Notícias

Nota Oficial: Posicionamento sobre decisões da CBF

Por - em
O Clube de Regatas do Flamengo vem a público manifestar sua repulsa às recentes decisões da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em especial os fatos que envolveram a convocação do atleta Lucas Paquetá para os amistosos da Seleção Brasileira contra Estados Unidos e El Salvador e a escalação de Bráulio da Silva Machado para apitar a partida contra o Corinthians, nesta quarta-feira, pelas semifinais da Copa do Brasil.

No caso específico dos amistosos da seleção, chama a atenção a intransigência da CBF em relação às alternativas apresentadas pelo Flamengo para que pudesse contar com o atleta convocado. Foram sugeridas a mudança da data do primeiro confronto contra o Corinthians e a liberação da participação de Lucas Paquetá na partida contra El Salvador, um adversário de valor duvidoso para a preparação do Brasil. A entidade, no entanto, manteve-se inflexível. Vale lembrar que o Flamengo teve também as convocações do volante Cuéllar, pela Colômbia, e do lateral-esquerdo Trauco, que, somadas à convocação de Paquetá e à inadequação do calendário, tiraram os jogadores de duas partidas do Campeonato Brasileiro, claramente provocando desequilíbrio técnico na principal competição administrada pela entidade.

Já a escalação do arbitro Bráulio da Silva Machado para a partida desta quarta-feira é absurda. Foi ele quem teve atuação lamentável no jogo entre Palmeiras e Flamengo no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, deixou de expulsar o jogador Felipe Melo após entrada criminosa em Vinicius Jr, ato que poderia ter causado séria lesão ao jovem atleta. Além disso, terminou a partida antes do tempo previsto, sendo que o adversário estava neste momento atuando com um volante no lugar do goleiro que havia sido expulso, impedindo que o Flamengo buscasse os três pontos nos momentos finais do jogo.

Esses fatos e outras ocorrências recentes fazem com que o Flamengo sinta-se sistematicamente prejudicado pela atual gestão da CBF, o que hoje já nos permite concluir ser resultado da postura adotada pelo clube em relação à governança da entidade.

O Flamengo possui uma história de conquistas, tem a maior torcida do Brasil, é dono das maiores audiências em transmissões dos jogos pela televisão, conta com a maior média de público em estádios do ano e, portanto, clube e seus torcedores merecem respeito. Estivesse realmente interessada em mudar a imagem desgastada do nosso futebol, a CBF deveria tratar todos os seus filiados com igualdade e isenção e não fustigar com ações de bastidores aqueles que, como o Flamengo, são incansáveis na busca pela real profissionalização do futebol brasileiro.

Por fim, após todos esses episódios lamentáveis, o Flamengo exige que a classificação à final da Copa do Brasil e as rodadas restantes do Campeonato Brasileiro sejam decididas exclusivamente pela capacidade dos jogadores dentro de campo.

Clube de Regatas do Flamengo