.