Notícias

Flamengo homenageia ídolos negros em jogo contra o Cruzeiro

Para celebrar o Mês da Consciência Negra, cada atleta do elenco terá o nome de um craque estampado na camisa de jogo

Por - em
A história do Flamengo está diretamente ligada à diversidade e o Clube tem orgulho de ser seguido a todo lado pela maior e mais heterogênea torcida do mundo. Com raízes em todos os cantos do Brasil, o Mais Querido é um elo que une todas as camadas sociais, credos e cores. Rubro e negro, o time da Gávea não poderia deixar de enaltecer o Dia da Consciência Negra, celebrado na última terça-feira, dia 20 de novembro. Neste domingo (25), na partida válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Cruzeiro, os atletas do elenco de futebol profissional irão, cada um, homenagear um jogador negro que marcou os 123 anos de história do Flamengo. No total, serão 35 nomes de craques do clube estampados nos Mantos de jogo.
 
A lista dos homenageados está repleta de grandes personagens do Rubro-Negro e contará com nomes como Domingos da Guia, Zizinho, Adílio, Andrade, Júnior, Nélio, Fio Maravilha, Romário e Obina. De Leônidas da Silva a Adriano Imperador, o Mais Querido celebra seus craques negros que marcaram eternamente os corações da Nação Rubro-Negra com raça, amor, paixão e gols.
 
Para o presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello, a homenagem é fundamental para reconhecer aqueles que lutaram e lutam pelo Manto Sagrado, dentro e fora das quatro linhas.
 
“Esta homenagem que o clube está fazendo aos seus ex-jogadores, e também aos seus torcedores negros, é quase uma obrigação. Estamos ligados intimamente aos negros. O próprio símbolo do Flamengo, que é o Urubu, surgiu de uma manifestação racista das outras torcidas, que incorporamos para nós. Temos muito orgulho de ter a nossa torcida formada em grande parte por pessoas negras. Os jogadores sempre fizeram parte da nossa história, alguns foram até perseguidos. Mas o Flamengo é muito maior do que isso e esse tipo de homenagem é mais do que merecida”, concluiu.
 
Confira  a relação dos nomes e números dos atletas homenageados:
1 - Rodrigues Neto
2 - Piá
4 - Jarbas
5 - Leônidas
6 - Renato Abreu
7 - Beto
8 - Adílio
10 - Adriano
11 - Junior
13 - Índio
14 - Romário
15 - Domingos da Guia
16 - Rubens
17 - Silva Batuta
18 - Andrade
19 - Obina
20 - Zizinho
21- Toninho Baiano
22 - PC Caju
23 - Nélio
25 - Geraldo
26 - Jayme de Almeida
27 - Caio Cambalhota
28 - Cláudio Adão
29 - Fio Maravilha
30 - Adriano Silva
31 - Manguito
37 - Ubirajara Alcântara
40 - Liminha
43 - Júnior Baiano
44 - Marinho
45 - Luiz Borracha
46 - Jadir
55 - Newton Canegal
58 - Jordan