Notícias

Final da Copa do Brasil Sub-17 está adiada

Partida será realizada dia 21/12, no Maracanã.

Por - em
O Clube de Regatas do Flamengo informa que em função de um surto de caxumba, que até o momento afetou 13 atletas das categorias Sub-20 e Sub-17, além de dois funcionários, encaminhou à Confederação Brasileira de Futebol na manhã desta terça-feira (11), sendo prontamente atendido pela Entidade, solicitação formal do adiamento da partida de volta da final da Copa do Brasil Sub-17 entre Flamengo e Fluminense, que seria disputada na noite de hoje, no Maracanã. 

A CBF confirmou como nova data para a realização do jogo o dia 21/12, às 20h, no Maracanã. Os ingressos que já haviam sido vendidos estão automaticamente validados para a nova data. Informações sobre o ressarcimento do valor para os torcedores que adquiriram ingressos mas não têm o interesse de comparecerem ao jogo no dia 21, serão divulgadas nos canais oficiais do Flamengo ao longo do dia.  

No documento encaminhado à CBF, o clube esclarece que não contaria com sete atletas em razão do surto da doença, número esse que poderia aumentar até o horário previsto para a partida, e solicita a realização da final em nova data, não havendo, assim, prejuízo para qualquer das partes envolvidas.

O Flamengo deixa claro que todos os atletas e funcionários afetados pela doença eram vacinados, e informa que todos os cuidados de praxe foram prontamente tomados em todos os casos, desde a apresentação dos primeiros sintomas da doença, como esclarece o Doutor Gustavo Dutra, médico do Departamento de Futebol de Base do clube:

“Atualmente, a dose completa da vacina possibilita ao paciente entre 80% a 90% de imunidade com relação à doença. Todos os atletas e funcionários afetados eram vacinados, e apresentaram, devido a isso, os sintomas mais leves da enfermidade. Nenhum deles precisou ser internado, todos estão se recuperando em casa, sob as devidas orientações médicas. Ao iniciarem os primeiros sintomas da doença, foram imediatamente medicados, isolados e afastados de quaisquer atividades físicas, esportivas ou competitivas, como treinos e jogos, e colocados em repouso absoluto. Essa é a conduta, e o afastamento e recuperação são por tempo indeterminado, com reavaliação no mínimo semanal da situação de cada um deles. Importante ressaltar também que os sintomas aparecem em torno de duas semanas após o primeiro contato com o vírus."

Os sintomas são inflamação das glândulas parótidas, dor de cabeça, febre, dores musculares e cansaço. As possíveis complicações são meningite, pancreatite, surdez e inflamação dos testículos. 

O Clube de Regatas do Flamengo preza pela saúde e completa integridade física de todos os seus atletas e funcionários, e pela total igualdade de condições entre atletas e equipes na prática desportiva de qualquer modalidade.