Notícias

Gávea recebe primeira ação de capacitação do CUIDAR

Projeto prevê quatro Escolas de Profissionais do Esporte, duas Escolas de Atletas e duas Escolas de Pais ainda este ano

Por - em
Em um dia de mais uma decisão para o basquete rubro-negro, que entra em quadra à noite em busca de uma vaga na final do NBB, uma vitória já foi alcançada pelos esportes olímpicos do Flamengo pela manhã. Nesta segunda-feira (9), foi realizada a I Escola de Profissionais do Esporte do clube, no auditório Rogerio Steinberg. Este foi o primeiro grande passo do projeto CUIDAR - Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atleta de Rendimento, oficializado e iniciado com a palestra do Professor Doutor Roger de Moraes.

Cerca de 100 profissionais do esporte do Clube participaram do evento, além de estudantes da Estácio e alguns profissionais do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marinha do Brasil e Confederação Brasileira de Remo (CBR). Foram três horas de curso, das 9h às 12h, com Roger de Moraes, que é Educador Físico graduado na Estácio de Sá, especializado em Treinamento Esportivo com Mestrado em Ciências na área de concentração de Fisiopatologia Clínica e Experimental pela UERJ (2004), Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2008) e Pós-Doutorado em Fisiologia do Exercício Físico no Laboratório de Investigação Cardiovascular do Instituto Oswaldo Cruz (2014). Além da formação acadêmica, Roger traz consigo a experiência aplicada como nadador e triatleta - no Flamengo, foi um dos responsáveis por trazer o triatlo para o Brasil.

A gerente de esportes terrestres do Flamengo, Luisa Parente, abriu o evento, que contou com o CEO rubro-negro, Fred Luz, os vice-presidentes de Esportes Olímpicos e Remo, Alexandre Póvoa e Bruno Cotecchia, o diretor-executivo de Esportes Olímpicos, Marcelo Vido, e a gerente de Ciências do Esporte, Izabel Rohlfs, que esta à frente do projeto CUIDAR.

Póvoa comemorou mais um importante passo em busca da total reestruturação dos esportes olímpicos do Flamengo.

"Esse dia para mim é muito importante e simbólico. Quando assumimos em 2013, sabíamos que tínhamos um desafio muito grande pela frente. Fui atleta do clube e vivo o Flamengo há mais de 30 anos. E nossa ideia era aproveitar o ciclo olímpico para reconstruir o clube. De lá para cá, muito aconteceu e hoje começamos com o projeto CUIDAR a chegar onde queremos: fazer esporte em alto nível. O Flamengo tem obrigação de liderar no país", afirmou o vice-presidente.

Fred Luz lembrou que todos os setores do clube passam por este processo de desenvolvimento e busca pela autossustentabilidade.

"Essa evolução está acontecendo em todas as demais áreas do Flamengo. Temos que buscar melhorar o tempo todo. Ainda temos um longo caminho pela frente em evolução, mas ficamos felizes em perceber que estamos evoluindo. A educação e o treinamento são essenciais. E isto se aplica para o futebol e para a administração também. Ter a Estácio nos apoiando nessa parceria é um ponto importante e de muita honra para nós", disse.

Marcelo Vido ressaltou que o apoio da alta cúpula de dirigentes do clube foi fundamental para o projeto sair do papel.

"Agradeço pelo apoio incondicional dos nossos vice-presidentes e do nosso presidente, além do Fred (Luz), nosso líder da área executiva, que em todo momento apoia de forma muito objetiva nossos projetos olímpicos. Um agradecimento especial também para a Estácio, que está conosco desde o início do CUIDAR. Para mim, como diretor dos esportes olímpicos, é um dia especial", concluiu.

Esta foi a primeira ação de capacitação do Projeto CUIDAR, que ainda prevê quatro Escolas de Profissionais do Esporte, duas Escolas de Atletas e duas Escolas de Pais ainda este ano, em parceria com a Estácio e outras instituições acadêmicas e esportivas. Ao fim do evento, cada participante recebeu um certificado.