Notícias

Clipp 29/setembro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Contusão de Angelim não abala bom astral de Joel e do Fla

Rubro-negro tenta manter invencibilidade em casa contra o Atlético-MG

Legenda da foto: LEONARDO MOURA ensaia o drible da foca, do cruzeirense Kerlon, que tanto desagrada ao Atlético-MG

Márcio Tavares

Apesar do clima sombrio, por causa das nuvens ameaçadoras, o Flamengo viveu ontem, véspera de um jogo-chave, contra o Atlético-MG, às 18h10m, no Maracanã, uma tarde típica de um time com auto-estima em dia. Os chinelinhos foram deixados de lado, todo mundo em campo - até Roger - disputando uma animada pelada quando um lance insólito por pouco não tira o humor do técnico Joel Santana & Cia. O zagueiro Ronaldo Angelim saiu de campo com a canela direita sangrando. Mas o astral era tão bom que Joel arriscou:

- Parece contusão leve. Mas se ele não puder jogar, entra o Thiago Sales.

Souza diz que se sente importante para o Flamengo

Exatamente quando Joel achava que poderia repetir pela primeira vez uma escalação em 15 jogos, Angelim teve uma contusão no mínimo rara.

- Ele subiu para cabecear a bateu com a canela no ilíaco do Helder. Acho que protegendo o local, ele pode jogar, desde que não inflame - disse o médico Marcelo Soares.

Em 14º lugar com 34 pontos, um à frente do Atlético-MG (15º), Joel tem mais uma chance de manter sua invencibilidade no Maracanã. Em nove jogos, seis vitórias e três empates. E era exatamente na defesa que o treinador confiava para manter a ascensão.

- Só quero que minha defesa esteja atenta e não leve gols bobos - disse Joel.

Se Joel está cauteloso, Souza esbanja otimismo.

- Todas as jogadas de ataque passam pelos meus pés. Estou num bom momento. Amadureci com a ameaça de ser suspenso 120 dias. Hoje sei que sou muito importante para o Flamengo. Nos gols de Leonardo Moura e Juan, fui fundamental - disse Souza, que fez três neste Brasileiro.

Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim (Thiago Sales) e Juan; Rômulo, Cristian, Jaílton e Toró; Souza e Maxi. Atlético-MG: Juninho, Cláudio, Leandro Almeida, Marcos e Thiago Feltri; Xaves, Bilu, Gérson e Danilinho; Éder Luís e Marinho. Juiz: Sálvio Spinola (SP).

TRANSMISSÃO: Premiere e Rádios Globo e CBN

Panorama Esportivo

'Flaseleça'

Uma notícia boa para o Flamengo. Às vésperas da partida contra o Equador, dia 17, no Maracanã, pelas eliminatórias, a seleção brasileira treinará na Gávea. O pedido foi feito pela CBF e a diretoria rubro-negra aceitou de pronto. A esperança é que o ambiente do futebol fique impregnado pelos fluidos de Kaká, Ronaldinho Gaúcho e Robinho.

Jornal dos Sports

Souza espera quebrar jejum de gols contra o Galo

Souza formará dupla de ataque com Biancucchi contra o Galo

Com boas atuações nas últimas partidas, o atacante Souza acredita num Atlético-MG cauteloso na partida deste sábado às 18h10, no Maracanã. Mesmo com o jejum de gols, o camisa 9 rubro-negro vem desempenhando boa função tática, dando assistências para gol, mas diz que neste sábado, espera deixar o seu.

“A gente sabe que todo time que vem enfrentar o Flamengo no Maracanã, procura se defender. E com o Atlético-MG não será diferente. Eu venho ajudando meus companheiros, na movimentação do time, na marcação. Mas a coisa que eu mais gosto é fazer gols. Tenho certeza que as bolas vão chegar e eu vou poder fazer o meu”, disse Souza

Souza falou sobre sua parceria no ataque com o argentino Maxi Biancucchi. O atacante espera que o argentino prenda menos a bola, mas ressalta a importância de Maxi para o time.

“Temos conversado bastante. O Maxi é um jogador muito rápido, está nos ajudando bastante. Espero que ele amanhã solte mais a bola”, declarou o atacante rubro-negro.

O último gol de Souza pelo Flamengo aconteceu na vitória por 3 a 1 contra o Cruzeiro, no dia 12 de setembro. Na ocasião, o atacante marcou, de cabeça, o segundo gol da equipe rubro-negra. Obina fez o terceiro gol, no fim da partida.

O primeiro jogo de vida ou morte

Contra o Atlético-MG, Mengão tem a sua primeira partida decisiva da super série de três

Nathan de Lima e Thiago Bokel

O atacante Souza no treino de ontem da Gávea: jogador afirmou ser muito importante para o time

O Flamengo enfrenta o Atlético-Mg neste sábado, às 18h10, no Maracanã, tentando se livrar de vez da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O jogo, considerado de seis pontos por todos na Gávea, é o primeiro desta semana decisiva para o Flamengo, que além do Galo, enfrenta o líder São Paulo na quinta-feira e o Fluminense, que vive o melhor momento dele na competição, no domingo — ambos no Maracanã. Para conseguir três vitórias nestes confrontos, o técnico Joel Santana conta com a boa fase do atacante Souza.

Artilheiro do Brasileiro no ano passado, Souza está deixando a desejar quando o assunto é balançar as redes adversárias neste Campeonato. Com apenas três gols marcados, o jogador espera que na partida de hoje, ele possa voltar a fazer gols e ajudar a equipe rubro-negra a sair com a vitória.

No treino de ontem na Gávea, o atacante justificou o seu baixo aproveitamento neste ano.

“Estou jogando no sacrifício para ajudar a equipe a sair desta fase. Se estivéssemos em sexto, sétimo eu ficaria mais fixo na área e faria mais gols, mas estou voltando para marcar”, disse o atacante, que aproveitou o momento para explicar a sua importância no esquema de Joel Santana.

” Eu sou muito importante para o Flamengo. Nos gols do Leo Moura e do Juan, por exemplo, eu fui fundamental. Todas as jogadas de ataque neste esquema passam pelos meus pés”, explicou o atacante.

Fominha

Sobre sua parceria no ataque com o argentino Maxi Biancucchi, o atacante brincou com a fama de ‘fominha’ de seu companheiro de ataque e ressaltou a importância do argentino para o time.

“Temos conversado bastante. O Maxi é um jogador muito rápido, inteligente e por isso está nos ajudando bastante. Espero que ele, amanhã (hoje), solte um pouco mais a bola”, declarou com bom humor o atacante rubro-negro.\ A\ o saber das declarações de seus companheiros de ataque, Maxi respondeu:\

“Eu estou sempre tentando tocar a bola, mas as vezes não dá”, disse Maxi.

O último gol de Souza pelo Flamengo aconteceu na vitória por 3 a 1 contra o Cruzeiro, no dia 12 de setembro. Na ocasião, o atacante marcou, de cabeça, o segundo gol da equipe rubro-negra.

Fla 2008 poderá ter Luxemburgo e Thiago Neves

O Campeonato Brasileiro nem terminou ainda e os boatos na Gávea já começam a surgir. Depois de o vice de futebol Kleber Leite ter dito na segunda-feira que não falaria em planejamento, o Rubro-Negro anunciou a contratação do meio-campo Kléberson, que estava no Besiktas, da Turquia. Ontem, surgiram mais dois nomes, que podem fazer o torcedor sonhar com dias melhores.

Vanderlei Luxemburgo, atualmente no Santos, seria o preferido da diretoria para o lugar de Joel Santana. Um indício de que ele poderá vir, teria sido a contratação do próprio Kléberson, jogador que ele tentou várias vezes levar para o clube paulista. A assessoria do técnico, no entanto, disse que o treinador não recebeu proposta do Fla. O contrato de Vanderlei com o Santos termina no final do ano.

Thiago Neves

O apoiador Thiago Neves também pode pintar na Gávea. A renovação com o Fluminense já vem se arrastando há algumas semanas e o jogador já teria o Flamengo como uma das prováveis opções para a próxima temporada. A indefinição pela permanência nas Laranjeiras poderá fazer com que o atleta acabe mudando de bairro.

Joel quer determinação e atenção

A seqüência de três partidas no Maracanã, será decisiva para o Flamengo definir pelo o que irá lutar neste Brasileiro. O Atlético-MG, pela posição que ocupa na tabela, é teoricamente, o adversário mais fraco. No entanto, a equipe está na 15ª colocação e apenas um ponto atrás do Rubro-Negro. Para não dar chances ao adversário, Joel Santana procurou estudar o Galo.

“É um time jovem, que joga na base da velocidade. Mas não me interessa como vão vir. A nossa obrigação é vencer. Teremos o apoio da torcida, que está acreditando e vamos para cima”, afirmou o treinador.

Para o técnico, dois fatores serão muito importantes para que o Fla saia vencedor da partida: determinação e atenção. Segundo ele, a equipe ainda está se acertando e, por isso, fica desatenta em alguns momentos.

Atlético em crise - O mau desempenho no Brasileiro já fez duas vítimas no Galo. O técnico Leão afastou os apoiadores Marcinho e Tchô.  Como o primeiro era titular da equipe, a única alteração, em relação ao último jogo, será a entrada de Danilinho no meio-de-campo.

Angelim corta a canela no treino

Depois de uma semana de calmaria — com a repetição da escalação da equipe já definida pelo técnico Joel Santana desde quinta-feira — eis que ontem um novo problema voltou a atordoar a já conturbada cabeça do treinador. No meio do treino recreativo realizado na Gávea, o zagueiro Ronaldo Angelim (foto) foi tentar contar um cruzamento na área, se chocou com um companheiro e acabou sofrendo um corte profundo na canela. A jogada foi um contraste em relação ao clima descontraído que pairava sobre a Gávea, com Obina e Juan como goleiros.

Angelim deixou o treino na hora, para ser examinado pelo médico Marcelo Soares. O jogador levou dois pontos no local e ainda não tem presença confirmada.

“A principio o Ronaldo irá jogar. Apesar de levar pontos, ele está bem e vai ser reavaliado amanhã (hoje). Se estiver bem, joga, mas isso quem responderá melhor é o próprio jogador”, disse Walter Martins — um dos médicos do Flamengo.

O técnico Joel Santana já adiantou que se Ronaldo Angelim não tiver condições de jogo, Thiago Sales entrará no seu lugar. O zagueiro já está de sobreaviso.

Roger

Além desses fatos, dois acontecimentos chamaram a atenção na Gávea. O apoiador Roger treinou normalmente, mas, em alguns momentos, colocou a mão na coxa esquerda como se estivesse sentindo um incômodo. O jogador não deverá ser problema para o jogo de quinta-feira contra o líder São Paulo. Kleberson também apareceu no gramado pela primeira vez, mas diferentemente de Roger, só assistiu o treino.

Kleber Leite promete briga por título do Brasileiro em 2008

Para não repetir a campanha ruim deste ano, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Kleber Leite, já começou a planejar o time para a temporada de 2008. O clube já trouxe o apoiador Kleberson como reforço, mas a diretoria prometeu não parar por aí. A intenção é compor um elenco mais forte para voltar a disputar o título do Campeonato Brasileiro, o que não acontece desde os anos 90.

Apesar de o time ainda estar na briga para fugir da zona de rebaixamento, Kleber Leite acredita que o Rubro-Negro tem a possibilidade de terminar a competição entre os quatro mais bem colocados, que garantem vaga na Libertadores.

“Evidente que tem. Se o Flamengo der uma ajustada e ganhar os próximos quatro jogos seguidos, é candidato da Libertadores. E a gente já começa a se arrumar para o ano que vem, que vamos disputar ser campeões brasileiros”, disse o dirigente à Rádio Bandeirantes.

Vasco perde e Flamengo goleia no Estadual de Futsal

Ontem, foram realizadas mais quatro partidas da última rodada do turno do Estadual de Futsal. A rodada foi marcada por grandes goleadas e por muita luta de todas as equipes.

Os dois  melhores times da competição, Vasco e Petrópolis, fizeram uma partida dura e brigada. O Petrópolis venceu por 2 a 1, mas para Neto, o técnico do Vasco, "o jogo foi muito disputado e decidido em detalhes”. Com a vitória, o time manteve o aproveitamento de 100%.

O Flamengo conseguiu uma expressiva vitória por 8 a 0 contra o Drogaria do Povo. Os gols foram de Sixel, Gabriel, André, Diego e Marquinho, e o time contou com mais 3 gols contra.

"Construimos um largo placar no primeiro tempo, e pudemos apenas administrá-lo durante a segunda etapa.", explicou Cid Escarlate, técnico do Flamengo.

O CSSE, com gols de Paulo, Luiz Felipe, Rafael e Rodrigo, venceu o Canto do Rio por 5 a 4.

"Foi um jogo de grande dificuldade, pois as duas esquipes lutaram com muita garra a partida toda", disse Salvador, técnico do CSSE.\ Já o Teresópolis arrasou o Montanha com um placar de 15 a 1. Segundo Paulo Mussalem, técnico do Teresópolis, "o jogo foi relativamente fácil, o adversário começou marcando atrás mas nós conseguimos furar a defesa". O artilheiro da partida foi Sakai, com 5 gols.\

O Dia

Fla: Sedento por mais gols

Souza quer voltar a balançar a rede pelo seu Flamengo, contra o Galo

Marluci Martins

Rio - A boa atuação contra o Juventude não foi suficiente. Souza quer mais. Quer fazer gols. E espera matar a sede hoje, quando o Flamengo enfrenta o Atlético-MG, a partir das 18h10, no Maracanã.

Souza marcou somente três gols até agora no Campeonato Brasileiro. Pouco para quem, no ano passado, foi artilheiro da competição, com 17, jogando pelo Goiás.\ “Posso fazer boas partidas, dar passes importantes, mas quero fazer meu gol também”, disse o atacante.\

Souza chegou ao Flamengo, em janeiro, com a artilharia do Brasileirão de 2006 no currículo. Mas viu tudo ir se desmoronando aos poucos. “Comecei bem no Estadual, mas sofri uma contusão e, depois, veio aquela suspensão”, lembrou o jogador, que pegou punição de sete partidas por ter agredido Tcheco, do Grêmio.

A partir da repercussão daquela agressão, Souza passou a mão na consciência. De artilheiro do ano passado, virava réu, num tribunal em que suava frio, temendo abreviar a carreira.

“Poderia ter estragado minha carreira, sim, pois corri o risco de pegar 120 dias de suspensão. Peguei sete e, com 25 anos, pude me reerguer”, lembrou, arrependido. “Tenho esposa, filhos, pai e mãe. Passei a pensar mais neles. É o amadurecimento. Estava jogando tudo fora”, acrescentou.

Passado o susto, Souza quer apagar o passado recente com gols que lhe permitam recuperar o carinho e a confiança da torcida.

“Em 2005, fiz 18 gols pelo Goiás. Em 2006, fiz 17. Se conseguisse repetir isso no Flamengo, com certeza estaria na seleção brasileira. Aquele time era entrosado. Tão bom, que chegou à Libertadores”, afirmou.

Souza é um torcedor assumido do Rubro-Negro. Se marcar um gol, hoje, sobre o Atlético-MG, estará garantindo sua alegria pessoal.

“Será um jogo muito difícil, mas com certeza a gente vai sair feliz do Maracanã”, disse o atacante.

Angelim se corta, mas deve jogar

Um corte na canela, durante o treino de ontem, assustou Ronaldo Angelim, mas não deve tirá-lo do jogo de hoje. O zagueiro chocou-se com a cabeça de um companheiro e saiu de campo sangrando. Levou seis pontos e deve ter condição de jogo. Caso contrário, Thiago Salles será seu substituto.

Com ou sem Ronaldo Angelim, é na zaga que está a principal preocupação do técnico Joel Santana. As diversas mudanças ainda deixam o setor bem abaixo do que espera o treinador.

“Precisamos ter mais atenção nas jogadas aéreas e nas bolas paradas”, ressaltou o técnico, preocupado.

Joel acredita que, por jogar em casa, o Flamengo vai assumir hoje a responsabilidade de ser ofensivo. O que pode tornar sua defesa ainda mais vulnerável.“Contra o Atlético-MG, um time jovem, rápido e perigoso, vamos ter que sair para o jogo. Com isso, nossa defesa talvez fique exposta. Espero que a gente tenha determinação e disciplina”, afirmou Joel.\ O treinador prometeu que o Flamengo vai tomar a inciativa do ataque.\

“Nossa obrigação é vencer. Teremos 40 mil torcedores no Maracanã. Com uma torcida dessas, como poderíamos jogar para trás? Vamos jogar para ganhar”, disse Joel, que não terá Roger no banco de reservas.

Gazeta Esportiva

Flamengo recebe Atlético-MG em duelo direto contra a degola\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Clubes vitoriosos e que já até decidiram o Campeonato Brasileiro de 1980, Flamengo e Atlético-MG cumprem campanha longe de suas tradições na competição deste ano. A fase é tão diferente que rubro-negros e atleticanos se enfrentam neste sábado, às 18h10, no Maracanã, com o mesmo objetivo: afastar da zona de rebaixamento.\ Com um jogo a menos do que seu adversário, o time carioca tem 34 pontos, um a menos que o Galo, que só está fora do grupo dos últimos quatro colocados devido aos critérios de desempate. O jogo deste sábado, aliás, será o primeiro de uma série de três seguidos (os outros serão contra São Paulo e Fluminense) que o Flamengo terá no Maracanã, onde o Rubro-negro tem mostrado um bom desempenho neste Brasileiro.\

Por isso, o técnico Joel Santana conta com esta escrita para subir na tabela e poder respirar. “O time tem jogado bem, mas deixou escapulir alguns pontos preciosos. Perdemos um pênalti contra o Botafogo e empatamos com o Sport com um gol no fim. Praticamente vamos definir nossa situação nos próximos três jogos e não podemos vacilar mais. Não tenho dúvida de que será a semana mais difícil e decisiva que teremos, contra três adversários de primeiro nível”, decretou.

A preocupação de Joel Santana está também nos mínimos detalhes. Tanto que o técnico chamou a atenção do goleiro Bruno que, quando perguntado sobre quem preferia que fosse rebaixado, afirmou sem titubear que seria o seu ex-clube, o Galo. “A gente tem que parar de se importar com os outros e pensar na gente. Esse não é o momento de falar nada. Aqui no Flamengo precisamos ficar quietos na nossa, até porque não ganhamos nada. Estamos totalmente dedicados porque realmente a coisa não está fácil”.

Além disso, Joel Santana repetirá pela primeira vez a escalação desde que assumiu o Flamengo. Até porque o meia Roger, que poderia retornar à equipe, reclamou de dores musculares durante um coletivo e acabou afastado da partida deste sábado. Outros desfalques são os meias Renato Augusto e Ibson, e o atacante Obina. O primeiro se recupera de uma lesão muscular, o segundo voltou aos coletivos nesta semana e ainda recupera a melhor forma física e o último cumpre suspensão do STJD.

Do outro lado, o Atlético-MG também tem problemas e vai ao Rio de Janeiro sem o lateral-direito Coelho, que foi suspenso por 120 dias depois da falta violenta em Kerlon, do Cruzeiro. Assim, o treinador Émerson Leão deverá manter Cláudio no setor, além de escalar Danilinho na vaga de Marcinho, que foi barrado por opção do treinador e nem viajou. Outra novidade estará no banco de reservas com a presença do meia Marquinhos, recuperado de luxação no cotovelo direito.

O comandante do Galo, aliás, já sabe até o que esperar do Flamengo. Segundo ele, o time carioca irá adotar uma postura ofensiva e vai pressionar o Atlético nos minutos iniciais da partida, o que ele considera positivo para o Galo. “Gostaria que acontecesse, porque estaria seria logo de cara um jogo aberto, um jogo franco por parte do adversário. Temos atletas velozes e estaríamos utilizando aquilo que de melhor sabemos fazer”, analisou.

Os jogadores, por sua vez, evitam a previsão sobre o adversário e preferem afastar qualquer ameaça de rebaixamento, projetando até objetivos maiores para o final do Campeonato Brasileiro. “Se conseguirmos vencer esse jogo, tenho certeza de que vamos conseguir subir na classificação já nessa rodada. Nossa meta é conquistar vaga na Copa Sul-americana e vamos tentar até o fim chegar a esse objetivo”, comentou o goleiro atleticano Juninho.

Angelim dá susto, mas não desfalca Flamengo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Por pouco, o técnico Joel Santana não ganhou um novo problema para escalar o Flamengo, para o jogo deste sábado, contra o Atlético-MG, no Maracanã. Durante o recreativo desta sexta-feira, o zagueiro Ronaldo Angelim sofreu uma pancada na canela e precisou levar dois pontos no local da ferida. O defensor, porém, tem escalação confirmada.\ Quem participou do treino desta sexta, mas não jogará contra o Galo, é o meia Roger. Joel Santana teme por uma lesão no jogador, que reclamou de dores musculares no início da semana. O técnico quer preparar Roger para voltar contra o São Paulo, no dia 5 de outubro.\

O Flamengo deve enfrentar o Atlético-MG com a seguinte formação: Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Jailton, Cristian e Toró; Maximiliano Biancucchi e Souza.

PeléNet

Fla e Atlético-MG cultivam 'nova' rotina e lutam contra descenso

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

Protagonistas de memoráveis partidas decisivas nas disputas por títulos na década de 80, Flamengo e Atlético-MG passaram a lutar contra o descenso no Campeonato Brasileiro na década atual. Mantendo a nova rotina, os times enfrentam-se neste sábado, às 18h10, no Maracanã, em busca da vitória para se afastar do grupo dos quatro último colocados que caem para a segunda divisão e complicar o rival direto na briga contra o rebaixamento.

Depois de cair em 2005 e retornar à elite após a conquista do título da Série B do ano passado, o Atlético-MG voltou a ficar ameaçado em 2007 e, no momento, atravessa situação mais delicada.

Com 33 pontos, a equipe mineira está empatada com o primeiro time dentro da zona do rebaixamento (Corinthians), mas fica na 15ª posição porque tem uma vitória a mais do que o clube paulista - nove contra oito.

A situação do Flamengo não é muito melhor. O time, que tornou-se especialista em fugir do rebaixamento no Brasileiro nos últimos anos, tem apenas um ponto a mais do que o Atlético-MG e está na 14ª colocação - com uma partida a menos.

Portanto, a vitória no sábado ainda não será suficiente para dar total tranqüilidade a nenhum dos times na tabela. Por isso, ambos planejam uma arrancada e médio prazo. O Flamengo quer aproveitar a seqüência de três partidas no Maracanã, onde tem bom aproveitamento de 63%, para se aproximar do objetivo de livrar definitivamente o risco de rebaixamento.

"Será a semana mais difícil até aqui. Teremos a chance de colocar um adversário direto para brigar lá embaixo e saltarmos na tabela. Depois, pegaremos o líder do Brasileiro [São Paulo] e o Fluminense, que vem subindo. Será uma semana decisiva", comentou o técnico Joel Santana.

Já o treinador do Atlético-MG fez um planejamento para os dois próximos jogos do time, que serão fora de casa. Segundo Emerson Leão, uma vitória e um empate nas partidas contra o Flamengo e o Grêmio, em Porto Alegre, será satisfatório.

"Se o time conquistar quatro pontos nos dois próximos jogos, está ótimo. Ainda mais que conquistaríamos uma vitória, que pesa como critério de desempate. Vamos para duas batalhas difíceis, mas não impossíveis. Estou otimista", afirmou Leão.

Souza pede a Maxi que solte mais a bola no Fla

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

Atrás dos laterais Leonardo Moura e Juan na artilharia do Flamengo neste Campeonato Brasileiro, o atacante Souza quer marcar mais gols pelo time. Tanto que, após o treino desta sexta-feira, na Gávea, o jogador fez um pedido público para seu companheiro de ataque, o argentino Maxi Biancucchi.

"Ele é um jogador importante, muito rápido, mas às vezes prende um pouco a bola. Espero que o Maxi possa soltar um pouco mais no jogo contra o Atlético-MG para que a gente possa fazer gol", disse.

Souza foi contratado pelo Flamengo no início deste ano como solução para o ataque, já que foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro do ano passado, com 17 gols marcados pelo Goiás. No entanto, na Série A de 2007, o atacante só fez três.

A escassez de gols de Souza neste Campeonato Brasileiro foi facilitada pela baixa freqüência do atacante em campo. Só por causa de suspensões, ele já desfalcou o time em dez jogos. Além disso, também ficou fora de outras partidas devido a lesões.

Fla pode perder zagueiro e seqüência inédita com Joel Santana

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

A festejada chance de o técnico Joel Santana repetir a escalação do time pela primeira vez desde que voltou ao Flamengo foi ameaçada por um "rachão". No treino recreativo desta sexta-feira, na Gávea, o zagueiro Ronaldo Angelim sofreu um corte profundo na canela direita e pode desfalcar a equipe na partida contra o Atlético-MG.

O jogador foi levado para o vestiário pelo Marcelo Soares e levou pontos no local. Por isso, ele ainda é dúvida para o jogo do próximo sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

"Falei com o médico e ele me disse que acha que não tem problema. É uma contusão que pode ser resolvida se for bem protegida. Mas vamos esperar até amanhã [sábado]", comentou o técnico Joel Santana, que já escolheu o possível substituto: "Se ele não jogar, entra o Thiago [Sales]".

Caso Ronaldo Angelim não possa atuar, Joel Santana vai perder a tão esperada oportunidade de repetir a escalação do time pela primeira vez desde que retornou ao Flamengo.

Durante a semana, o treinador e os jogadores comemoram a chance de dar seqüência à equipe que empatou por 2 a 2 com o Juventude, no último domingo, mas, se o zagueiro desfalcar o Flamengo, os rubro-negros vão entrar em campo com a 15ª formação diferente na 15ª partida após a volta de Joel Santana.

Com exceção desta dúvida, o time do Flamengo já está escalado: Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim (Thiago Sales) e Juan; Rômulo, Jaílton, Cristian e Toró; Maxi e Souza.

GloboEsporte

Fla e Galo: duelo de inimigos íntimos

Times têm ódio histórico e entram em campo, neste sábado, para vencer e afundar rival

Bruno envolveu-se em polêmica na semana do jogo contra o Galo

Pergunte a um torcedor do Flamengo se admira o Atlético-MG. Faça o mesmo com um atleticano, referindo-se ao clube carioca. Certamente a resposta será negativa, com um quê de raiva. E sob essa atmosfera de rivalidade extrema, as duas equipes entram em campo neste sábado, às 18h10, no Maracanã.

O jogo é válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro e terá acompanhamento em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM. O SporTV (para todo o Brasil, menos Rio e Pernambuco) e o Premiere também transmitem. No primeiro turno, as equipes empataram por 1 a 1 (assista aos melhores momentos no vídeo abaixo)

A antipatia entre os clubes vem da década de 80, dos confrontos entre Reinaldo e Zico. Mas há novos ingredientes. O técnico do Galo, Emerson Leão, não é benquisto na Gávea. A torcida flamenguista, que vai comparecer em grande número ao estádio, promete vaiá-lo.

Pelo lado atleticano, o alvo é Bruno. Revelado em Belo Horizonte, o goleiro virou "persona non grata" por causa de declarações superdimensionadas onde dizia que entre Fla e Galo preferia ver o último na Segunda Divisão. Houve até ameaças à família do jogador.

Colados na tabela

Polêmicas à parte, a partida é vital para as duas equipes. Invicto no Maracanã sob o comando de Joel Santana (seis vitórias e três empates), o Flamengo está na 14ª posição, com 34 pontos.

- Pouco me importa como está o Atlético-MG. Temos que vencer a qualquer custo. Entraremos para conseguir nosso objetivo e fugir de vez daquela zona perigosa - diz o técnico Joel Santana.

O treinador, aliás, tem a chance de repetir a primeira escalação após 14 jogos. A única dúvida é Ronaldo Angelim. Ele cortou a perna no treino de sexta e será reavaliado pelos médicos horas antes do jogo. De qualquer forma, Thiago Sales está de sobreaviso.

Em 15º lugar na tabela, com 33 pontos, o Galo pode ganhar até seis posições em caso de triunfo sobre o rival carioca.

A única mudança na equipe em relação ao empate com o Internacional em 1 a 1, no último domingo, será a entrada do apoiador Danilinho no lugar de Marcinho. Outra novidade estará no banco de reservas, que terá a presença do meia Marquinhos, recuperado de luxação no cotovelo direito.

Questioanado se esperava um Flamengo ofensivo e pressionando o Atlético nos minutos iniciais da partida, o técnico Emerson Leão afirmou que seria positivo para o Galo se isso acontecesse.

- Gostaria que assim fosse porque, aí, estaria decidido logo de cara um jogo aberto, um jogo franco por parte do adversário. Temos atletas velozes e estaríamos utilizando aquilo que melhor sabemos fazer - diz o treinador.

Kléber Leite nega proposta para ter Luxa

Gávea é tomada por especulações nesta sexta. Dirigente trata possibilidade como 'absurda'

Luxemburgo: alvo de especulações no Fla

A central de especulações da Gávea funcionou a todo vapor nesta sexta-feira. O desgaste na relação entre Vanderlei Luxemburgo e o Santos combinado com a chegada de Kléberson - desejo antigo do treinador santista - ao Rubro-Negro colocaram o técnico como "alvo potencial" para 2008.

A "Revista Placar" publicou que Luxemburgo tem uma proposta oficial em mãos, mas ainda não deu a resposta ao Flamengo. Irritado com a informação, o vice-presidente de futebol rubro-negro, Kléber Leite, disse que não fala com o treinador há mais de um ano:

- Não existe nada. Não há verdade nenhuma nisso. Seria dar um tiro no próprio pé iniciar uma negociação com o time nessa situação. Desestabilizaria completamente o ambiente.

Nesta semana, durante a apresentação de Kléberson, uma pessoa ligada ao jogador comentou  informalmente que ele só teria acertado com o Flamengo porque Luxemburgo seria o técnico em 2008. Para instigar ainda mais os boatos, Joel Santana deu diversas declarações dizendo que ainda não pode planejar a próxima temporada simplesmente porque não sabe se estará no clube.

- Não tenho como confirmar que Joel vai ser o técnico em 2008. Se as coisas caminharem bem... Ele tem uma chance monumental de continuar. Mas não tenho como dizer isso agora - afirma Kléber Leite.

Quando era presidente do Rubro-Negro, em 1995, o dirigente trouxe Vanderlei e prometeu um projeto a longo prazo. Entretanto, o treinador desentendeu-se com Romário, a estrela da companhia, e acabou demitido. Posteriormente, Kléber chegou a lamentar a falta de habilidade naquela oportunidade. Mas, segundo ele, não será agora que a história será reescrita.

- Tomara que um dia ele volte porque ele é competentíssimo. Pode até ser que volte. Mas neste exato momento ninguém falou nada com ninguém. É um absurdo isso - diz o vice de futebol do Fla.

A diretoria do Santos também nega o acerto. A assessoria de imprensa do clube santista informou que Luxemburgo não falará sobre assuntos não relacionados ao time e que a renovação do contrato, que acaba no fim do ano, já está sendo discutida.

Joel quer evitar gols bisonhos

Nos últimos dois jogos, Flamengo falhou feio em jogadas de escanteio

Eduardo Peixoto

Leandro Amaral, do Vasco, e Vanzini, do Juventude, venceram a zaga do Flamengo pelo alto nos últimos dois jogos. As falhas em escanteios deixaram o técnico Joel Santana irritado. Durante a semana que antecede ao jogo contra o Atlético-MG, neste sábado, ele trabalhou bastante as jogadas aéreas.

- Esses dois gols de escanteio que tomamos foram falhas bisonhas. Nem foram escanteios tão bem batidos e nossa zaga errou muito. Espero que daqui para frente estejamos mais preparados para esse tipo de jogada - afirma o treinador rubro-negro.

Os apagões da defesa são motivo constante de reclamação. Segundo ele, há um bobeira geral ao longo dos 90 minutos.

- Em alguns momentos nossos jogadores se desligam - declara Joel Santana.

Lance

Souza elogia Maxi, mas também critica companheiro

Atacante diz que argentino prende a bola em determinados momentos

Souza fez apenas três gols no Brasileirão (Crédito: Paulo Sérgio)

LANCEPRESS!

O atacante Souza disse nesta sexta-feira que tem trabalhado para aumentar o entrosamento entre ele e seu companheiro de ataque Maxi Biancucchi. Porém, embora não tenha reclamado diretamente, comentou que poderia ter mais chances de gol se recebesse mais a bola do argentino.

- Nós temos conversado muito. Ele é um jogador rápido e tem ajudado muito a equipe, só que, às vezes, segura demais a bola - alfinetou Souza.

Maxi, por sua vez, se defende da fama de fominha e explica que, muitas vezes, não há como realizar o passe para o companheiro.

- Isso depende muito do jogo. Quero sempre soltar a bola, mas às vezes não dá - explicou o argentino.

Os dois foram confirmados pelo técnico Joel Santana como a dupla titular de ataque do Flamengo na partida contra o Atlético Mineiro, neste sábado, no Maracanã, às 18h15min, pelo Campeonato Brasileiro.

Flamengo será o 'mais querido' do Brasileirão

Rubro-Negro deve assumir primeiro lugar em média de público na competição

Flamengo tem a segunda maior média de público neste Brasileiro (Crédito: Júlio César Guimarães)

Rodrigo Mandarini

O Flamengo deve se tornar na partida deste sábado, contra o Atlético-MG, o time com a melhor média de público dentro de casa entre os 20 participantes deste Brasileirão. Até esta rodada, o Sport lidera o ranking com 25.238 torcedores em média nos seus jogos em Recife. O Flamengo está logo atrás com 24.515 torcedores.

Como o time pernambucano jogará em São Paulo contra o Corinthians, o Rubro-Negro carioca precisará de 33.915 torcedores para ultrapassá-lo. A partida contra o Galo fará parte da promoção de uma marca de produtos alimentícios na qual os torcedores trocam latas de cereais por ingressos. Com isso, os 32.730 lugares promocionais devem se esgotar antecipadamente como aconteceu em todas as partidas do Flamengo na competição. Caberia à Nação Rubro-Negra comprar mais 1.185 ingressos para mostrar que o Flamengo é o mais querido do Brasil também neste Brasileirão.

A carga colocada à venda para Flamengo e Atlético-MG é de 79.794 ingressos. Os preços variam de R$ 7 (meia entrada nas cadeiras comuns) a R$ 100 (cadeiras especiais). Os torcedores podem comprar ingressos na sede do Flamengo, na Gávea; na casa de shows Rio Sampa, em Nova Iguaçu; na sede do Botafogo, em General Severiano; no Estádio Caio Martins, em Niterói; na sede do Fluminense, em Laranjeiras; na loja Kappa, na Av. das Américas, 4200 – Bloco 11, na Barra da Tijuca; na loja Rox Sports: Rua Manoel Correia, nº. 10, Centro Duque de Caxias; e na bilheteria 8 do Maracanã.

O Flamengo já realizou 12 partidas em casa - sendo duas fora do Maracanã, devido ao fechamento do estádio para a disputa do Pan. Nestes jogos, o time mais popular do país foi visto por 294.181 pagantes. Os cinco jogos com os maiores públicos do Brasileiro deste ano tiveram o Flamengo e foram jogados no Maracanã:

1/9 - 51.552 Flamengo 1 X 1 Sport\ 16/8 - 49.828 Fluminense 0 X 1 Flamengo\ 16/9 - 49.495 Flamengo 1 X 1 Vasco\ 29/8 - 45.445 Botafogo 1 X 1 Flamengo\ 26/8 - 44.920 Flamengo 3 X 1 Goiás\

Joel Santana é solidário ao Botafogo

Treinador do Fla diz que é preciso tranqüilidade para o Alvinegro\ LANCEPRESS!\

Mesmo trabalhando em um clube rival o técnico do Flamengo, Joel Santana, foi solidário ao atual momento do Botafogo. O Alvinegro carioca entrou em crise após a eliminação para o River Plate (ARG), nos minutos finais da partida da última quinta-feira pela Copa Sul-Americana.

Joel, que já comandou o Botafogo, disse que o clube precisa ter calma nessas horas.

- Foi uma surpresa porque não esperávamos essa desclassificação. Mas futebol é assim mesmo. Dirigentes e jogadores precisam ter tranqüilidade em uma situação como essa - afirmou o técnico.

Joel ainda foi solidário com Cuca, demitido do comando do Botafogo nesta sexta-feira.

- Era uma equipe bem treinada, que recebia muitos elogios. O Botafogo é um clube grande e vamos torcer para que as coisas se resolvam - concluiu o treinador

Kleberson aparece no Flamengo à paisana

Volante deve começar a treinar no clube apenas na semana que vem\ LANCEPRESS!\

Depois de ser anunciado na última quarta-feira como reforço do Flamengo para o ano que vem, o volante Kléberson apareceu novamente nesta sexta-feira na Gávea. Ele, no entanto, não participou do treino recreativo e ficou apenas conversando, principalmente com o zagueiro Fábio Luciano e o lateral-direito Leonardo Moura, após o treinamento.

Como não pode atuar no Campeonato Brasileiro, Kléberson deverá reiniciar sua preparação física na semana que vem, já que não há pressa de colocá-lo em condições de jogo.

Léo Moura relembra início da carreira\ LANCEPRESS!\

Apesar de atualmente estar vivendo uma boa fase no Flamengo - é um dos artilheiros da equipe no Campeonato Brasileiro - o lateral-direito Léo Moura não se esquece do passado. O jogador relembrou o início de carreira, quando ainda atuava nas equipes de base:

- Era uma época difícil, mas acho que valeu a pena ter passado por tudo. Graças a Deus, saí de lá bem. É uma época em que você não tem muita experiência de vida. Eu não tinha ajuda, a situação não era boa. Tínhamos de treinar e ir para casa, mas isso é fruto do trabalho de quem quer vencer - conta.

Com três gols marcados em três jogos consecutivos, Léo Moura espera manter a boa seq6uência de goleador diante do Atlético Mineiro, adversário do Flamengo neste sábado, às 18h10min, no Maracanã.

Lei obriga estádios a vender ingressos online

Além disso, detalhes da venda deverão ser colocados na internet\ LANCEPRESS!\

A Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou na quinta-feira, em primeira discussão, um projeto de lei que prevê que estádios e teatros com administração estadual sejam obrigados a disponibilizar ingressos para venda online, além de uma planilha de renda dos eventos. O projeto é do deputado João Pedro (DEM).

De acordo com a lei, todos os dados sobre a venda de ingressos, o lucro dos shows, peças e jogos deverão estar disponíveis no portal do Governo do Estado na Internet.

- Esta medida facilitará a compra pelos idosos, que não terão que se deslocar até o local só para adquirir um ingresso, além de atender a uma demanda crescente pela venda na internet - explicou João Pedro.

O projeto, que inicialmente previa um percentual mínimo de 50% de ingressos a serem vendidos on-line, teve a porporção diminuída para 30% da carga.

A Alerj precisa aprovar o projeto definitivamente e o governador Sérgio Cabral, sancioná-lo.

Bruno diz que foi mal intepretado\ LANCEPRESS!\

O goleiro Bruno, do Flamengo, tratou de esclarecer que é grato e tem um carinho muito grande pelo Atlético-MG, clube que o revelou. O jogador sofreu ameaças de torcedores mineiros depois de dizer que, entre Flamengo e Atlético, preferia que o Galo fosse rebaixado. Bruno garante que suas declarações foram mal interpretadas.

radio l! - Tenho um carinho muito grande pelo Atlético, time que me formou. Mas, hoje eu defendo outro clube, com uma grande torcida também e espero fazer o melhor para ajudar a minha equipe - afirma.(Clique e ouça)

O camisa 1 do Rubro-Negro lamentou a fase ruim que os dois clubes estão passando neste Campeonato Brasileiro: a equipe carioca está em 14º na tabela, com 34 pontos, enquanto a equipe mineira ocupa a 15ª colocação, com um ponto a menos do que o Flamengo. Os dois lutam para se afastar da zona de rebaixamento.

radio l! - É uma pena ver dois clubes de grandes toridas em uma situação como essa. Mas o Galo é um time perigoso e temos de tomar bastante cuidado para não sermos surpreendidos em casa - alerta.(Clique e ouça)

Flamengo e Atlético-MG se enfrentam neste sábado, às 18h10min, no Maracanã.