Notícias

Atletas do Nado Artístico voltam às piscinas para disputa do Torneio de Figuras

Competição acontece neste sábado (22) no Tijuca Tênis Clube com equipes Infantil e Juvenil da modalidade

Por - em
O futuro do nado artístico rubro-negro vai entrar em cena no fim de semana. Com equipes Infantil e Juvenil, o Flamengo participará do Torneio de Figuras - Troféu Roberta Perillier que acontece neste sábado (22) no Tijuca Tênis Clube. Além do Mais Querido, Fluminense, Tijuca e Guanabara disputam o campeonato.

A competição é composta por uma única prova com as atletas competindo de forma individual. Cada figura forma uma sequência de posições básicas com movimentos de transição entre elas. Para cada categoria, a atleta deverá demonstrar duas figuras obrigatórias e outras duas figuras que são sorteadas até 72 horas antes da competição. Esta fórmula de disputa existe somente para as categorias Infantil e Juvenil.



No total, doze atletas rubro-negras participam do torneio, são elas: Daniela Ferreira, Giovana Faria, Sofia Shinohara, Sofia Andrade, Ana Clara de Almeida, Emily dos Santos, Giulia Duarte, Hannah Sukman, Leonora Jareta, Luiza Araújo, Nicole Shinohara e Thamirys da Conceição. Técnica do Rubro-Negro, Marina Valadão, falou sobre suas expectativas quanto à participação da equipe na competição.

“O Torneio de Figuras vai funcionar como preparatório para o Campeonato Brasileiro Interclubes que vamos disputar na próxima semana. A expectativa é que as nossas meninas consigam superar a ansiedade de ter duas competições seguidas pela frente e, independentemente do resultado, sejam capazes de identificar e entender o que vamos precisar melhorar para o próximo campeonato”, analisou Marina.

Nesta edição do torneio, a FARJ (Federação Aquática do Rio de Janeiro) fará uma homenagem à Roberta Perillier, que também é umas das técnicas de nado artístico do Flamengo. Ela contou como é a sensação de ser homenageada.

“Foi uma iniciativa muito legal da FARJ, que a partir desse ano resolveu dar um nome a cada competição organizada por ela. Então, neste mês de setembro, fui a escolhida pelos membros da federação para receber esta homenagem. Muito bacana isso, acho que todo mundo deveria ser homenageado, contando um pouco da história de cada um de nós dentro da modalidade aqui no Rio de Janeiro. Estou muito agradecida e lisonjeada com essa atitude da FARJ, penso que é uma forma de reconhecimento por todo esse tempo dedicado ao nado”, disse Beta.

Após o Torneio de Figuras, as meninas rubro-negras seguem para São Paulo onde disputarão o Campeonato Brasileiro Interclubes, que será realizado no Clube Paineiras do Morumby, entre os dias 28 e 30 de setembro.


As equipes de nado artístico do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – Banco Bonsucesso, Furnas, Estácio, LafargeHolcim/Cimento Mauá, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio da Confederação Brasileira de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.