Notícias

Ginásio Cláudio Coutinho é reinaugurado com cerimônia

Casa da ginástica artística rubro-negra recebe novos equipamentos e é palco de homenagens a ex-atletas

Por - em
Nesta quinta-feira (03.12), a Gávea foi palco de um momento de recomeço e emoção. O ginásio Cláudio Coutinho, palco do treinamento de ginastas rubro-negras ao longo da história, foi reinaugurado, após reformas que o tornaram um dos melhores locais para a prática da modalidade no país. A cerimônia teve presença de atletas e treinadores do clube, além de grandes ex-ginastas.

Depois de um incêndio, ocorrido em novembro de 2012, a área precisou passar por reformas. Além disso, o ginásio recebeu novos equipamentos, aptos para a formação de ginastas à altura da grandeza do Mais Querido. Houve a instalação também de equipamentos de ar condicionado e um novo fosso. Depois de três anos, este processo chegou ao fim. Ex-treinadora do Flamengo e hoje coordenadora da Seleção Brasileira feminina, Georgette Vidor esteve presente e não escondeu sua emoção.

"Ver o incêndio em 2012 foi um dos momentos mais tristes da minha vida. Participei da ginástica do Flamengo por grande parte da minha vida, estive envolvida na construção deste ginásio e só conseguia pensar 'O que vai ser da ginástica do Flamengo agora?' Estar hoje aqui é uma grande emoção", conta.

A noite começou com discursos do presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, e do vice-presidente de Esportes Olímpicos, Alexandre Póvoa.

"Foram três anos de muito trabalho, muito esforço e pouco dinheiro para reconstruir isto aqui, que é um patrimônio rubro-negro. Eu não poderia nunca deixar de agradecer à Confederação Brasileira de Clubes (CBC), ao Comitê Olímpico Americano (USOC) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que nos ajudaram, e conseguimos recuperar este equipamento. Vamos usar isto para elevar nossa ginástica ao nível que ela merece. Tenho certeza que daqui para frente vai nos dar cada vez mais alegrias", afirmou Bandeira de Mello, seguido por Póvoa.

"29 de novembro de 2012 foi um dia muito ruim. Logo depois, a gente foi mudando o panorama do Flamengo de não pagar dívidas, impostos e, assim, conseguimos acesso à Lei de Incentivo. A reinauguração deste ginásio hoje completa um ciclo que a gente conseguiu, em três anos, passar por um período muito duro", disse o vice-presidente.

Marcelo Vido, diretor-executivo de Esportes Olímpicos, também se pronunciou. "Um agradecimento especial a nossos parceiros e aos pais dos atletas e dos integrantes da Escola de Esportes do Flamengo. É muito importante acompanhar, sei a importância disso. Agradeço aos atletas e à comissão técnica. Um salve à ginástica, salve aos esportes olímpicos do Flamengo, salve ao Flamengo!", comemorou.

Homenagens e reencontros
A reinauguração do ginásio continuou com uma homenagem a todos os atletas rubro-negros que participaram em jogos olímpicos e mundiais de ginástica artística. Os ginastas receberam placas com os feitos. Em seguida, houve pronunciamento das ex-ginastas Georgette Vidor, que dá o nome ao centro de força e musculação da sede social na Gávea, e Luisa Parente, que foi uma das maiores atletas da modalidade no país e hoje é gerente de Esportes Olímpicos Terrestres do clube.

Grandes nomes da ginástica rubro-negra receberam estatuetas comemorativas em agradecimento à colaboração pelo esporte olímpico. Para finalizar, os integrantes das equipes do Flamengo realizaram séries de exibição em cada um dos equipamentos do ginásio.

Keli Kitaura, treinadora da equipe feminina de ginástica artística do clube e da Seleção Brasileira, se mostrou feliz por suas atletas."Nós treinamos em Três Rios (RJ) durante este tempo. Fomos muito bem recebidos lá, mas não era nossa casa, não era o Flamengo. Foi muito bom chegar aqui hoje, dava para ver o brilho no olhar das nossas atletas", revelou.

A ginasta Jade Barbosa também comemorou a reestruturação do ginásio. "Quando cheguei aqui, em 1997, achava o ginásio a coisa mais linda do mundo. Tudo o que a gente conseguia era com muito esforço, muita luta. Ver hoje como estão os equipamentos me deixa muito feliz pelas próximas gerações, que terão um estímulo e as condições ainda melhores", finalizou.

Você pode acompanhar mais sobre a reinauguração do Ginásio Claudio Coutinho em breve na Nova FlaTV. Clique aqui, inscreva-se no canal do Mengão no youtube e fique por dentro das novidades!

As equipes de ginástica artística de base do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seu patrocinador – MRS Logística – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR). Você também pode contribuir se tornando um Anjo da Guarda Rubro-Negro. Basta transferir até 6% de seu IR devido, recebendo sua contribuição de volta na restituição do imposto de renda. Participe acessando www.flamengo.com.br/anjodaguarda. Clique aqui e saiba quem já transferiu o seu imposto para os projetos de 2015.