Notícias

Garotos do Mundo! Sub-17 conquista na China quinto título internacional da base rubro-negra em 2018

Mais Querido derrota Villarreal (ESP) na final da Evergrande Cup e fecha ano internacional da base com chave de ouro

Por - em
Made in Brazil, criados e formados no Ninho e campeões nos quatro cantos do mundo. Assim podem ser considerados os atletas que integram as categorias de base do futebol do Flamengo. Dallas, Dubai, Premier Cup, Dossena. Muitos poderiam imaginar que as quatro conquistas internacionais da temporada já estariam de bom tamanho, mas não era o que os Garotos do Ninho pensavam. Quem joga no Flamengo e veste o Manto Sagrado é insaciável na busca por títulos, e se acostuma desde cedo a sempre querer mais – e a ganhar, claro. 



Na manhã desta terça-feira (28), a equipe Sub-17, comandada pelo treinador Phelipe Leal e que já havia conquistado a Dallas Cup, em março, nos Estados Unidos, bateu o Villarreal (ESP) por 5x4 nos pênaltis, após empate por 1x1 (Sidney) no tempo normal, e sagrou-se campeã também da Evergrande Cup U-17 International Football Championship, na China, encerrando com chave de ouro o ciclo de competições internacionais na temporada 2018 trazendo para a Gávea nada menos que o quinto título. Acha muito? Então segura mais essa: todos eles conquistados de maneira invicta. Além deles, vale lembrar, os Garotos do Ninho já garantiram esse ano, em solo brasileiro, a Copa São Paulo, o Campeonato Carioca Sub-20 e a Taça Os Donos da Bola Sub-14. E dezembro ainda está longe...

“O Flamengo sente muito orgulho por mais uma conquista internacional do seu futebol de base. O principal objetivo dessas viagens é proporcionar aos atletas e comissões técnicas vivências internacionais para que possam estar cada vez mais capazes de performar em alto nível. Temos tido sucesso e os frutos já são visíveis com atletas da base sendo projetados ao futebol profissional. É um diferencial do Flamengo na formação de seus atletas, já que proporciona aos jogadores enfrentar grandes equipes a nível mundial. Esse título é mérito de um planejamento iniciado pelo nosso Diretor de Futebol, Carlos Noval, e que hoje tenho a honra de liderar e dar continuidade", disse Eduardo Freeland, Gerente de Futebol de Base do Flamengo.
 
Freeland concluiu: “A conquista de tantos títulos é mérito do trabalho de todos os profissionais que fazem parte das categorias de base do futebol do Flamengo. É um processo extremamente vencedor, que tem início no dia a dia de trabalho, de cada sessão, cada treinamento no nosso CT, passando pela dedicação e o envolvimento de todos. Os títulos são, na verdade, a coroação do trabalho de muitas pessoas”, disse Eduardo Freeland, que em menos de quatro meses no cargo, já coleciona dez títulos.
 
“Me sinto extremamente honrado com a missão que me foi passada. Para mim, é um orgulho imenso ter a chance de representar o clube que tem a maior torcida do mundo, e quero agradecer e compartilhar essa alegria com todos os funcionários e torcedores do Flamengo”, finalizou o vencedor Diretor do Futebol de Base do Flamengo.

Assim como havia sido na estreia da competição, o duelo contra os espanhóis na final foi extremamente difícil e equilibrado. Logo aos seis minutos de jogo, o Villarreal abriu o placar após cobrança de escanteio. Com muita luta e dedicação, os Garotos do Ninho correram atrás e foram buscar o empate apenas aos 25 minutos da etapa final. Sidney fez bela jogada individual pela intermediária direita do ataque rubro-negro, cortou para o meio e bateu de chapa, bonito, na gaveta, levando a decisão para a disputa das penalidades.

Aí, brilhou mais uma vez a escola de goleiros do Flamengo, que tradicionalmente revela grandes jogadores para a posição ano após ano, e que segue a todo vapor, com ritmo cada vez mais acelerado de produção no que diz respeito à quantidade e, principalmente, à qualidade. Já na primeira cobrança espanhola, o paredão Pedro Victor acertou o canto e fez a defesa. E foi o suficiente, porque com muita frieza e tranquilidade, Lucas Gabriel, Yuri, Sidney, Rhyan e Gomes fizeram e garantiram – não perca a conta – o quinto título internacional do ano para o futebol de base rubro-negro.

“Ser campeão vestindo o Manto Sagrado e representando essa Nação é uma emoção enorme, pois trabalhamos dia após dia para alcançarmos os nossos objetivos. Superamos diversas dificuldades que só nós sabemos, enfrentamos e derrotamos um leão a cada dia, e tenho certeza que não há no mundo grupo de trabalho mais merecedor do que o nosso. Especificamente com relação aos pênaltis, trabalhamos diariamente essa situação com o Thiago Eler, nosso preparador. Me sentia totalmente preparado e, naquele momento, não passava outra coisa na cabeça a não ser fazer a defesa. Graças a Deus deu certo, e é um momento que ficará marcado para sempre na minha vida. Nossa geração ainda vai dar muitas alegrias para a Nação Rubro-Negra. É para isso que trabalhamos!”, disse o goleiro Pedro Victor.

“O momento do gol foi de muita tensão para a nossa equipe, já que estávamos perdendo o jogo e víamos o tempo passar sem que conseguíssemos empatar. Graças a Deus pude ajudar a equipe com um belo gol, que levou a decisão para os pênaltis. Ali, eu tinha certeza que o título seria nosso, pois sei que o Pedro Victor pegaria pelo menos um e que, pela nossa qualidade, dificilmente perderíamos algum. Felizmente, foi o que aconteceu. Por todas as dificuldades que passamos no dia a dia, a nossa geração merece o mundo. Agradeço à minha família e ao Flamengo, por tudo o que tem acontecido na minha vida”, disse Sidney, que foi eleito o MVP da final.