Notícias

Clipp 31/julho

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Joel volta ao Fla pela 4ª vez com a emoção de principiante

Técnico, que agora usa até laptop, não contém as lágrimas na apresentação

Legenda da foto: JOEL SANTANA dá uma entrevista emocionada em sua quarta passagem como técnico do Flamengo

Márcio Tavares

De pijamas em casa, vendo um filme pela TV, para o lugar de Ney Franco no Flamengo demorou menos de meia hora. Numa emocionada entrevista coletiva, em que lutava para recompor a voz embargada, o veterano Joel Santana misturava emoção e frases recheadas de otimismo para narrar como tinha sido contratado na madrugada de ontem, com a missão de novamente tirar o Flamengo da zona de rebaixamento em um Brasileiro.

- Estou emocionado, sim. Homem também chora. De alegria. Estou grato, poucos treinadores têm esse privilégio, na verdade esse direito, de dirigir o Flamengo pela quarta vez. Estava de pijama em casa vendo TV quando o Kleber Leite (vice de futebol) passou lá para conversar comigo. Foi muito rápido. Espero contar com o apoio de todos neste novo desafio. Vai dar certo. Não temos tempo a perder. Temos é que resolver. As decisões aqui têm de ser tomadas ontem - disse Joel, que tinha como concorrentes Abel e Geninho.

Jônatas acerta sua volta e Fla tenta contratar zagueiro

Algumas dessas decisões urgentíssimas estão relacionadas a reforços. Um deles é a volta de Jônatas por empréstimo até junho de 2008. A outra é a contratação de um zagueiro, que deve ser fechada hoje.

- Não acho nosso grupo tão ruim assim. Mas não se pode abrir o jornal todos os dias e ver o Flamengo lá embaixo. Sei que o time pode estar em posição melhor. Mas, no momento, tenho que pensar em sair devagar. Não posso pensar grande, estou atolado, digamos assim - avaliou Joel.

Aos 58 anos, é evidente que Joel Natalino Santana consegue manter aparência jovial. Nenhum fio de cabelo branco, o tempo em que ficou parado não lhe rendeu nenhuma gordurinha a mais em relação à época em que dirigiu o Fluminense, seu último clube no Rio. Mas não é apenas no aspecto pessoal que o treinador tenta acompanhar novas tendências. Joel chegou à Gávea carregando uma bolsa para laptop, o que sugeriria a troca da velha prancheta por novos aparatos de informática. Mas...

- Sou um cara meio moda antiga e meio moderno. Vou "usando" o útil ao agradável. Se precisar da novidade, uso laptop. Se for preciso, vou de prancheta. Mas, se for pra resolver nossa situação com um bloquinho, eu vou de bloquinho mesmo - disse, rindo.

A pedidos, Joel manteve o treinador de goleiros levado por Ney Franco, com quem almoçou ontem e de quem teve ótima impressão. Sugeriu a contratação apenas do preparador físico Ronaldo Torres. Seu auxiliar será Andrade, com quem se afinou em 2005. Feliz, não escondia sua alegria.

- A gente se machuca tanto no futebol que não tem como não se emocionar num momento como esse...

O outro lado da moeda era vivido por Ney Franco:

- Quando vi no saguão do hotel em São Paulo a mesma turma que fez os protestos na Gávea e em Juiz de Fora, senti que não dava para continuar. Mas não guardo mágoa.

Fernando Calazans

o Flamengo, quando a gente saberá de sua sorte? Ah, vai demorar um tempo também.

Que um clube da sua grandeza precisa se libertar da feição de timinho que está apresentando no campo, com jogadores de timinho, esquema de timinho, com mentalidade de Ipatinga - isso não tenho um pingo de dúvida de que precisa. Ocorre que a culpa não é só do técnico, longe disso. É mais até da diretoria, de todo o departamento de futebol, da presidência, que aceitam e concretizam as contratações mais estapafúrdias, feitas em série - a série de pernas-de-pau que hoje envergam a mesma camisa que vestiu Zizinho e Zico. É uma vergonha.

A diretoria, muito mais do que qualquer treinador, tem obrigação de saber o que é o Flamengo. E de honrar o Flamengo.

Renato Mauricio Prado

E, no Fla, foi-se Ney Franco, ao meu ver, injustamente demitido, sem que tivesse tempo de mostrar o seu trabalho com jogadores um pouco mais talentosos no meio-campo - casos de Roger e Ibson.

Joel Santana volta novamente à Gávea, em meio à desconfiança de muitos (foram incontáveis os e-mails de rubro-negros revoltados que recebi ontem), mas acho que merece, no mínimo, um voto de confiança - e gratidão.

Afinal de contas, foi ele que conseguiu o milagre de salvar o Flamengo de um rebaixamento que parecia líquido e certo em 2005.

Jornal dos Sports

Fla apresenta Joel e anuncia volta de Jônatas

Leo Schabbach

Jônatas, atualmente no Espanyol, está perto de voltar

As últimas semanas têm sido de retornos ao Flamengo. Depois de Ibson, foi a vez do técnico Joel Santana voltar à Gávea e, possivelmente, o cabeça-de-área Jônatas será o próximo a trilhar o caminho de volta. Ontem, na apresentação do novo treinador, o vice de futebol Kleber Leite confirmou o interesse do Flamengo no jogador e garantiu que, além de uma proposta oficial ter sido feita ao Espanyol, são boas as chances do retorno .

A volta de Jônatas, assim como a de Joel Santana, fazem o torcedor lembrar o milagre de 2005, em que o Flamengo teve um desempenho espetacular nas últimas rodadas e conseguiu escapar do rebaixamento. Este ano, porém, as perspectivas não são só de sair da situação ruim no Brasileiro, mas de tentar buscar uma vaga na Libertadores. O técnico Joel Santana foi claro ao falar sobre os seus objetivos na coletiva e disse que chega para tomar decisões.

“Vamos arrumar primeiro o nosso caminho. Arrumar a casa e montar a equipe que a torcida está esperando para procurar buscar as vitórias. Só no final saberemos o que foi mais difícil, se faltando nove jogos, como em 2005, ou mais de 20”, disse o treinador, referindo-se ao “milagre” que operou, ao vencer seis e empatar três dos últimos nove jogos do clube no Brasileiro. Ele ainda comentou sobre o elenco atual e disse que é hora de algo ser feito para o Rubro-Negro dar uma guinada na competição.

“O clube não pode estar na situação em que está. Tomarei as decisões que precisar para que possamos nos recuperar no Brasileiro”, afirmou, deixando transparecer que, sob o seu comando, o que muitos chamavam “República do Pão de Queijo” pode estar com os dias contatos.

Enquanto isto, o Flamengo corre atrás de mais um reforço de peso. O cabeça-de-área Jônatas, que teve excelente passagem pelo clube, deve voltar a Gávea por empréstimo pelo período de um ano. Kleber Leite garantiu estar tudo acertado com o atleta. Além disso, Eduardo Uram, empresário de Jônatas, afirmou que as conversas estão bem adiantadas com o Espanyol e que é quase certo o retorno do jogador.

Opções para Joel

Apesar do Flamengo estar numa situação muito ruim no  Brasileiro, o novo técnico rubro-negro chega num momento em que terá a oportunidade de iniciar uma boa campanha. Isso porque, além de encontrar Roger em condições de atuar 90 minutos, ele ainda contará com as estréias do cabeça-de-área Ibson e do atacante argentino Maxi Biancucchi. Além disto, como o Flamengo não jogará na próxima rodada, o treinador terá uma semana para começar a dar uma nova cara ao time.

Outra vantagem que Joel Santana terá pela frente está no fato de o Flamengo, com o fim do Pan, começar a disputar as partidas que foram adiadas. Por causa disso, a tendência é de que o time passe a ter o mesmo número de jogos que os demais e, em caso de uma boa campanha, consiga se recuperar de vez na competição. Assim como fez na passagem que teve no Rubro-Negro, em 2005, Joel poderá até operar, tendo vista todas estas condições, um novo milagre na Gávea.

Entretanto, o grupo deste ano é bem diferente do de 2005. Daquele time que conseguiu se livrar do rebaixamento para a Segunda Divisão, permanecem na Gávea apenas o goleiro Diego, o zagueiro Rodrigo Arroz, o lateral-direito Leonardo Moura e o atacante Obina.

Flamengo negocia com Fábio Luciano

Fabio Luciano tem 32 anos e mede 1,90m

O Flamengo está interessado no zagueiro Fábio Luciano, ex-jogador do Corinthians e que estava jogando no futebol europeu na última temporada, segundo anuncia o site Globoesporte.com nesta terça-feira. O vice-presidente de futebol Kléber Leite já teria conversado com o jogador e com seu empresário meses atrás e estaria retomando as negociações. O objetivo é contratá-lo até o fim do ano.

Fábio Luciano é o defensor a quem o vice presidente se referia "como de seleção brasileira com passagem vitoriosa em todos os clubes que defendeu".

O zagueiro nasceu em 29 de abril de 1975 na cidade de Vinhedo, em São Paulo. Ele despontou no futebol profissional através do Guarani, seguiu para a Ponte Preta e jogou por duas temporadas no Corinthians, sendo que neste período ele chegou a ser empretado ao Internacional, retornando ao Parque São Jorge a pedido de Carlos Alberto Parreira. Em 2003 ele foi contratado pelo Fernebahçe da Turquia onde dois conquistou dois títulos nacionais. Seu último clube foi o Colônia da Alemanha.

O jogador se recupera de um problema no púbis e também interessa ao Cruzeiro.

Jônatas acerta com o Fla

O acerto de Jônatas com o Flamengo veio mais cedo do que se esperava. O empresário do atleta confirmou a transferência para o rubro-negro carioca, por empréstimo, até o meio de 2008. Tudo que falta é a liberação do Espanyol, clube no qual o jogador atua no momento.

A contratação faz parte das várias mudanças do Urubu para escapar do rebaixamento, junto da chegada de Roger, Ibson, Maxi Biancucchi e a queda de Ney Franco.

Léo Medeiros comenta troca de técnicos no Fla

A demissão do técnico Ney Franco não pegou ninguém de surpresa. As más atuações do time rubro-negro no Brasileirão e a incômoda zona de rebaixamento agravaram a situação do treinador no time. Para o cabeça-de-área Léo Medeiros, a falta de resultados derrubou o comandante flamenguista.

“Infelizmente aconteceu, mas todos estamos acostumados com isso. Quando o resultado não acontece, a comissão técnica é considerada a culpada. Nós vínhamos jogando bem, mas não vencíamos”, disse o jogador, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

O volante espera que Joel consiga trazer o time de volta à competição.

“Espero que quem chegar seja competente para fazer com que o time comece a vencer. A mudança de treinador é feita para mexer com todo o elenco”, afirma.

Sergio Du Bocage

Taí O Que Você Queria!

Melhor prevenir

Sergio Du Bocage bocage@jsports.com.br

Em 2005, Joel Santana deixou o Flamengo para trabalhar no Japão. Naquele ano, virou ídolo da torcida e recebeu a promessa da diretoria que ganharia um busto na Gávea, pois evitou o rebaixamento. Agora, quase dois anos depois, Joel está de volta para substituir Ney Franco. Da outra vez, faltavam nove jogos para o fim. Agora ainda faltam 26. Ao que parece, o medo do descenso já toma conta do Flamengo.

Gosto do Joel e acho que ele poderá dar uma solução ao grande problema: o setor defensivo. Com Roger, Ibson, Renato Augusto e Obina, do meio pra frente dá para ajeitar. Mas com os dois laterais que não marcam e com zagueiros que ainda não se firmaram, a defesa tem sido o ponto fraco. Bruno e Diego que o digam.

O desafio de agora será uma boa oportunidade para Joel Santana provar seu valor nacionalmente. Ele tem vários títulos estaduais, mas Brasileiro tem apenas o de 2000, pelo Vasco, quando assumiu o time na reta final, no lugar de Oswaldo de Oliveira. Como ele mesmo apregoa que foi campeão do Rio em 1986 porque Lazaroni assumiu o Flamengo com o time montado, o mesmo pode ser dito sobre o Vasco de 2000. Na foto é ele quem aparece, claro, mas a maioria de nós lembra de Joel, em Brasileiros, como aquele que entra para salvar um time.

A passagem de Joel pelo Fluminense este ano não foi satisfatória. Mas no Flamengo isso parece não acontecer. Portanto, vamos torcer para dar certo. O Botafogo é líder, o Vasco está entre os quatro e o Fluminense já está na Libertadores. Só falta o Flamengo engrenar.

Ruy Guilherme

Ney Franco é o culpado ?

Está provado: o que faltava ao Flamengo era talento no meio-campo. Roger estreou no segundo tempo e o rubro-negro empatou em 2 a 2 com o Corinthians, depois de está perdendo por 2 a 0. Enquanto teve fôlego, o namorado da Débora Secco deu a impressão de ter voltado para o Rio com vontade de jogar. A diretoria não suportou a pressão de parte da torcida e demitiu o técnico Ney Franco. Observei que Souza e Obina não podem jogar juntos. O problema é posicionamento, embolados no ataque, um marcou o outro em quase todo o jogo. Com um novo treinador, Roger 100 por cento e apenas um centro-avante, será que o Flamengo vai subir de produção?

O Dia

Flamengo está próximo de repatriar Jônatas

Kléber Leite afirma que negociação pode ser fechada em breve

Luciano Paiva

Rio - Além de trazer um novo técnico e os apoiadores Roger e Ibson, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, confirmou nesta segunda-feira que o clube está prestes a fechar a negociação para repatriar o cabeça-de-área Jônatas, que, depois da conquista da Copa do Brasil de 2005, transferiu-se para o Espanyol, da Espanha. No entanto, o jogador não conseguiu se firmar no futebol europeu, além de apresentar problemas disciplinares.

De acordo com o dirigente, a negociação vinha sendo intermediada pelo empresário do jogador, Eduardo Uram, e não foi revelada para que outros clubes despertassem interesse no jogador. O Flamengo fez uma proposta em torno dos R$ 2 milhões e Jônatas ficaria no clube até junho de 2008.

"O Jônatas é um jogador que foi criado nas divisões de base do Flamengo e estamos tentando a sua contratação já tem um bom tempo, não foi nada que surgiu agora. Hoje em dia está encaminhado, está tudo acordado, o Espanyol sabe que o melhor é liberá-lo. O empresário dele está sendo fantástico. Só estamos esperando o clube espanhol decidir um tipo de mecanismo para que possamos concretizar essa negociação", disse Kléber Leite, em entrevista à Rádio Tupi.

Ainda sobre reforços, o dirigente afirmou que o clube está procurando e observando a contratações de um zagueiro para o restante do Campeonato Brasileiro.

"Existe algo e queremos tentar a contratação de mais um jogador para este setor. Acredito que em breve o Flamengo terá uma equipe do tamanho que a torcida merece. O Ibson já pode estrear, assim como o argentino primo do Messi. Posso garantir que com a chegada do Jônatas, teremos o melhor meio-de-campo do Brasil", disse Kléber Leite.

Joel: 'Em vez da estátua, quero a gratidão'

Joel Santana volta à Gávea, mais uma vez, com a missão de recuperar o time, em penúltimo lugar

Marluci Martins

Rio - Joel Santana estava em casa, de pijama, assistindo a uma comédia na televisão, quando foi convidado, na madrugada de ontem, para substituir Ney Franco no Flamengo. Será sua quarta passagem pelo clube e, agora, com um reforço para a tradicional prancheta: um moderno notebook, do qual não se separou ontem, ao ser apresentado à imprensa, na Gávea.

As gargalhadas enquanto assistia ao filme, em casa, antes do convite, deram lugar, ontem, às lágrimas. Emocionado, Joel chorou por duas vezes, durante a entrevista coletiva de apresentação, quando fez uma promessa: “Primeiro, vamos sair desse penúltimo lugar. Depois, vamos pensar mais alto. Vamos começar a voar”, disse.

Antes de conversar com Joel, o vice de futebol Kléber Leite telefonou para dois treinadores: Abel Braga e Geninho. Optou por aquele que, em 1996, levara o Flamengo ao título estadual, invicto. A passagem pelo clube em 1998 não foi tão boa e o treinador acabou demitido. Em 2005, porém, Joel voltou ao Flamengo com a missão de evitar o rebaixamento do time, na reta final do Brasileirão — em nove jogos, conquistou seis vitórias e três empates.

Sob seu comando, o Flamengo teve 62 vitórias, 31 empates e 18 derrotas. Marcou 193 gols e sofreu 107. Joel, que começa a trabalhar hoje, terá a seu lado o preparador físico Ronaldo Torres. E Andrade será o seu auxiliar.

EMOÇÃO\ “O homem também chora, e é melhor chorar por alegria do que por tristeza. Espero ter o apoio de todos e, mais uma vez, sorte, para atingirmos os nossos objetivos.”\

DESAFIO\ “Estamos todos incomodados com a falta de sorriso tão comum ao torcedor. O importante é acertarmos o time. Vamos ver se a gente encaixa essa equipe.”\

O GRUPO\ “Pelo que vejo, acho o grupo bom. Mas não posso falar de algo que só estou vendo por enquanto no papel. É difícil acreditar que o Flamengo está em penúltimo lugar.”\

2005\ “É difícil fazer comparações e só no fim do campeonato vamos saber se o desafio deste ano é mais difícil do que o de 2005. Há dois anos, o grupo deu logo a resposta.”\

ESTÁTUA\ “Quando escapamos do rebaixamento, prometeram fazer uma estátua em minha homenagem, mas, para mim, o mais importante de tudo é que eu saí daqui e o torcedor não esqueceu o que foi feito. Em vez de estátua, prefiro a gratidão que fica para o resto da vida.”\

NEY FRANCO\ “Ele foi gentil por ter passado para mim tudo que está acontecendo. Isso vai facilitar o meu trabalho, pois não teremos pré-temporada.”\

ROGER\ “Com ele e o Íbson, vamos melhorar. O Roger entrou bem no segundo tempo contra o Corinthians. Deu cadência e criatividade.”\

NOTEBOOK\ “Vamos aprendendo, né? Sou meio à moda antiga, o que não quer dizer que não sou um cara moderno. Vou unir o útil ao agradável. Quando tiver que usar a prancheta, vou usá-la. Quando precisar do computador, vou usá-lo. Se for para vencer o jogo, a gente vai usar até um bloquinho, um pedacinho de papel. O que não pode acontecer é o Flamengo ficar em penúltimo.”\

OBJETIVO\ “Nem conheço ainda o grupo, mas, já que estamos falando do Flamengo, tudo pode acontecer.”\

Na despedida, a mágoa por um episódio

Num almoço, ontem, com dirigentes e Joel Santana, Ney Franco relatou para seu sucessor todos os problemas e virtudes do Flamengo que passou por suas mãos. Se serviu para mostrar que Ney não saiu pela porta dos fundos, o almoço não encobriu, porém, uma pontinha de mágoa do ex-técnico.

“Só achei que, naquela segunda-feira (após a derrota para o Grêmio), não precisava ter acontecido aquela manifestação da torcida. Abriram as portas para aquela manifestação. Até eu perdi o ânimo”, desabafou Ney Franco, sem descartar a possibilidade de alguém da diretoria ter facilitado o acesso da torcida organizada ao clube para o protesto de que foi alvo. Ney não contestou sua demissão. Achou-a até justa.

“Como treinador, eu não estava conseguindo os resultados. Não posso responsabilizar ninguém pelo que aconteceu. Saio tranqüilo”, garantiu. “O adiamento dos jogos por causa do Pan nos atrapalhou um pouco. Estávamos com jogos atrasados, e numa posição desconfortável na tabela”.

O técnico não levará do Flamengo nada além dos direitos de qualquer trabalhador demitido. Seu contrato, que havia sido prorrogado até maio do ano que vem, nem estava no papel.

“Meu contrato com o Flamengo era verbal e não havia multa rescisória. Faltam apenas os acertos normais da dispensa. Saio com novos amigos”, disse Ney Franco, que tem proposta para trabalhar no Japão, no ano que vem.

Gazeta Esportiva

Joel é apresentado na Gávea. Jônatas pode voltar.\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Chamado mais uma vez para tentar apagar o incêndio na Gávea, o técnico Joel Santana foi apresentado pelo Flamengo no início da noite desta segunda-feira. Antes de conceder entrevista coletiva na sede rubro-negra, Joel almoçou com Ney Franco, ex-treinador flamenguista, de quem pegou informações sobre o elenco.\ 'Foi uma conversa bacana. Ele é uma pessoa muito gentil e passou tudo aquilo que vem acontecendo com a equipe. Quando eu saí da última fiz a mesma coisa, e conversei com o técnico que estava chegando, o Valdir Espinosa. Acho que isso é bom e facilita para o treinador que está chegando. Desejo muita sorte ao Ney e estamos aqui para dar sequência ao trabalho dele', comentou o novo comandante rubro-negro.\

Questionado se mudaria o elenco formado por muitos jogadores indicados por Ney Franco, Joel preferiu a cautela, apesar de deixar claro que o Flamengo precisará alterar seu rumo para se reabilitar no Brasileiro.

'Não conheço os jogadores e primeiro tenho que conhecer este grupo para depois tomar decisão. Mas alguma coisa tem que ser feita, pois o Flamengo não pode continuar nesta situação. As decisões têm que ser tomadas o mais rápido possível', analisou Joel Santana, que desmentiu que já tivesse sido procurado pelo Flamengo antes do jogo de domingo, contra o Corinthians. O treinador revelou que seu acerto com a diretoria aconteceu na madrugada de domingo para segunda-feira.

Jônatas pode voltar - Durante a apresentação de Joel Santana, o vice-presidente de futebol Kléber Leite, confirmou que o Flamengo poderá trazer o volante Jônatas, que deixou o clube no ano passado para defender o Espanyol, da Espanha. O Rubro-Negro já formalizou uma proposta para contratar o jogador por empréstimo, pelo período de um ano.

'Isso é um processo que vem de algum tempo e que está próximo de ser concretizado. É apenas uma questão de tempo e com fé em Deus a coisa será acordada', comentou. O Rubro-Negro carioca também estuda a possibilidade de contratar mais um zagueiro, já que seu sistema defensivo vem falhando constantemente no Brasileiro.

De saída, Ney Franco agradece chance no Flamengo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Após o empate em 2 a 2 com o Corinthians, neste domingo, no estádio do Morumbi, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Ney Franco pediu demissão do cargo de técnico do Flamengo. O treinador deixou a Gávea agradecendo pela oportunidade que teve no Rubro-Negro carioca.\ “Saio com a sensação de que fiz um bom trabalho, pois conquistei três títulos, revelei jogadores importantes como o Renato Augusto, que hoje é o jogador mais valorizado do clube. E tenho que agradecer ao Kléber Leite, que apostou em mim no ano passado”, comentou Ney Franco, que treinava o Ipatinga quando foi contratado pelo Flamengo.\

A estréia do novo treinador do Rubro-negro carioca, Joel Santana, acontecerá no próximo final de semana, quando o Flamengo encara o Santos, na Vila Belmiro. A expectativa é que o treinador possa escalar o meia Roger como titular nesta partida, já que jogador entrou bem contra o Corinthians, no último domingo.

O último jogo de Ney Franco no comando do Flamengo não pôde ser assistido pelo presidente do clube, Márcio Braga, que revelou um problema inesperado neste domingo. “Eu não assisti ao jogo, pois voltava de Teresópolis para ver o jogo em casa e meu carro enguiçou na Linha Vermelha, próxima a uma favela perigosa. Ficamos cerca de 40 minutos por lá e foi uma experiência traumática, principalmente para minha esposa e as crianças”, comentou o mandatário do clube carioca.

PeléNet

Ibson vê avanço na carreira ao trocar Europa por Brasil

Volante faz caminho inverso ao sonhado pelos atletas da sua idade, mas não considera um passo atrás deixar o Porto-POR para voltar ao Flamengo.

Guilherme Toscano, especial para o Pelé.Net

RIO DE JANEIRO - Aos 23 anos, o volante Ibson fez o caminho inverso ao sonhado pelos jogadores em geral, principalmente por aqueles da sua idade: deixou o futebol europeu para retornar ao Brasil. No entanto, engana-se quem pensa que o atleta acha ter dado um passo para trás na sua carreira ao aceitar a proposta para trocar o Porto-POR pelo Flamengo.

Primeiro, porque estava "encostado" no time português por problemas de lesão e com o atual técnico da equipe, Jesualdo Ferreira. O treinador tinha preferência pelo conterrâneo Paulo Assunção e o argentino Lucho González (ídolo da torcida), dois jogadores que atuam na mesma posição do volante. Assim, ficou difícil para o brasileiro ter uma chance na equipe.

Além disso, Ibson sabe que o Flamengo é uma grande vitrine. Tanto que recebeu a proposta para atuar no Porto-POR por destacar-se pelo rubro-negro, mesmo com a péssima campanha da equipe no Campeonato Brasileiro de 2004. Desta forma, o atleta preferiu voltar ao clube onde iniciou a carreira a transferir-se para times do segundo escalão europeu.

Nesta entrevista ao Pelé.Net, Ibson comenta a respeito desse e de outros assunto.

Pelé.Net - O sonho de todo jogador é atuar na Europa. É um passo atrás voltar ao Brasil?\ Ibson - Não, foi um avanço, uma escolha inteligente. O Flamengo é um clube admirado e grande em todo o Brasil e no mundo. Só espero fazer um bom Campeonato Brasileiro para corresponder às expectativas que os torcedores têm de mim.\

Pelé.Net - Mas você recebeu propostas européias?\ Ibson - Tive muitas outras propostas, mas deixo isso para meu procurador, que é meu pai, resolver. Quando surgiu o interesse do Flamengo, não pensei duas vezes. Recebi, inclusive, ofertas da Espanha e da Alemanha, embora não lembre quais clubes.\

Pelé.Net - O Diego, ex-Santos, teve dificuldades para se firmar no Porto e destacou-se no Werder Bremen-ALE. Você também não obteve grande destaque. O que acontece com os brasileiros no Porto?\ Ibson - Não há problemas de adaptação. Depende de várias coisas, inclusive do treinador. Cada um tem sua forma de lidar com os atletas. Em 2005, tive seis meses muito bons, participei de 15 jogos consecutivamente. No segundo ano que passei lá, também fui bem, fui campeão inclusive. Só tive dificuldades neste ano, quando trocou o treinador e eu tive alguns problemas com ele (Jesualdo Ferreira). Também sofri algumas lesões.\

Pelé.Net - O Flamengo novamente está mal no Brasileiro e a torcida já protestou na Gávea. Já deu para diagnosticar o problema?\ Ibson - É complicado, passei por uma situação parecida em 2004, quando lutamos para não cair e aquela também era uma grande equipe. Futebol é bonito por causa disso, o melhor time nem sempre vence, é uma caixinha de surpresas.\

Pelé.Net - Devido à situação atual do Flamengo, muitas das esperanças em um reencontro com a boa fase estão em você. Como você lida com essa pressão das arquibancadas?\ Ibson - Estou muito ansioso para reestrear com a camisa do Flamengo. A cobrança será maior, é natural, mas estou habituado, sei como as coisas funcionam aqui. Estou tranqüilo.\

Nome: Ibson Barreto da Silva\ Posição: Volante\ Nascimento: 07/11/1983\ Local: Niterói-RJ\ Altura: 1,77m\ Peso: 73kg\ Clubes:\ 2003 a 2005 - Flamengo\ 2005 a 2007 - Porto-POR\ 2007 - Flamengo\ Títulos:\ 2004 - Estadual do Rio de Janeiro\ 2004 - Taça Guanabara\ 2005/2006 - Campeonato Português\ 2006 - Copa de Portugal\ 2006/2007 - Campeonato Português\

Joel promete muito trabalho para tirar Flamengo da 'degola'

Vinícius Barreto Souto\ No Rio de Janeiro\

Desempregado desde que deixou o Fluminense, em abril - após a pior campanha da história do clube no Campeonato Estadual do Rio -, o técnico Joel Santana está cheio de "gás" para voltar a trabalhar. Tanto que, ao apresentar-se ao Flamengo, o treinador prometeu "ralar" muito para tentar tirar a equipe da penúltima posição deste Campeonato Brasileiro.

"Se precisar, vamos trabalhar 24 horas por dia. O que não pode acontecer é eu abrir os jornais e ver o time lá embaixo", disse Joel, anunciando que os jogadores vão suar muito a camisa na primeira semana de trabalho do técnico, aproveitando o fato de que a equipe só volta a jogar no próximo domingo, contra o Santos, na Vila Belmiro.

"Tudo será analisado. Vamos conviver com os profissionais e tomar decisões para ontem. Já traçamos a primeira semana de trabalho. Teremos três dias de treinos em tempo integral para conhecer o grupo", continuou.

Antes de reassumir o comando do Flamengo - time que já havia dirigido em 1996 1998 e 2005 -, Joel Santana conversou com seu antecessor, Ney Franco. Segundo o atual treinador rubro-negro, o diálogo foi proveitoso, já que o ex-técnico lhe deixou a par dos principais problemas do elenco.

"Vamos esperar. Estou chegando agora para conhecer o grupo. Em alguns pontos concordamos. O Flamengo tem um time que não pode ficar na penúltima posição. É difícil de acreditar. Mas só conheço o grupo no papel. Preciso conversar com o pessoal para descobrir o que está havendo. Só sei que, com a camisa e o grupo que temos, algo está acontecendo, e temos de descobrir com urgência", comentou.

Sem comparações com 2005

Portanto, Joel Santana está ciente de que vai precisar trabalhar muito para tirar o Flamengo da atual situação. Mas o técnico mostrou-se pouco preocupado em avaliar se o desafio atual será mais difícil do que o de dois anos atrás, quando salvou o time do rebaixamento por "milagre" - chegou a nove rodadas do fim e obteve seis vitórias e três empates.

"É difícil dizer. Temos mais jogos agora, mas todos estão chateados. O importante agora é acertar a casa e a equipe. Conseguindo vitórias, teremos tranqüilidade para trabalhar. Primeiro, temos de sair dessa situação. Depois vamos ver se foi mais fácil ou mais difícil", afirmou.

Joel também fugiu de comparações entre o elenco de 2007 e o de 2005. Dos jogadores do grupo atual, apenas o goleiro Diego, o zagueiro Rodrigo Arroz (ambos reservas agora), o lateral-direito Leonardo Moura e o atacante Obina estavam no clube há dois anos.

"É relativo. Às vezes, um time não tem um elenco forte, mas encaixa. Como em 2005, quando encaixou rápido. Só resta trabalhar e colher os resultados para sairmos dessa situação o mais rápido possível", declarou Joel, destacando a importância da união em prol do objetivo em 2005 como fator decisivo para o alcance do "milagre".

"O importante daquela vez foi o apoio da torcida. Procuramos nos unir mais ainda. Não consegui nada sozinho, pelo contrário. A torcida acreditou e a diretoria veio junto", encerrou Joel.

Prancheta e laptop

Conhecido por sua famosa prancheta, onde faz anotações durante os jogos, Joel Santana agora também conta com um acessório mais moderno para trabalhar: um laptop. No entanto, ele contou que o computador não vai substituir sua inseparável prancheta.

"Sou um técnico à moda antiga, mas isso não quer dizer que não sou moderno. Às vezes uso o laptop, mas outras a prancheta", disse Joel.

Logo em seguida, o técnico voltou a falar sério. "Mas isso é detalhe. O importante é dentro de campo. No Flamengo, as coisas acontecem rápido. Por isso, precisamos tomar decisões rápidas", continuou.

Após ganhar dicas de Ney, Joel vai pedir apoio de ídolos do Fla

Vinícius Barreto Souto\ No Rio de Janeiro\

Antes de apresentar-se ao Flamengo para sua quarta passagem pelo clube, o técnico Joel Santana recebeu algumas dicas do seu antecessor, Ney Franco. Aliás, o atual treinador não dispensa a ajuda de ninguém para tentar tirar o time da zona do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Tanto que ele também pretende contar com o apoio de Adílio e Andrade, dois ídolos rubro-negros que fazem parte do dia-a-dia da Gávea.

Adílio é o atual técnico do time de juniores do Flamengo, que recentemente conquistou a Taça Belo Horizonte - torneio considerado o Campeonato Brasileiro da categoria -, além do tricampeonato estadual sub-20, no primeiro semestre. Dele, Joel Santana espera receber novas revelações do clube. Já Andrade será seu auxiliar técnico na equipe profissional.

"O Andrade é um conhecido meu de vários anos. Em minha outra passagem por aqui, passávamos a noite conversando, e agora não será diferente. É um ponto de apoio que temos no campo. Também vou conversar bastante como Adílio sobre a garotada da base. Foram dois jogadores que conhecem o Flamengo melhor do que eu", afirmou Joel Santana, que levou apenas um profissional para trabalhar com ele - o preparador físico Ronaldo Torres.

Já o apoio de Ney Franco foi dado no último domingo, logo após o empate por 2 a 2 com o Corinthians, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, que culminou com a saída do ex-técnico. Joel contou que jantou com o seu antecessor e obteve informações importantes a respeito do time.

"Conversei com o Ney, um cara bacana, agradável, uma pessoa gentil. Ele me passou o que vem acontecendo, o sistema que está sendo adotado e o que estava precisando melhorar. Desejo a ele muita sorte", revelou Joel Santana, contando que fez o mesmo quando deixou o cargo em 2005 para a chegada do técnico Valdir Espinosa.

"Quando saí, também passei algumas coisas para o Espinosa. Isso facilita para o treinador resolver os problemas da equipe", disse Joel Santana.

Da comissão técnica de Ney Franco, apenas o treinador de goleiros Roberto Barbosa ficou no clube. O preparador físico Geraldo Fabian e o auxiliar técnico Moacir Pereira Junior deixaram a Gávea com o ex-técnico

Emocionado, Joel Santana se reapresenta ao Fla

Vinicius Barreto Souto\ No Rio de Janeiro\

Visivelmente emocionado, Joel Santana reapresentou-se como "novo" técnico do Flamengo no fim da tarde desta segunda-feira, na Gávea. Com os olhos cheios d'água e um nó na garganta que quase o impediu de falar no início da entrevista coletiva, o treinador retornou ao clube para realizar sua quarta passagem pela equipe rubro-negra, em substituição a Ney Franco.

"Estou muito emocionado. Homem também chora de alegria. No futebol, às vezes, a gente se machuca muito, e de repente, voltar pela quarta vez a um clube do porte do Flamengo, é um sonho", afirmou o técnico.

"Sou muito grato à torcida e à diretoria do Flamengo. Estou muito feliz e satisfeito de voltar para cá e saber a forma como os torcedores se comportaram. Espero ter muito apoio", disse Joel, que foi bastante aplaudido no auditório Rogério Steinberg após esta declaração.

Assim como agora, em sua última passagem pelo Flamengo, em 2005, Joel Santana foi contratado com a missão de tirar o time da zona do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

No entanto, há dois anos, a tarefa era quase impossível. O treinador chegou a nove rodadas do fim e, com ele, a equipe obteve uma improvável série invicta - seis vitórias e três empates -, salvando-se da queda para a segunda divisão na penúltima rodada.

Por isso, o ex-presidente Hélio Ferraz, na época colaborador da diretoria, disse que o técnico merecia uma estátua na Gávea pelo feito. "O mais bonito disso é que ficou marcado de tal forma que a torcida ainda não esqueceu. Continua me dando crédito. Ficou aquela vontade de quero mais. É uma gratidão bonita", comentou o técnico, que após o Brasileiro de 2005 transferiu-se para o futebol japonês.

Durante a entrevista coletiva, o vice-presidente de futebol do clube, Kleber Leite, admitiu que outros técnicos como Abel Braga e Geninho também foram procurados.

Entretanto, segundo ele, houve um consenso entre a diretoria de que Joel Santana é a melhor opção para o momento do Flamengo, que ocupa a penúltima posição, com 12 pontos - com três jogos a menos do que a maioria dos adversários.

"Ouvimos a todos e, na nossa avaliação, o técnico que melhor se encaixa é o Joel. Ele fala a linguagem do Flamengo e tem a cara rubro-negra", declarou Kleber Leite, revelando que o contrato do treinador não tem prazo de validade.

Além de comandar o Flamengo em 2005, Joel Santana também dirigiu o time em 1998 e em 1996, ano em que foi campeão estadual invicto com uma equipe que tinha astros como Romário, Sávio, Zé Maria e Mancuso. Nas três passagens anteriores, o treinador disputou 111 jogos, obteve 62 vitórias, 31 empates e 18 derrotas pelo clube rubro-negro.

Flamengo tenta repatriar Jônatas e busca zagueiro de 'seleção'

Vinicius Barreto Souto\ No Rio de Janeiro\

Depois de repatriar o volante Ibson, o Flamengo trabalha agora para levar de volta à Gávea outro jogador formado no clube e que atua na mesma posição. Durante a apresentação oficial do técnico Joel Santana, o vice-presidente de futebol rubro-negro, Kleber Leite, contou que a diretoria busca o retorno de Jônatas, além da contratação de um zagueiro de "seleção brasileira".

"O Flamengo oficializou um proposta para ter o Jônatas por empréstimo até o fim de junho", anunciou Kleber, que encheu a torcida rubro-negra de esperança. "Já está tudo acertado com o jogador. Ele quer voltar. Só falta a liberação do Espanyol. Teremos uma resposta em breve, dentro de um ou dois dias", continuou.

O volante Jônatas deixou o Flamengo no ano passado, logo após a conquista da Copa do Brasil, rumo ao Espanyol-ESP. Aliás, o desempenho do jogador na competição lhe rendeu sua primeira convocação para a seleção brasileira, feita pelo técnico Dunga. No entanto, o atleta não adaptou-se ao clube catalão e por isso quer voltar para a Gávea.

Sobre o zagueiro que está nos planos da diretoria, Kleber Leite evitou dar pistas, mas rasgou elogios ao jogador. "É um zagueiro que teve passagens espetaculares pelos clubes que defendeu e pela seleção brasileira", afirmou o dirigente, que também deu esperanças à torcida em relação à possibilidade de contratação. "Temos algo bem encaminhado. Podemos ter novidades amanhã [terça-feira]", declarou.

O técnico Joel Santana mostrou-se ansioso com a chance de contar com um bom zagueiro no elenco. "Tudo começa lá atrás. Está difícil para todo mundo conseguir um bom jogador dessa posição", comentou.

GloboEsporte

Jônatas acerta seu retorno

Meia deixa o Espanyol e fica na Gávea, por empréstimo, até junho de 2008

Márcio Iannacca

Jônatas não quer mais jogar pelo Espanyol

Jônatas está de volta ao Flamengo. O meio-campista, que tem contrato com o Espanyol até junho de 2011, acertou sua transferência por empréstimo até o meio de 2008. Segundo o empresário do jogador, a única pendência na transação é a liberação do clube de Barcelona.

- Ele (Jônatas) não se adaptou ao elenco do Espanyol e pediu para voltar ao Brasil, para o Flamengo. A vontade do jogador a gente não pode deixar de fazer. Só falta a liberação do Espanyol - explica Eduardo Uram.

Nos próximos dias, a diretoria rubro-negra anunciará oficialmente o retorno de Jônatas ao clube onde foi criado. Com a volta dele e mais a presença de Ibson, o técnico Joel Santana ganha dois jogadores com espírito rubro-negro no meio-campo

Fábio Luciano é o zagueiro escolhido

Jogador, que estava no futebol alemão, negocia com o time rubro-negro

Márcio Iannacca

Eduardo Peixoto

Fábio Luciano está na mira do Flamengo

O zagueiro Fábio Luciano está na mira do Flamengo para a disputa do restante\ da temporada. O jogador é o atleta que o vice de futebol Kléber Leite classificou como "de seleção e com passagens vitoriosas em todos os clubes que defendeu". Ele seria contratado até o fim do ano.\

Fábio Luciano estava no futebol alemão na última temporada e está disposto a retornar ao Brasil. O jogador já havia sido procurado pelos dirigentes há dois meses, mas sem sucesso. Kléber Leite espera ter novidades nas próximas horas.

- Estamos negociando com esse atleta e poderemos ter uma novidade logo.\ Vamos aguardar os acontecimentos - diz o dirigente\

Joel quer se aproximar de Andrade e Adílio

Ex-jogadores, um como auxiliar e o outro como treinador na base, ajudarão o novo técnico

Márcio Iannacca

O técnico Joel Santana já montou a sua comissão técnica para iniciar o seu trabalho no Flamengo e quer contar com um apoio de peso em sua quarta passagem pelo Rubro-negro. O novo comandante escolheu Andrade para ser seu auxiliar e pretende conversar constantemente com Adílio, treinador dos juniores.

- O Andrade é um conhecido meu de vários anos. Em minha outra passagem aqui, trabalhamos, conversamos horas a fio de madrugada para acertar o time. Passamos muitas noites dialogando e agora não será diferente. É um ponto de apoio que temos dentro de campo. Além do Andrade, vou conversar sempre com o Adílio sobre essa garotada da base. Foram jogadores que tiveram as principais conquistas do Flamengo e sabem de tudo aqui dentro - diz Joel.

Em sua passagem pelo Fla, em 2005, Joel Santana deu moral aos volantes Jônatas e Júnior. Os dois estavam no elenco profissional, mas eram pouco aproveitados. Os atletas se tornaram titulares e ajudaram o time a escapar da zona de rebaixamento do Brasileirão.

Joel e Ney trocam idéias

Novo treinador e ex-comandante rubro-negro saem juntos antes da apresentação oficial

Márcio Iannacca

O técnico Joel Santana e o seu antecessor Ney Franco almoçaram juntos nesta segunda-feira. Os dois trocaram idéias sobre o Flamengo, e o novo comandante rubro-negro recebeu todas as informações sobre o elenco e todos os problemas que vai enfrentar daqui para frente.

- Foi uma conversa bacana. O Ney é uma pessoa gentil e passou tudo aquilo que vem acontecendo na equipe. Isso aconteceu comigo quando saí da outra vez. Facilita a vida do treinador porque ele tem mais ou menos uma noção do plantel. Ele mostrou o que poderia ser feito para melhorar. O Ney é uma pessoa espetacular - elogia o novo treinador.

Após o papo com Ney Franco, Joel ficou animado com o tratamento que vem recebendo do torcedor rubro-negro.

- O mais bonito de tudo é que estamos chegando mais uma vez para cumprir uma missão. Aquela passagem de 2005 ficou marcada de tal maneira. Depois de ter passado um ano no Japão, o torcedor continua me dando crédito nos mercados, nas ruas. É bacana você ter saído e o torcedor te reconhecer. O mais bacana é a gratidão de todo mundo - diz o treinador, que não pretende cobrar o busto prometido pelo ex-presidente Hélio Ferraz em 2005

Fla oficializa proposta por Jônatas

Diretoria espera por uma resposta do Espanyol para anunciar contratação do meia

Márcio Iannacca

Volta de Jônatas pode surpreender

Jônatas está bem perto de retornar ao Flamengo. O vice-presidente de futebol, Kléber Leite, confirmou que a diretoria rubro-negra fez uma proposta em torno de US$ 2 milhões para ter o jogador do Espanyol, da Espanha, já para o restante do Campeonato Brasileiro.

O atleta seria contratado por empréstimo até junho de 2008 e o clube carioca espera apenas uma resposta para anunciar o acerto. O Espanyol queria que o lateral-esquerdo Juan entrasse na negociação, mas a diretoria do Fla negou.

Jônatas foi revelado pelo Flamengo e negociado após o título da Copa do Brasil de 2006. O jogador, porém, não se adaptou ao clube espanhol. Tem tido diversos problemas de indisciplina e não está nos planos dos dirigentes para a disputa desta temporada.

- Estamos negociando com o Jônatas e está tudo muito bem encaminhado. Ele já está arrumando as malas - diz o dirigente rubro-negro.

Joel se emociona em sua volta à Gávea

Treinador fica com os olhos cheios d´água em suas primeiras palavras como técnico do Fla

Márcio Iannacca

O técnico Joel Santana ficou emocionado ao ser apresentado pelo presidente do Flamengo, Marcio Braga, e o vice de futebol, Kléber Leite. Com os olhos cheios d´água, o treinador falou da responsabilidade de comandar o Rubro-Negro e da missão que terá de tirar o time da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

- Estou emocionado por causa da torcida do Flamengo e da direção do clube. Esse movimento para eu voltar ao Flamengo começou na madrugada de domingo. Estou feliz, muito satisifeito de retornar. É uma emoção muito grande. Os homens também choram - diz o treinador.

Joel espera conhecer os jogadores do elenco rubro-negro durante os treinamentos da próxima semana, na Gávea e no Ninho do Urubu, em Vargem Grande. Para o treinador, os atletas que entrarem em campo precisam honrar o manto sagrado.

- Estou chegando agora. Recebi do Isaías Tinoco uma lista com o grupo de jogadores que temos. Não posso chegar aqui e falar de uma coisa que eu não conheço. Mas o que posso dizer é que o Flamengo não pode ficar nessa posição. Quem vai entrar em campo terá a honra de colocar essa camisa e jogar pelo Flamengo - diz Joel Santana.

Joel é aprovado por especialistas

Jornalistas acham que treinador vai melhorar a situação do Flamengo no Brasileirão

Márcio Iannacca

O nome do técnico Joel Santana para a vaga de Ney Franco, demitido no último domingo após o empate em 2 a 2 com o Corinthians, no Morumbi, foi aprovado por três jornalistas que conversaram com o GLOBOESPORTE.COM nesta segunda-feira. Para os especialistas, o treinador vai dar conta do recado e vai conseguir tirar o Flamengo das últimas colocações no Campeonato Brasileiro.

Confira as caras e bocas do novo comandante rubro-negro

Para Alex Escobar, comentarista do SporTV, Joel foi a escolha certa do Flamengo.

- O Joel é o técnico ideal para esse tipo de situação. Ele é identificado com o Flamengo e é um bom nome. É uma boa escolha e tem tudo para dar certo - diz Escobar, para logo depois falar da cultura do futebol brasileiro.

- Quando os reforços entram em campo o treinador é demitido. Poderiam ter deixado o Ney mais três ou quatro jogos. O Ibson e o Roger vão estar atuando e aí sim ele poderia ser cobrado - completa o comentarista.

Marcelo Barreto, também do SporTV, tem uma opinião parecida e se disse decepcionado com mais uma promessa feita pela diretoria de um clube.

- Achei a demissão do Ney Franco inevitável. O Flamengo decidiu que ele iria sair antes mesmo desses dois últimos jogos. O Ney já estava demitido e o Joel contratado. O Joel pode funcionar no Flamengo porque já funcionou uma vez. Mas é decepcionante para o Flamengo e para o futebol brasileiro que isso aconteça. É mais uma mentira que os dirigentes contaram. O Kléber Leite falou que o Ney era uma aposta para um trabalho a longo prazo e não aconteceu nada disso - analisa Barreto.

Para o jornalista Roberto Assaf, a mudança de treinador irá surtir efeito nos próximos jogos. Segundo ele, Joel Santana é um técnico que gosta de das satisfação aos torcedores na vitória e nas derrotas.

- O Joel tem poder de vibração na derrota e na vitória. Você sente que está preocupado. Diferentemente do outro treinador. O Joel sabe o que é o Flamengo. Não sei se ele foi o único responsável por ter evitado o rebaixamento em 2005, mas ele teve uma boa participação - diz Assaf.

Lance

Flamengo tenta trazer de volta Jônatas

Volante ficaria no Flamengo até junho do ano que vem, emprestado pelo Espanyol. Resposta sai em dois dias

LANCEPRESS!\ Na apresentação de Joel Santana como novo técnico do Flamengo, o vice de futebol Kléber Leite deu uma notícia para animar a torcida rubro-negra: o clube fez uma proposta ao Espanyol para trazer Jônatas de volta.\

Segundo Kléber, o Flamengo só pagaria os salários do volante, que ficaria por empréstimo até junho de 2008. A resposta do clube espanhol está prevista para, no máximo, dois dias.

Kléber também anunciou que o Flamengo espera anunciar um zagueiro com padrão de Seleção nesta terça-feira.

Joel se emociona em sua volta à Gávea

No clube pela quarta vez, treinador agradece à diretoria e à torcida pela confiança

Joel conta com apoio até da mulher do presidente do Fla (Crédito: Paulo Wrencher)

Edgard Maciel de Sá

Joel Santana já está de volta ao Flamengo. Contratado durante a última madrugada para substituir Ney Franco, que estava no clube havia um ano e três meses, o treinador foi apresentado na tarde desta segunda-feira no auditório da Gávea.

O técnico recebeu as boas-vindas pelas palavras do presidente Márcio Braga.

- É com enorme alegria que temos de volta um grande treinador que por aqui já passou e foi campeão carioca invicto em 1996. Voltou também em 2005 e teve uma performance técnica típica de todos os elogios, garantindo a presença do Flamengo no Brasileirão do ano seguinte. É um indivíduo muito competente - disse Márcio, lembrando que até sua mulher pediu a volta do treinador.

- Até Rosana, que não é do meio do futebol, me disse no domingo, após saber da saída do Ney Franco, para trazer o Joel de volta. Por isso queria registrar a alegria de tê-lo novamente como treinador - emendou o presidente.

O discurso deixou Joel visivelmente emocionado e ele quase não segurou as lágrimas quando recebeu o microfone.

- Queria dizer que estou muito emocionado e grato com a direção e com a torcida. Esse movimento que foi feito pela minha contratação me deixou muito feliz. Temos uma nova missão, que é tirar o time da zona de rebaixamento e espero cumprir mais uma vez o meu papel. É uma honra comandar o Flamengo - discursou Joel.

Durante a entrevista, o treinador elogiou muito torcida e direção rubro-negras, que, segundo ele, não se esqueceram do trabalho realizado há dois anos. Para Joel, essa gratidão é melhor do que qualquer homenagem que um treinador pode receber por uma boa campanha.

Márcio Braga aposta tudo em Joel

LANCEPRESS!

O presidente do Flamengo, Márcio Braga, mostrou muita confiança no retorno do técnico Joel Santana à Gávea. O dirigente destacou passagens anteriores do treinador pelo clube:

- É uma alegria termos de volta um grande técnico que já foi campeão invicto, em 1996. Em 2005, teve uma performance técnica digna de todos os elogios e nos deu muitas alegrias naquele momento. O Joel é realmente um indivíduo competente - avalia.

Pelo Fla, aproveitamento de Joel é de 65%

Nas três passagens pelo clube, treinador teve apenas 18 derrotas

LANCEPRESS!

Os flamenguistas mais supersticiosos devem estar felizes com a volta de Joel Santana para o clube. Isso porque os números do treinador à frente da equipe são muito bons. Em suas três passagens pela Gávea (1996, 1998 e 2005), o homem da prancheta comandou o time em 111 jogos e perdeu apenas 18 vezes. Foram 62 vitórias e 31 empates. Tais números refletem um aproveitamento de 65,1% dos pontos disputados, bem acima dos 33% da equipe até agora no Campeonato Brasileiro.

- É uma enorme alegria para o futebol do Flamengo ter um profissional deste nível no clube. Joel tem a alma rubro-negra e trará muita alegria à nossa torcida - disse o vice-presidente de futebol do clube, Kléber Leite, durante a apresentação do treinador.

O dirigente lembrou também que o Flamengo conquistou quatro títulos de forma invicta em sua história centenária e um deles foi com Joel à frente da equipe: o Campeonato Carioca de 1996.

Fla espera contratar um zagueiro em breve

O nome não foi revelado, mas jogador seria de nível de Seleção Brasileira\ LANCEPRESS!\

Durante a apresentação do técnico Joel Santana, na tarde desta segunda-feira, no auditório da Gávea, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, revelou que o clube pretende contratar um zagueiro.

- Podemos anunciar um zagueiro de nível de Seleção Brasileira. Ainda não posso revelar nomes, mas estamos fazendo de tudo para reforçar ainda mais o plantel rubro-negro - expliocou o dirigente, que momentos antes já havia anunciado a provável volta do volante Jônatas ao clube.