Notícias

Flamengo renova com suas estrelas da ginástica artística

Contratos são mantidos por dois anos, com foco em Tóquio-2020

Por - em


As quatro maiores ginastas do Brasil na atualidade continuam no Flamengo. O clube renovou os contratos de Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Rebeca Andrade e Lorrane Santos. Visando o projeto de Tóquio-2020, o clube manteve os quatro nomes essenciais da Seleção Brasileira e também para fortalecer o esporte interno. Os contratos são válidos por dois anos, prometendo um time forte para a disputa dos campeonatos nacionais e internacionais. Em outubro, as atletas terão pela frente a etapa do Mundial em Stuttgart, na Alemanha, valendo a vaga por equipes para Tóquio. E, durante o ano, outras competições definirão quem vai para as Olimpíadas na classificação individual. 

A mais experiente das atletas, Jade Barbosa está no clube desde 1997 e continua mais um ciclo, garantindo tranquilidade para seguir com os treinos visando Tóquio e demais competições internacionais. A ginasta destacou também o apoio que o Flamengo dá à equipe, mantendo uma realidade diferente do que é visto no restante do país. 

"Eu estou no Flamengo desde 1997. Acho que é uma vida. A gente constroi uma familia aqui. Temos momentos bons e ruins, todo o tipo de emoções. Acho que, para um atleta olímpico, é muito bom e dá uma traquilidade para Tóquio. O Flamengo sempre investiu em esporte olímpico e a ginástica sempre teve essa vontade de ganhar a Olimpíada e o Mundial, de obter resultados internacionais. Sou uma atleta privilegiada, dentro do que a gente escuta. Vivemos outra realidade e fico feliz com isso. Não sei como será depois 2020, mas a gente vê isso depois. O foco é manter o máximo de meninas dentro da seleção e continuar esse ciclo, que agora vem uma nova geração", declarou Jade, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007 e dona de diversos títulos pelo Flamengo. 

Quem também está completando mais um ciclo olímpico na Gávea é Flavia Saraiva. No clube desde 2016, Flavinha comemorou mais uma renovação e agora já tem o foco voltado para a Copa do Mundo Individual Geral, na Alemanha, em Março, onde tentará uma vaga para Tóquio. 

"Eu estou muito feliz. Entrei antes da Rio-2016 e agora, renovar para mais uma, e para mais dois anos, é muito gratificante. Daqui duas semanas teremos a competição na Alemanha, depois ainda tem o Brasileiro, o Pan e o Mundial", disse a medalha de bronze no Pan de Toronto e uma das 10 melhores ginastas do mundo em 2018. 

Lorrane dos Santos e Rebeca Andrade completam o time de renovações na ginástica. Lorrane é cria da base rubro-negra e passou quatro anos fora, retornando em 2017. A ginasta celebra o acordo com o clube de infância e também comemora a tranquilidade que a renovação proporciona para trabalhar. 

"Para mim, é uma honra ter um contrato com mais dois anos. Sempre foi meu clube de coração. Infelizmente, precisei ficar fora por um tempo, mas agora estou aqui, com dois anos garantidos. Estou muito feliz. Ter um clube garantido até o ano que vem é muito bom, principalmente com a Olimpíada aí. Sair e procurar um lugar complicaria muito", afirmou. 

O discurso é o mesmo de Rebeca, que também se sente aliviada em poder só pensar na ginástica, a partir de agora. A dona de quatro ouros na Copa do Mundo ressalta também o fato de conhecer todo mundo no clube, o que a faz se sentir em casa quando veste a camisa do Flamengo.

"É muito bom. Eu estou aqui já faz tempo. Todos me conhecem e me tratam muito bem. Eu gosto muito de estar no Flamengo. Se tivesse que sair, mudaria tudo. É menos um problema na cabeça e ter essa segurança é muito bom", finalizou. 

As equipes de ginástica artística do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – AmBev, Rede D’or, e Estácio – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.