Notícias

Relatório do Gease-Fla

RELATÓRIO DO JOGO FLAMENGO x Atlético MGMaracanã -29/09/07 – 18.10h

Por - em

Clube de Regatas do Flamengo\ Grupo Especial Alegria e Segurança nos Estádios – GEASE-FLA\ Departamento de Planejamento\

RELATÓRIO DO JOGO FLAMENGO x Atlético MG\ Maracanã -29/09/07 – 18.10h\

Relatório Nº 5

1) VENDA DE INGRESSOS.

As vendas ocorreram sem qualquer problema. Todos ingressos da promoção da Nestlé esgotaram-se. O público pagante foi de 41.000 e de presentes, de 47.000 torcedores.

2) ACESSO DO PÚBLICO AO ESTÁDIO.

Não houve qualquer problema neste aspecto. O movimento foi tranqüilo no acesso às arquibancadas e cadeiras inferiores. “Faltando 20 minutos para o início da partida houve um aumento considerável de torcedores, principalmente na Av. Maracanã. Havia um número considerável de policiais na rua orientando os motoristas” (informação colhida do site Fim de Jogo).

3) ENTRADA NO ESTÁDIO.

Recebemos reclamações de um torcedor sobre a dificuldade de acesso às cadeiras especiais, formando longas filas na entrada do estádio. Segundo sua informação, as catracas pararam de funcionar devido a chuva e os funcionários da Suderj precisaram conferir os ingressos, o que causou lentidão na entrada dos torcedores.

4) PÚBLICO.

Não constatamos nenhuma ocorrência relevante. Em contato com o delegado responsável pelo JECRIM, o mesmo informou ter havido somente 4 apreensões de cambistas e uma de estelionato. Não houve reclamações de furto. Tivemos a oportunidade de conhecer o Sr. Reginaldo Pestana, coordenador do JECRIM, que muito solícito nos fez uma explanação sobre as atividades do mesmo e nos informou que, em breve, o JECRIM terá um espaço para ministrar cursos de boa convivência para os torcedores que forem suspensos por má conduta. Com isso, em dia de jogos do times, os torcedores suspensos estarão, obrigatoriamente, assistindo esses cursos. Essa medida facilitará o controle de presença desses torcedores. O público foi de 41.000 pagantes e de 47.000 presentes.

5) TORCIDAS ORGANIZADAS.

Mais uma vez a torcida deu um belo espetáculo, apoiando o time o tempo todo e, o que consideramos o mais positivo, entoando músicas que celebram o clube (inclusive com novas e belas músicas), deixando de lado músicas ofensivas ou de auto promoção. A lamentar a repetição de agressões de alguns torcedores da Raça a torcedores da Urubuzada. Nos foi relatado que um casal teve suas camisas com dizeres da Urubuzada rasgadas, quando se encontravam na Raça e outros foram agredidos na saída do estádio. Na Av. Maracanã houve briga envolvendo um pequeno grupo de torcedores do Flamengo. “O que impressionou foi a ousadia, pois os brigões ignoravam a presença da polícia, que tentava separar a confusão. O policiamento teve que agir com mais firmeza e mesmo assim foi difícil, mas não soubemos de nada de mais grave” (texto extraído do site Fim de Jogo).\ Acreditamos que o posicionamento dos visitantes nas cadeiras inferiores deva ser abaixo das arquibancadas neutras (no lado direito das cabines de rádio), para evitar qualquer atitude hostil das arquibancadas.\ O posicionamento da Jovem nas cadeiras verdes à direita das cabines de rádio proporcionou uma maior tranqüilidade aos torcedores que se posicionam á esquerda.\

6) OCORRÊNCIAS PRINCIPAIS.

Não houve ocorrências merecedoras de registro.

7) ESTACIONAMENTOS.

Voltamos a ressaltar que os acessos aos estacionamentos deverão ter uma melhor sinalização. Vários motoristas desejavam entrar pelo portão 16, que hoje atende ao 15, e na realidade deveriam dirigir-se para o portão 17, que é o pago. Grandes engarrafamentos acontecem em razão de não fazerem uma triagem e orientação aos motoristas.\ O problema de carros trancados pelos outros no estacionamento 17 permanece. Sempre são colocados mais carros que o que comporta o estacionamento.\

8)TRÂNSITO NO ENTORNO.

“Realmente, só muito bom humor depois do jogo para encarar o engarrafamento. O trânsito é muito confuso por aqui e tem horas que fica difícil de saber se o buzinaço é comemoração pela vitória do Flamengo ou se é por causa da confusão mesmo. Mas… tanto faz”. (texto retirado do site Fim de Jogo)

9)AÇÕES DO GEASE.

Fizemos contato com o coordenador do JECRIM (Sr Reginaldo Pestana) e reiteramos o interesse do clube, através do GEASE, de dar todo o respaldo necessário ao bom funcionamento desse importante órgão e criar um canal de relacionamento e cooperação entre ambos. O interesse do JECRIM mostrou-se recíproco.

Através do Fernando Sihman (deixamos aqui o agradecimento por sua colaboração e paciência), tivemos um proveitoso contato com gerente operacional da SUDERJ, Sr. Pedrosa, que nos mostrou o funcionamento do painel eletrônico do estádio. O GEASE tem por objetivo aproveitar esse importante meio de comunicação para veicular as suas mensagens. Esperamos usar este sistema ainda este ano.

Faremos contato com o Maj. Marcelo para solicitar providências com vista a terminar as brigas entre as “organizadas”, fora da arquibancada e ao final dos jogos .

Faremos contato com os responsáveis da SUDERJ para relatar o problema ocorrido nas roletas do portão 18 e saber o que poderá ser feito para o mesmo não mais ocorrer.

Alexandre Moraes\ Coordenador GEASE-FLA\