Notícias

BuzzFla - Zico x Botafogo

Recordar é viver: os melhores momentos de Zico no clássico carioca

Por - em
Semana de Flamengo x Botafogo é sempre uma semana especial. Temos pela frente um dos nossos maiores rivais e como não poderia deixar de ser, sempre nos vêm à mente memórias de vitórias passadas.

O jogo deste sábado será o de número 60 pelo Campeonato Brasileiro. Este número, aliás, remete à uma vitória histórica em 1981, pelo Carioca. No dia 08 de novembro, o Mengão inapelável meteu 6 x 0 no Botafogo, diante de um Maracanã lotado. Cinco anos depois, aí pelo Brasileiro, o Flamengo goleou por 6 a 1 os rivais, esta a última grande goleada nesses parâmetros do confronto (não esquecer os 4 a 0 de 2013). 

Nós já lembramos esses jogos em outros especiais. Hoje, mudamos um pouco o foco e deixamos virado Nele. Zico. O Galinho que sempre considerou o Botafogo o principal rival a ser batido. Desde os seus tempos de torcedor, Zico queria ver o Flamengo vencendo ininterruptamente o alvinegro e colaborou bastante para isso. Com 16 gols, é o principal artilheiro rubro-negro do confronto. E aqui, no Buzz Fla de hoje, selecionamos seis gols (claro) de Zico para vocês.

1. Aquele balaço de fora da área

Que Zico fazia gol de qualquer lugar, isso era óbvio. Mas naquele 18/03/1979, Ele acertou um chute absurdo. Recebeu de Leandro na entrada da área, de costas, com o marcador em cima, matou a bola, girou e bateu, tirando qualquer chance de defesa do goleiro alvinegro. Foi o primeiro gol de Zico na vitória por 3 a 0, que valeu o título do primeiro turno do Estadual daquele ano. Se liga na obra prima aí embaixo. 



2. Talento e improviso na medida certa

Adílio recebe, carrega a bola, tira da marcação e acha Zico. Ele recebeu, o gramado atrapalhou, a bola subiu e a genialidade apareceu. Com um leve toque, Zico encobriu Zé Carlos e marcou um golaço no Maracanã. Um toque de sua maestria, se sua capacidade de resolver rápido um problema. Um lance que lembra o Seu golaço contra o Paraguai, pelas eliminatórias da Copa de 1986. 

3. Dois em um

No empate em 2 a 2 pelo Campeonato Carioca de 1979, Zico estava demais. O jogo decidia o segundo turno da competição e Zico entrou em campo pronto para garantir essa taça. Marcou os dois gols no primeiro tempo, aos 32 e aos 45, e nem o empate alvingero serviu para evitar a conquista rubro-negra. O Flamengo terminou o turno com 15 pontos, dois a mais que o Fluminense, que no mesmo dia tomou 4 a 1 do América. 

Os dois gols foram obra de oportunismo do Galinho. No primeiro, Ele mesmo iniciou a jogada que acabou em bate-rebate na entrada da área. Zico não quis nem saber. Chegou enfiando a bomba para vencer o goleiro Luís Carlos e abrir o placar. O segundo saiu numa confusão que o craque soube aproveitar. Ele mesmo chutou a primeira, a bola rebateu na zaga e ficou perdida na área. Só que ela "procura" quem sabe. Zico pegou o rebote e novamente tirou de Luís Carlos, acertando o cantinho do gol. Na narração, o saudoso Luciano do Valle se derreteu ao camisa 10 do Mengão. Confira aí embaixo. 

4. O último gol

Em 1989, Zico se despediu do Flamengo e teve seu último confronto contra o rival. Foi na final do estadual. O resultado foi amargo, eles levaram o título em duas decisões emocionantes, mas o que fica na memória é o golaço-aço-aço de falta que Ele marcou no confronto válido pela Taça Rio. Em 05 de maio, os times se encararam no Maracanã para um público humilde, 27 mil pessoas. O jogo terminou empatado em 3 a 3 e o gol de Zico, de falta, foi disparado o mais bonito. Quis o destino que seu último gol contra o Botafogo, tal como contra o Fluminense, fosse de sua marca registrada. Contra o Vasco também foi de bola parada, mas de pênalti. 

Relembre aí embaixo o golaço de Zico naquele 3 a 3. Nos treinos, Ele costumava falar que colocava uma camisa ou uma toalha no gol e mirava lá para acertar. Veja que a bola foi onde estava a toalha de Ricardo Cruz. Coincidência? Acho que não....


5. O do 6 a 0

O último gol da lista é aquele na partida da vingança. Havia um jogo entalado na garganta. Havia uma vingança. Havia uma raiva. Havia um cartaz que dizia "nós gostamos de vo6". Em campo havia um time que seria campeão do mundo naquele ano. Nunes abriu o placar, aos sete minutos. Zico, ampliou, com mais um chutaço de fora da área (como gostava de fazer gol de longe contra o Botafogo, rapaz...). Chutou a primeira, a bola bateu na zaga e voltou (já viu isso antes?). Ela, mais uma vez, procurou o craque. Ele mesmo matou, ajeitou e mandou de canhota, no cantinho, para fazer o segundo. Naquela partida, Zico ainda fez mais um, de pênalti, o quinto da goleada. 

Fechamos a lista de hoje com o vídeo abaixo, que mostra todos os gols na narração de Galvão Bueno.