Notícias

Santa Fé x Flamengo: O que você precisa saber sobre o jogo

Os times se enfrentam quarta-feira, na Colômbia, em partida-chave para o Grupo 4 da Conmebol Libertadores

Por - em

O Flamengo viaja nesta segunda-feira para a Colômbia, onde enfrentará o Clube Independiente Santa Fé, nesta quarta-feira, na quarta rodada da Copa Conmebol Libertadores da América. Os times estão no grupo 4 e iniciam o returno da chave. A partida será disputada às 21h45 (Brasília) no estádio El Campín, campo do Santa Fé, em Bogotá. No dia seguinte, às 19h15, o River Plate receberá o Emelec no Monumental de Nunez, na outra partida do grupo. 

Sócio-torcedor tem mais Flamengo na hora de se informar: tem acesso à FlaTV Nação Rubro-Negra, com transmissões ao vivo de treinos e vídeos exclusivos no site, e desconto na assinatura da revista oficial! Clique e sinta o orgulho de ser sócio-torcedor.

SANTA FÉ X FLAMENGO

Os times se enfrentaram apenas uma vez na história da competição. Na última quarta-feira, diante de um Maracanã com portões fechados, as equipes empataram em 1 a 1, gols de Dourado, para o Fla, e Morelo, para o Santa Fé. Os colombianos estão em sua 12ª participação na Libertadores, a sexta seguida. Nunca conquistaram a competição. 

COMO ESTÁ O GRUPO

Flamengo e River Plate fazem uma campanha praticamente idêntica no grupo 4. Ambos possuem uma vitória e dois empates e somam cinco pontos, mas o Rubro-Negro tem dois gols a mais, o que o coloca na liderança. O River ainda faz duas partidas em casa, nesta quinta, e na última rodada, contra o Flamengo. O Mais Querido só encontrará sua torcida uma vez, contra o Emelec, dia 16/05, no Maracanã. E será a única vez mesmo, nesta fase, pois o time jogou duas partidas com portões fechados por conta das punições impostas pela Conmebol. 

COMO FICA

Se o Flamengo ganhar na quarta (e vai), chegará a oito pontos em ótima situação no grupo, abrindo cinco pontos sobre o Santa Fé e sete contra o Emelec, não podendo mais ser alcançado pelos equatorianos. O Santa Fé irá para um jogo de vida ou morte contra o River Plate, em casa, enquanto o Flamengo também jogará em seus domínios contra o Emelec. Em caso de empate, o Flamengo vai a seis pontos e o Santa Fé fica com quatro, mas o River Plate fica com a parrilla na mão para assumir a liderança. Como o Mais Querido ainda terá um jogo em casa, e os argentinos fora, a situação poderá se inverter, mas a definição do grupo ficará mesmo para a última rodada.

QUEM VIAJA

O Mengão se encaminhou para a Colômbia na manhã desta segunda-feira. Vinte e três jogadores foram relacionados para a partida. Você confere a lista abaixo. 

O zagueiro Rhodolfo ainda está em fase de transição para voltar ao time e por isso não viajou. 

O CAMPO DO JOGO

O Santa Fé joga no estádio Nemesio Camacho, conhecido como El Campín, o principal campo de Bogotá. Divide o espaço com o Millonarios e o nome "Campín" vem de um trocadilho com o antigo uso do local, um camping. 

O campo é um espaço de jogos nobre. Casa da seleção colombiana na capital Bogotá, já sediou os Jogos Pan-Americanos de 1971, três finais de Copa América (1964, 1975 e 2001), vários jogos de Eliminatórias para a Copa do Mundo, a final da Libertadores de 1989 (vencida pelo Atlético Nacional sobre o Olimpia), a decisão da Copa Conmebol de 1996, conquistada pelo Lanus sobre o próprio Santa Fé e outras partidas históricas. Foi neste gramado que o Santa Fé conquistou a Copa Sul-Americana de 2015, na final sobre o Huracán.


Embora já tenha recebido mais de 65 mil pessoas em uma partida da seleção, hoje sua capacidade é de 33 mil torcedores. Provavelmente estará um caldeirão. Outro fator muito aproveitado pelos colombianos é a tão falada altitude. Bogotá é a terceira capital mais alta do mundo, com 2.640 metros de altitude. Não é nenhuma La Paz (mais de 1000 metros acima), mas, sim, o ar fica rarefeito, a bola "muda de ideia no voo" e a respiração complica um pouco. Ninguém disse que seria fácil. 

El Campín também é a casa dos grandes shows de Bogotá. Paul McCartney, Guns N Roses, Lady Gaga, Luciano Pavarotti, Rolling Stones, Kiss, James Brown e outros já tocaram ali. Quarta será a vez do Flamengo. 

A PREPARAÇÃO

Após a vitória por 2 a 0 sobre o América-MG, no sábado, o Flamengo descansou no domingo e programou sua viagem para bem cedo nesta segunda. A previsão de chegada é às 14h35 (horário local) e no mesmo dia o time treinará no Campincito, às 19h. Em seguida, fará o reconhecimento do gramado do El Campín. Na terça-feira, às 16h (local), realizará um novo treinamento no Campincito. A partida será às 19h45, no horário de Bogotá, que está duas horas atrás do nosso. O time volta ao Brasil logo após o jogo, com chegada prevista ao Rio na quinta-feira, às 10h50. 

INGRESSOS

Se o torcedor rubro-negro estiver em Bogotá e quiser ir ao jogo, pode comprar o ingresso no local, na bilheteria da Occidental General Norte por $69.000 Pesos Colombianos, cerca de R$ 84,00. É obrigatória a apresentação de passaporte ou identidade estrangeira para entrar no estádio. Confira abaixo onde é o setor destinado à Nação.


Agora é esperar a bola rolar. Acompanhem em nossas redes sociais o dia a dia da equipe na Colômbia. Siga-nos no Twitter, no Instagram e curta nossa página no Facebook. A FlaTV também leva à Nação Rubro-Negra imagens exclusivas de bastidores e da partida. Inscreva-se com um clique, é de graça!