Notícias

Primeiro no Brasil, Flamengo lança oficialmente o Flamengo eSports

Clube mostra mais uma vez sua vocação para inovação e vanguarda nos projetos especiais

Por - em
O Flamengo apresentou nesta sexta-feira o Flamengo eSports, onde o clube terá uma equipe dedicada aos esportes eletrônicos. A inclusão do Mais Querido neste mundo atende uma demanda que cresce em números impressionantes em todo o planeta e marca mais um gol de inovação no que envolve o marketing Rubro-Negro. O Flamengo é o primeiro clube de futebol do Brasil a ter uma equipe de eSports, e reforça o seu posicionamento entre o público mais jovem. 

Segundo estudos realizados, os esportes eletrônicos movimentarão mais de US$ 700 milhões apenas em 2017, envonvendo patrocínios, direitos, audiência e premiações. Na Europa, vários times já possuem suas equipes e disputam campeonatos anuais com recordes de audiência. 

Quem sente o orgulho de ser sócio-torcedor faz o time mais forte e tem mais Flamengo sempre: descontos em ingressos e no pay-per-view, vídeos exclusivos para ficar por dentro, vantagens nas lojas oficiais para ter o Manto e outros produtos e muito mais. Clique e faça sua adesão agora!

O projeto, no Flamengo, é capitaneado pelo vice presidente de marketing, Daniel Orlean, que apresentou-o à imprensa hoje, em evento que contou com a presença dos parceiros da Twitch, patrocinadora oficial do Flamengo na área, e da Cursor, empresa especializada em projetos e posicionamento de marcas neste ambiente. 

"É o encontro de dois mundos, que cada vez se aproximam mais e ficam mais integrados. O Flamengo tem acompanhado esse mercado há dois anos. Todas as vezes que observamos o mercado, nós percebemos como nosso público tem interesse nesse mundo de games, como LoL e Pro Evolution Soccer. Se eSports antes era alternativo, agora é esporte de verdade, pois envolve demanda, empenho, concentração, treino e alto rendimento", disse Orlean, que explicou os motivos de começar pelo jogo League of Legends (LoL), uma verdadeira febre mundial. 

"A gente escolheu o LoL para começar não apenas por ter visto os números, mas analisamos cenários e muitos outros jogos também. Vimos experiências de clubes na Europa, boas e ruins, vimos o quanto movimentava e decidimos que tinha que acontecer no Flamengo. É uma tendência e estamos no caminho dela. Queremos trazer quem ainda não ama o Flamengo para o nosso lado. Dentro do LoL, quem nao tem um time pode adotar o Flamengo como sendo o seu coração. E também unirá gerações. Quando eu lancei no twitter que havíamos fechado a parceria, um garoto de 16 anos me disse que "agora poderia conversar com seu pai, que ama o Flamengo, e eu amo LoL", completou. 

Em comparação com o cenário internacional, a América do Sul ainda está atrás em movimentação financeira. Até hoje, foram US$ 4,4 bilhões de dólares no mercado de esportes eletrônicos, bem abaixo da Europa, por exemplo, com mais de US$ 20 milhões. Porém, a taxa de crescimento é bem maior, com 13,9%, sobre 4% do Velho Continente. Este interesse, e a internacionalização da marca, é um dos alvos do Flamengo, segundo Orlean. 

"Estamos estudando esse cenário há um ano. Queremos nos manter como os maiores do mundo. Outro dia, vi na televisão um jogador em um evento internacional e ele estava com um casaco do Flamengo. Já é nossa marca se espalhando pelo planeta em outras áreas que nem nos conheciam". 

Seletiva

O Flamengo terá duas equipes de LoL, que serão definidas através de seletiva nacional. Em janeiro de 2018, o Mais Querido irá disputar o Circuito Desafiante, divisão de acesso ao Campeonato Brasileiro de LoL. A Seletiva para os jogadores será aberta dia 10 de outubro, às 19h, no site e-scout.me/seletivafla, e possuirá dois módulos:

Módulo A - Para atletas nível Platinum 5 ao Desafiante, acima de 17 anos. 
Módulo B - Flamengo Academy, uma categoria de base da modalidade, para jogadores com mais de 14 anos que sejam entre os níveis 30 e Ouro 1. 

De cada módulo sairão cinco jogadores para um total de 10 selecionados que comporão os dois times do Flamengo eSports. 

Streamers

Além dos atletas, o Flamengo eSports contará com um time de renomados streamers que juntos somam mais de 700 mil seguidores nas redes sociais. Shevii, Manajj e Cabritoz serão os responsáveis para garantir uma familiarização rápida com os jogadores e também gerar conteúdos. 

Redes Sociais

O Flamengo eSports já está nas três principais redes sociais, Twitter (@flaesports), Facebook (@flaesportsoficial) e Instagram (@flaesports).