Notícias

Anjo da Guarda Rubro-Negro alcança 50 mil reais em tempo recorde

Em sua sexta edição, projeto registra marca histórica

Por - em
O Anjo da Guarda Rubro-Negro é referência em incentivos ao esporte no Brasil. Em sua sexta edição, permite que a pessoa física apoie a formação de centenas de atletas e cidadãos sem gastar nada, redirecionando até 6% do seu imposto de renda para os esportes olímpicos do Flamengo. Este ano, o projeto alcançou uma marca histórica: foram arrecadados 50 mil reais em apenas dez dias. Desde o lançamento, realizado durante o clássico contra o Fluminense no dia 13 de outubro, em cerimônia no camarote Bossa Nova, no Maracanã, foram gerados 94 boletos resultando em um valor superior a 174 mil reais. Destes, 19 já tiveram o pagamento realizado, levantando os 50 mil reais em caixa em tempo recorde.


A última vez em que o Anjo da Guarda havia atingido a quantia de forma tão rápida havia sido em 2016, quando foram necessárias duas semanas para o resultado. Algumas razões podem explicar o sucesso do projeto em 2018, a começar pelo planejamento, iniciado ainda no primeiro semestre, alguns meses antes dos anos anteriores. O lançamento também foi adiantado, sendo iniciado na primeira quinzena de outubro, mais de um mês antes do costume.
 
A parceria com a consultora Ernst Young, iniciada no meio de 2017, foi consolidada em 2018. A empresa é fundamental na governança do programa e na captação. Os canais também foram ampliados e, hoje, o Anjo da Guarda conta com site, call center, redes sociais e e-mail marketing, além de realizar parcerias e eventos, entre outros. O call center foi aberto com uma antecedência ainda maior, acompanhando o processo desde o dia do lançamento, tanto como receptivo, para o caso de dúvidas, quanto para ligações ativas. O site foi completamente remodelado, ganhando novo layout, novas abas e com uma navegação mais fácil.
 
Pela primeira vez, foi realizada uma importante pesquisa com os participantes das edições anteriores do Anjo da Guarda. Cerca de 300 pessoas foram ouvidas com o objetivo de entender desde o principal fator motivacional para a contribuição e o nível de satisfação frente ao programa até os esportes olímpicos de preferência, para ajudar a guiar as ações especificas. A partir das respostas, foi possível perceber a importância de contemplar (valorizar mais as pessoas) também pessoas que contribuem com valores mais baixos, assim como moradores de fora do Rio de Janeiro. Isso porque há uma série de agradecimentos aos contribuintes que envolviam, principalmente, eventos na cidade, como ingressos de camarote para jogos do Flamengo no Maracanã e visitas ao CT, que não poderiam ser aproveitadas por pessoas de outros estados.
 
Diante destas questões, descontos no programa de sócio torcedor do clube, o Nação Rubro-Negra, foram incluídos entre os agradecimentos, podendo chegar até à gratuidade no plano semestral Mais Paixão. Para contemplar os anjos da guarda de fora do Rio de Janeiro, entrou em pauta também a realização de eventos em jogos com mando do adversário. O primeiro, no confronto contra o São Paulo, no dia 4 de novembro, levou os dezesseis maiores contribuintes da cidade e seus acompanhantes para assistirem a partida. 
 
Os recursos captados pelo Anjo da Guarda são investidos em bolsa-auxílio para atletas, salário dos treinadores, comissão e outros membros do corpo técnico, taxas para federação, confederação e inscrição em competições, transporte e estadia durante competições e investimentos em equipamentos. Cerca de 660 atletas de nove modalidades são beneficiados por ano. Nos cinco anos de campanha até agora, foram arrecadados cerca de R$ 5,5 milhões que mudam a história do Esporte Olímpico do Flamengo. Em 2018, o prazo para contribuir termina no dia 26 de dezembro. 
 
Assista o tutorial e veja como é fácil se tornar um Anjo da Guarda Rubro-Negro: