Notícias

Flamengo alerta sobre os perigos do câncer de pele e a importância dos cuidados

Clube apoia o #DezembroLaranja e destaca o objetivo principal da campanha

Por - em


O Clube de Regatas do Flamengo procura sempre estar engajado com campanhas importantes e agora chegou a vez de falar sobre o “Dezembro Laranja”. A ação, que existe desde 2014, defende a prevenção e a informação sobre o câncer de pele. O Mais Querido do Mundo abraça mais uma grande causa, prezando pela conscientização e alerta sobre os cuidados que todos devem ter no combate à doença.

O objetivo principal da campanha #DezembroLaranja é um país com o menor número possível de casos da doença. Um dos meios de informar as pessoas sobre a importância da causa é a conscientização pública e por isso as redes sociais têm um papel fundamental para o andamento desse processo. 

O Flamengo se importa e preserva a saúde dos atletas de todas as modalidades. Por isso, o clube auxilia todos eles no dia a dia para o cuidado nos momentos em que estão expostos ao sol. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos por ano.

"Se exponha, mas não se queime". Esse é o tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele em 2018. A ação é muito importante para ajudar informar as medidas preventivas e também na hora de procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. 

Buscando informar e conscientizar todos sobre a campanha, o Flamengo conversou com o Dr. Claudio Cardone, Coordenador Médico do CUIDAR, falando sobre as medidas que precisam ser tomadas para evitar o câncer de pele.

"É importante tentar na medida do possível evitar esses horário de 10h até 16h exposto ao sol e identificar qualquer mancha diferente que apareça na pele. Não podemos aceitar isso como algo normal. É fundamental procurar um médico, um dermatologista, para que se possa fazer o diagnóstico precoce para a existência ou não do câncer. Isso também é fundamental para o tratamento. As manchas devem ser investigadas e essas são as formas de prevenção que a gente pode sugerir."

O Dr. Cardone também explicou como funciona a prevenção dentro do esporte e ressaltou a importância do uso do protetor solar com o fator mínimo 15.

"O Flamengo têm os esportes aquáticos, onde os atletas ficam expostos ao sol e muitas vezes a gente não consegue evitar isso. A primeira medida é a escolha dos horários do treinamento. É bom evitar aqueles horários de 10h e 16h. Claro que existem barreiras logísticas para isso, mas é bom que os treinamentos sejam feitos fora dessa faixa horária. O segundo aspecto é que todos usem o protetor solar com o fator mínimo 15 e é importante que seja recolocado a cada duas horas, por conta do suor e do contato com a água."

Além de evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, é bom que as pessoas sempre estejam protegidas por camisetas e bonés. O uso dos óculos de sol com proteção UV também é muito importante, além da aplicação diária do protetor solar.