Notícias

Ginástica artística rubro-negra fecha primeiro semestre de 2019 com conquistas

Relembre os resultados da modalidade do Mais Querido na primeira metade do ano

Por - em
Foto: Marcelo Cortes
A ginástica artística rubro-negra fechou a primeira metade da temporada 2019 com um saldo bastante positivo, tanto na categoria adulta quanto na base. Dentre as principais conquistas, o grande destaque ficou por conta do título do Campeonato Brasileiro de Especialistas, a competição mais importante disputada no semestre.

No Brasileiro de Especialistas, realizado na Arena Carioca 3 no início de junho, as meninas da Gávea brilharam em suas apresentações e conquistaram sete medalhas, sendo três de ouro, três de prata e uma de bronze. Jade Barbosa, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira e Isabelle Cruz chegaram às finais e foram fundamentais para o Flamengo garantir o título de campeão geral. 

Alguns meses antes, em março, representando a Seleção Brasileira feminina, as rubro-negras Jade, Flávia e Rebeca disputaram o DTB Pokal e conquistaram o título inédito por equipes da competição. O evento serviu de preparação para o Mundial da modalidade.

Nas categorias de base, os ginastas do Mais Querido também fizeram bonito. O Rubro-Negro foi campeão do Torneio Nacional de Ginástica Artística Juvenil no naipe feminino e masculino. Roger Gomes, Cauã Rocha e Matheus Fernandes ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugares no individual geral, respectivamente, no masculino. No feminino, Maria Heloísa Moreno, em primeiro, Hellen Vitória Benevides, em segundo e Giovanna Cruz, terceiro, formaram o pódio rubro-negro. Enquanto isso, Manuela Garcia, quarta colocada, também teve um bom desempenho individual no torneio.

Grande revelação rubro-negra nos últimos anos, Josué Heliodoro fez sua estreia em competições internacionais pela seleção nacional e foi considerado o segundo melhor atleta brasileiro no Júnior Team Cup, torneio voltado para ginastas com idade entre 17 e 18 anos. 

Agora, as rubro-negras continuam treinando forte para encarar mais uma edição do Campeonato Brasileiro da modalidade, que será realizado entre os dias 13 e 18 de agosto em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Antes, Jade Barbosa, Flávia Saraiva e Lorrane Oliveira vivem a expectativa de serem convocadas para a equipe brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, entre os dias 26 de julho e 11 de agosto.


As equipes de ginástica artística do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.