Notícias

Ginástica Artística rubro-negra tem ano de grandes conquistas

Confira o retrospecto de 2018 de uma das mais tradicionais modalidades do clube

Por - em
Mundial, Brasileiro, Especialistas... estas são apenas algumas das competições em que as atletas da ginástica artística do Flamengo brilharam em 2018. Um dos mais tradicionais esportes do clube, a modalidade teve um ano de grandes conquistas, resultado do crescimento cada vez maior dos esportes olímpicos do clube.



A renovação dos contratos de Jade Barbosa, Flavia Saraiva, Rebeca Andrade e Lorrane Oliveira, em março, foi um dos principais triunfos da ginástica no ano. Ao lado do restante da equipe, composta por Milleny Esteves, Lorena Antunes, Luisa Kirchmayer, Maria Cecília Oliveira, Beatriz Simões, Isabelle Retamiro e Maria Julia Marques, as atletas olímpicas fizeram bonito ao longo da temporada. Maria Julia deu o pontapé inicial nas conquistas do Flamengo ainda em março, sagrando-se campeã da Seletiva Nacional para a Gymnasiade e garantindo vaga na Seleção Brasileira escolar que disputou o maior campeonato estudantil do mundo.

Em abril, Flavia Saraiva assegurou a medalha de prata para o Brasil no Trofeo Città de Jesolo, na Itália. Contando ainda com Jade Barbosa no elenco, o país ficou com a segunda colocação geral na competição. Menos de dois meses depois, as duas brilharam mais uma vez com a Seleção Brasileira nos Jogos Sul-Americanos. Foram sete medalhas no total, sendo dois ouros (trave e barras assimétricas) e uma prata (individual geral) para Flavinha, e duas pratas (trave e barras assimétricas) e um bronze (individual geral) para Jade, além do título por equipes.

Ainda em junho, o time rubro-negro disputou o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, em São Bernardo do Campo (SP). O Mais Querido voltou para o Rio de Janeiro em primeiro lugar na classificatória e com a prata de Jade Barbosa no individual geral, além de cinco medalhas conquistadas pela categoria Infantil (um ouro, três pratas e um bronze).

Em agosto, o Campeonato Brasileiro de Especialistas foi palco também da final por equipes do Brasileiro, que terminou com o título do FlamengoNa cidade de Santos, em São Paulo, Jade Barbosa, Flavia Saraiva e Isabelle Retamiro brilharam e colocaram o Mais Querido no pódio em todos os aparelhos. Isabelle e Beatriz Simões foram as ginastas rubro-negras classificadas para a decisão no salto. Com 13.800 pontos, Isabelle conquistou o ouro, enquanto Bia, com 6.700, ficou em quinto lugar. Nas paralelas, Jade Barbosa conseguiu pontuação de 13.200, garantindo mais um título para o Rubro-Negro. Luisa Kirchmayer fez 11.400 e terminou em sexto. Na trave, dobradinha no pódio com Flavia Saraiva em primeiro (14.300) e Jade em segundo (13.150). Na última prova do dia, mais uma medalha para Flavinha, que garantiu a prata ao pontuar 13.500 no solo.

Com grandes apresentações ao longo do ano, Jade, Flavia, Rebeca e Lorrane foram convocadas para a Seleção Brasileira que disputou o Pan-Americano de Ginástica Artística, em Lima, no Peru, no mês de setembro. O Brasil terminou a competição no segundo lugar geral, com quatro das cinco atletas do time representando o Mais Querido. Mais uma vez, Flavia se destacou e garantiu ainda duas pratas - na trave e no solo - e um bronze no individual geral.

As atletas do Flamengo entraram em ação novamente no dia 21 de outubro, pelo Campeonato Estadual. Na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, o Rubro-Negro saiu com o título da categoria Sênior, com ótimo desempenho de Isabelle Retamiro, Beatriz Simão e Milleny Esteves, que pintaram o pódio de vermelho e preto, conquistando as três primeiras colocações, respectivamente. O Mais Querido também conquistou o ouro nas categorias Infantil, Pré-Infantil, Pré-Infantil Estreante e Mirim Iniciante. Enquanto isso, as rubro-negras na Seleção Brasileira se preparavam para o Campeonato Mundial de Ginástica Artística. 

Entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro, Flavia, Jade, Rebeca e Lorrane disputaram a competição internacional no Aspire Dome, maior ginásio coberto multiuso do mundo, situado em Doha, no Qatar. Mais uma vez, o Flamengo foi a base da equipe nacional com quatro das seis atletas convocadas. As rubro-negras foram fundamentais na importante conquista do país, que se classificou para a final por equipes pela primeira em onze anos. O Brasil havia se qualificado pela última vez em 2007, no Mundial de Stuttgart, na Alemanha, quando Jade Barbosa conquistou o bronze no individual geral. Jade e Flavia também brilharam se classificando para as finais individuais, com Flavinha passando ainda para a decisão no solo. Os resultados foram extremamente significativos para o país: Flavia ficou com a 8ª colocação geral, se firmando como uma das dez melhores ginastas do mundo na atualidade, e o 5º lugar no solo. Jade terminou a competição na 15ª posição. 

Agora, as atletas estão de volta ao clube e se preparam para os últimos compromissos de 2018. Pela Seleção Brasileira, há ainda a possibilidade de convocação para a Copa do Mundo de Ginástica Artística, entre 22 e 25 de novembro, em Cottbus, na Alemanha. 

As equipes de ginástica artística do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.