Notícias

Conheça Diego Uchôa, campeão pelo Flamengo como atleta e treinador

Em 2018, técnico rubro-negro conquistou todos os títulos da categoria Petiz

Por - em
Em competição na Califórnia, Diego Uchôa comandou os meninos das equipes Petiz e Infantil.
As categorias de base rubro-negras sempre tiveram a tradição de revelar ótimos atletas para a natação brasileira. Para manter a fama de clube formador, o Flamengo vem trabalhando duro nas divisões de base com o objetivo de encontrar novos talentos para a modalidade e esse trabalho passa diretamente pelas mãos de uma pessoa, em especial: Diego Uchôa, o menino prodígio campeão de tudo como atleta e, agora, como treinador.

Revelado pelo clube, Diego foi da escolinha de natação do Mais Querido e passou por todas as categorias de base, conquistando os títulos sudeste Petiz e Mirim, e brasileiros do Infantil e Juvenil. Já pela Seleção Brasileira, o nadador rubro-negro representou o país em diversas competições, como o Sul-Americano, Mundial Júnior, Mundial Militar e Copa do Mundo. Além disso, o menino da Gávea foi convocado quatro vezes para integrar a Seleção Carioca da modalidade, onde atualmente é o técnico da categoria Infanto-Juvenil.

Após alguns anos fora do clube, Diego Uchôa investiu em sua formação acadêmica, concluindo o curso de Educação Física e fez pós-graduação em Treinamento Esportivo. Fazendo jus ao ditado "o bom filho à casa torna”, Uchôa retornou ao Mais Querido em 2016 para encerrar sua carreira como atleta.

Ao Site Oficial, o rubro-negro comentou sobre sua volta ao clube ainda como nadador e o desafio de se tornar treinador.

“Em 2016, retornei ao Flamengo ainda como atleta, sendo campeão e recordista carioca nos 100m e 200m Peito. No mesmo ano, recebi o convite para cobrir a licença maternidade da técnica do Petiz na época e, logo nos primeiros meses na função, tive a felicidade de ter duas atletas conquistando o recorde do Campeonato Estadual. Já em 2017, quando eu assumi efetivamente a equipe, fomos campeões sudeste das duas etapas (Verão e Inverno), título que o Petiz do Flamengo não conquistava há 20 anos e, posteriormente, pudemos levantar o troféu de tricampeão da competição. Após essa conquista, ganhamos os Campeonatos Cariocas de Verão e Inverno, além de todas as etapas do Circuito Carioca”, exaltou o rubro-negro.   

Confira as conquistas de Diego Uchôa:

Como atleta:

- Integrante da Seleção Brasileira, Carioca e Paulista
- 33 medalhas individuais em campeonatos brasileiros
- Medalhista absoluto em três competições (Maria Lenk, José Finkel e Brasil Open)
- Campeão Sul-Americano
- Finalista do Campeonato Mundial Júnior
- Finalista de Etapa de Copa do Mundo
- Recordista brasileiro de categoria
- Recordista carioca Sênior (100 e 200m Peito)

Como treinador:

- Tricampeão do Sudeste Verão e Inverno Petiz

- Campeão Carioca de Verão e Inverno Petiz
- Convocação para a Seleção Carioca Infanto-Juvenil

O primeiro desafio da temporada para a equipe rubro-negra Petiz será a 1ª Etapa do Circuito Carioca, que acontece nos dias 30 e 31 de março na piscina do Olaria Atlético Clube.


As equipes de natação do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – Furnas, AmBev e Rede D’or – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.