Notícias

Flamengo celebra sucesso do primeiro ano de Projeto PAIS

Retrospectiva do primeiro ano foi feita em cerimônia na Gávea; saldo foi considerado muito positivo

Por - em

Nesta quarta-feira (5), o Auditório Rogério Steinberg recebeu a cerimônia apresentação dos resultados do Projeto PAIS. Com a presença de atletas, familiares, voluntários e muitas pessoas que foram fundamentais para o processo, os participantes receberam homenagens e certificados pelo empenho e entrega nos meses de trabalho.


"O projeto serve para fazer uma reflexão geral não só das entidades esportivas, como o Flamengo, mas todos os atletas, comissões técnicas. Quando olhamos para países mais desenvolvidos no esporte e na educação, como Estados Unidos e países da europa, vemos a importância de você conciliar o estudo e o esporte, depois alguma forma de iniciação ao trabalho com o esporte. Não tenho dúvida que, além de tornar uma pessoa mais bem preparada na transição, também melhora o desempenho nas modalidades. É bom para quebrarmos esse paradigma que o atleta não pode dividir com estudo ou trabalho. É um projeto piloto com 25 atletas e espero que isso passe para outros clubes também", disse Marcelo Vido, diretor executivo de esportes olímpicos.

"O Projeto PAIS vem chancelar tudo que a diretoria fala sobre responsabilidade social. É um projeto inovador. A apresentação de encerramento mostrou a evolução desses meninos no social, no profissional, e isso impactou nos resultados e desempenho esportivo. Estou muito satisfeita. Sabemos que foi uma primeira etapa, um projeto piloto. Mas sabemos que todo apoio dos voluntários e dos profissionais dentro do Flamengo nos ajudaram a chegar neste resultado", completou Izabel Miranda Rohlfs, gerente do CUIDAR.

O primeiro ano do Projeto PAIS contou com a participação de atletas de cinco modalidades. Pelo polo aquático, estiveram presentes até o fim Andrey Lopes, Igor Julião, Heitor Carrulo, Matheus Medeiros e Natanael Bonfim. Da ginástica artística, Luisa Kirchmayer, Lorenna Antunes e Isabelle Retamiro. Do nado artístico, Giovana Stephan concluiu o processo. Ainda estiveram presentes Nathalia Almeida e Henrique Xavier, da natação, e Vangelys Reinke e Vinícios Delazeri, do remo.

Neemias Marques, também atleta do remo, foi o Embaixador do PAIS, passando um mês na França remando e estudando gastronomia. Graças à experiência, ele ainda ganhou um emprego em um restaurante do Rio de Janeiro.

Além deles, Carolina Desiderati, Manuela Parente e Mateus Rêgo foram os ex-atletas voluntários do Projeto, que contou com a ajuda de profissionais de inglês, marketing e muitas outras áreas.

Confira o vídeo com o saldo do Projeto PAIS