Notícias

Sub-19 derrota Chievo Verona e está na final do 42º Trofeo Dossena, na Itália

Base luta pelo quarto título internacional na temporada

Por - em
Uma base que, literalmente, está conquistando o mundo. Em partida válida pela semifinal do 42º Trofeo Dossena, disputado na cidade de Crema, na Itália, a equipe Sub-19 do Flamengo, comandada pelo treinador Marcio Torres, derrotou na tarde desta sexta-feira (15) o Chievo Verona (ITA) por 5x4 nos pênaltis, após empate em 2x2 (Bill e Vitor Gabriel) no tempo normal, chegando de forma invicta à grande final da tradicional competição. 

Após os títulos da Adidas Generation Cup disputada em Dallas, nos Estados Unidos (Sub-17), do Torneio Internacional de Dubai (Sub-16) e da Nike Premier Cup, torneio Sub-15 disputado em solo brasileiro mas que classificou os Garotos do Ninho para o Mundial da categoria em agosto, na Áustria, o futebol de base rubro-negro tentará conquistar neste sábado (15) nada menos do que o quarto título internacional da temporada, dessa vez com sua equipe Sub-19. O duelo decisivo do 42º Trofeo Dossena será contra o Atalanta (ITA), que derrotou o Cremonese, atual bicampeão da competição, também nos pênaltis.

O caminho do Mais Querido até a final foi árduo e cheio de dificuldades, todas superadas com muito suor e amor ao Manto. Na estreia, vitória de virada sobre o Cremasca (ITA) por 2x1, com gols de Vitor Gabriel e Marx Lenin. Na segunda e terceira rodadas da fase de classificação, empates em jogos muito duros contra as equipes do Genoa (ITA) e da Cremonese (ITA), ambos com o placar de 1x1, respectivamente com gols de Yuri e Wendel.

Na semifinal, mais um empate. O Flamengo começou o jogo contra o Chievo Verona (ITA) de forma avassaladora, e abriu 2x0 no placar ainda na primeira etapa, com gols de Bill e Vitor Gabriel. No segundo tempo o cansaço pesou, e o empate foi sofrido aos 49 minutos, no último lance da partida. Muito focados e maduros, os Garotos do Ninho não abaixaram a guarda, mantiveram a concentração e a tranquilidade e venceram o adversário nas cobranças de penalidades por 5x4, sendo perfeitos nas batidas de Vitor Ricardo, Marx Lenin, Gabriel Kazu, Aderlan e Yuri, e contando com a defesa do goleiro de Seleção Brasileira Sub-20 Hugo Souza na cobrança de Midolo, chegando assim a mais uma final internacional em 2018.

A competição

O Trofeo Angelo Dossena é um torneio de futebol disputado no verão europeu desde 1977 e reservado para as equipes sub-19. Além dos times italianos, agremiações de todo o mundo são convidados para participar da competição. Vale destacar que Grêmio, Internacional, Ituano e Bahia já conquistaram a competição italiana.

A atual fórmula de disputa prevê que as oito equipes participantes sejam divididas em dois grupos de quatro equipes cada. Na fase classificatória, os times de cada grupo se enfrentam em um sistema de pontos corridos. Os dois melhores times de cada grupo se classificam para as semifinais. Semifinais e finais são realizadas em jogo único.

O torneio recebeu o nome do médico italiano Angelo Dossena, que fazia parte da equipe médica da Associação Calcio Crema de 1952. Ele também ocupou o cargo de presidente da equipe entre 1975 a 1977, promovendo especialmente o futebol juvenil. Após sua morte em 29 de março de 1977, a competição sub-19 recebeu seu nome como forma de homenagem.