Notícias

Garotos do Ninho chegam à semifinal do Brasileiro Sub-20 com a melhor campanha

Equipe comandada por Marcio Torres conquistou 70% dos pontos disputados; veja os números

Por - em
Zagueiro Dantas (primeiro plano) divide a artilharia da equipe no campeonato com Vitor Gabriel (segundo plano) com quatro gols cada. Foto: Staff Images/Flamengo

Após dois anos batendo na trave, os Garotos do Ninho voltam a disputar a fase decisiva do Campeonato Brasileiro Sub-20. Com campanha sólida, o Mais Querido chegou à semifinal com uma rodada de antecedência e agora inicia a preparação para enfrentar o Vitória no Barradão, na quinta-feira, às 21h. A primeira partida decisiva contará com a transmissão dos canais ESPN e SporTV.

“Há dois anos o Flamengo não se classificava em primeira fase e a missão era essa, classificar com o melhor aproveitamento possível. Fizemos uma primeira fase regular, tivemos tropeços, mas o campeonato exige isso, é um Campeonato Brasileiro com as 20 melhores equipes do país e o objetivo foi conquistado. A segunda meta era avançar para a semifinal. A gente caiu em um grupo muito forte com Vasco, Fluminense mais o Coritiba, e mais uma vez fomos bem sucedidos fazendo bons jogos, jogos difíceis, saindo atrás do placar e tendo que reverter. O mérito é do grupo, que abraçou a ideia”, afirmou o treinador Marcio Torres, que vem trabalhando com o grupo desde a categoria sub-17.

O volante Hugo Moura efetuou 28 desarmes em oito partidas disputadas e lidera a estatística no elenco rubro-negro. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Após as conquistas da Copinha, Campeonato Carioca e Troféu Dossena, na Itália, os comandados de Marcio Torres entraram no Brasileirão em busca de mais um título para coroar um grande ano de trabalho. Ao todo, a equipe realizou 10 partidas, com sete vitórias e três derrotas, aproveitamento de 70% dos pontos disputados no campeonato nacional.

“Quando um grupo de juniores ganha a Copa São Paulo, o restante da temporada é de oscilação, mas esse ano não teve isso. Nós fomos campeões Carioca, conquistamos título em Dossena, saímos nas quartas de final da Copa do Brasil e agora estamos semifinal contra o Vitória, uma grande equipe, que eliminou o São Paulo e tirou o Corinthians. Mas estamos confiantes porque esse grupo merece mais um título e a gente vai em busca dele”, afirmou o técnico rubro-negro.

Durante a campanha irreparável no Brasileiro, os Garotos do Ninho marcaram 19 gols e sofreram 13, saldo positivo de seis tentos. O atacante Vitor Gabriel é o artilheiro da equipe tendo marcado em quatro oportunidades, assim como o zagueiro Dantas, que em três partidas marcou quatro gols. Completam a artilharia do Fla na competição Klebinho e Wendel, que marcaram três vezes. Por sua vez, Vinicius de Souza, Bill, Yuri, Reinier e Michael marcaram um gol cada. 
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

“Quando eu dirigia a equipe sub-17, eu treinava muita bola parada, nossa bola parada era muito forte. Na primeira fase não acontecia, até no Campeonato Carioca também não aconteceu e eu cobrava muito por ser um tipo de jogada importante, uma arma poderosa. Na Copa do Mundo, por exemplo, quase 50% dos gols, se não me engano, saíram de bola parada e nosso time não estava fazendo. A gente trabalhou muito, muito conversa, muito video e trabalho no campo. Agora começou a sair, justamente com o Dantas um excelente cabeceador, que deslanchou a fazer gols.”  

O Mengão atuou fora de seus domínios em cinco partidas e se mostrou um visitante indesejado ao longo do torneio. A equipe venceu Atlético-PR (3x1), Figueirense (3x0), Fluminense (3x2), Coritiba (3x2) e apenas uma derrota diante do Vasco (2x1). Com o mando de campo, o Mais Querido efetuou o mesmo número de partidas e conquistou três vitórias contra Internacional (1x0), Coritiba (2x1), Vasco (3x2) e duas derrotas para Santos (2x0) e Fluminense (1x0).

A missão dos Garotos do Ninho do Sub-20 não para por aqui, em duas semanas será decidida a vaga para a final em dois confrontos diante do Vitória, nesta quinta-feira (27), às 21h, no Barradão, e na próxima quarta-feira (03/10), às 18h30, no Raulino de Oliveira.