Notícias

Flamengo volta do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística com seis medalhas

Jade Barbosa conquistou a prata individual geral

Por - em
As equipes de ginástica artística do Flamengo conquistaram seis medalhas no Campeonato Brasileiro da modalidade, realizado no último fim de semana. Em São Bernardo do Campo (SP), Jade Barbosa ficou com a prata no individual geral e o time Infantil conseguiu a segunda colocação por equipes, além de um ouro, duas pratas e um bronze. A final por equipes da categoria Adulto, que seria realizada no domingo (24), último dia de competições, foi cancelada. 

Pela manhã, foram identificados problemas técnicos na rede elétrica do ginásio Adib Moysés Dib, sede do evento, que impediram a continuação da competição. A Confederação Brasileira de Ginástica emitiu um comunicado informando que uma nova data será divulgada para a realização da disputa. O Mais Querido havia terminado as disputas de sábado (23) no primeiro lugar geral e era um dos favoritos ao título após grandes apresentações das atletas rubro-negras.

Na sexta-feira (22), as ginastas treinadas por Ângelo Sabino estrearam no torneio nas provas de salto e paralelas assimétricas. No salto, Jade conseguiu pontuação de 13.650, Flávia Saraiva ficou com 13.550 e Luisa Kirchmayer com 13.150. Isabelle Retamiro foi a melhor atleta do Mais Querido no aparelho, fazendo 13.800 pontos. Nas assimétricas, Jade ficou com 13.850, logo atrás de Lorrane Oliveira, que com 13.900 pontos foi a mais bem colocada de toda a competição. 

No dia seguinte, com duas apresentações impecáveis na trave e no solo, onde foi a atleta com maior pontuação, Flávia Saraiva encantou a torcida presente no ginásio. A ginasta fez 14.350 e 14.000 pontos nos aparelhos, respectivamente, mas por conta de uma queda nas assimétricas no dia anterior, ficou de fora do pódio no individual geral. Na trave, Jade também brilhou e conseguiu pontuação de 13.600, enquanto Luisa ficou com 12.650. A jovem rubro-negra também fez excelente rotina no solo, que rendeu 13.000 pontos. Na mesma prova, Jade Barbosa pontuou 13.200, somando um total de 54.300 e conquistando a prata na competição geral.

No Infantil, comandado por Daniela Antunes, além da segunda colocação por equipes, teve dobradinha rubro-negra no pódio individual geral com Maria Heloisa Carvalho em primeiro e Manuela Garcia em segundo. No solo, prata para Maria Manuela Silva, e no salto, bronze para Ana Leticia Silva.

As equipes de ginástica artística do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.