Notícias

Sub-19 empata com Cremonese (ITA), e está na semifinal do 42º Trofeo Dossena

Garotos do Ninho jogam contra o Chievo Verona nesta sexta-feira

Por - em
Foto: Gustavo Dutra/Flamengo

Na noite desta quarta-feira (13), os Garotos do Ninho deram um importante passo rumo à conquista de mais uma competição internacional no ano. O Fla empatou em 1 a 1 com o Cremonese (ITA), gol de Wendel, pelo 42º Trofeo Dossena, que está sendo disputado em Crema, na Itália. Após três rodadas disputadas, o Mais Querido se classificou para a semifinal na liderança do grupo A com 5 pontos. Com dois empates e uma vitória na fase classificatória, o Fla já enfrenta nesta sexta-feira o Chievo Verona (ITA) pela fase final da competição. 

O torneio, que começou na última segunda-feira (11), tem exigido bastante dos Garotos do Ninho, foram três jogos em sequência contra times italianos conhecidos pela forma aguerrida de enfrentar seus adversários. O treinador Márcio Torres comentou sobre a experiência na competição internacional.

“É uma competição de alto nível. Uma experiência muito boa para os atletas. Nós fizemos jogos diários com um número limitado de jogadores, nós viajamos com 16 atletas de linha e eles estão indo muito bem. Agora vem a semifinal, temos hoje para recuperar os jogadores que sofreram algum tipo de lesão, nada que vete alguém da partida. O jogo dos italianos é de muita força, eles são bem agressivos, mas de certa forma é muito bom para nossos jogadores aprenderam como joga a escola italiana, esse é o DNA deles”  

O jogo:

Finalista das últimas quatro edições e atual campeão do torneio, o Cremonese se mostrou um time que daria certo trabalho aos Garotos do Ninho. A equipe italiana começou bem a partida e logo nos minutos iniciais, Spaviero quase abriu o placar. A primeira boa chance do Flamengo veio com Vitor Gabriel, que acertou a trave após ótimo chute colocado. O Mais Querido abriu o placar já no final da primeira etapa. Aos 40 minutos, Wendel chutou cruzado para colocar o Mais Querido na frente do marcador e sair para o intervalo com a vantagem. 
No segundo tempo, o Cremonese rondou a área rubro-negra até empatar o jogo aos 17 minutos com Spaviero. O empate acabou sendo um bom negócio para as duas equipes, que se classificaram para a semifinal. O Fla enfrenta o Chievo Verona nesta sexta-feira, às 20h (horário local). Já o Cremonese faz a outra semifinal contra o Atalanta, às 22h (horário local).

O Trofeo Angelo Dossena:

O Trofeo Angelo Dossena é um torneio de futebol disputado no verão europeu desde 1977 e reservado para as equipes sub-19. Além dos times italianos, agremiações de todo o mundo são convidados para participar da competição. Vale destacar que Grêmio, Internacional, Ituano e Bahia já conquistaram a competição italiana.

A atual fórmula de disputa prevê que as oito equipes participantes sejam divididas em dois grupos de quatro equipes cada. Na fase classificatória, os times de cada grupo se enfrentam  em um sistema de pontos corridos. Os dois melhores times de cada grupo se classificam para as semifinais. Semifinais e finais são realizadas em jogo único.

O torneio recebeu o nome do médico italiano Angelo Dossena, que fazia parte da equipe médica da Associação Calcio Crema de 1952. Ele também ocupou o cargo de presidente da equipe entre 1975 a 1977, promovendo especialmente o futebol juvenil. Após sua morte em 29 de março de 1977, a competição sub-19 recebeu seu nome como forma de homenagem.