• 1916 a 1925: Consolidado no Remo, o Flamengo enche os olhos do povo com o futebol

      Títulos, craques e a Rua Paysandu. A história de uma década marcante

      Se o grupo de jovens que fundaram o Flamengo consolidaram o nome do clube no Remo, a década que compreendeu os anos 1915 a 1925 trouxe ao rubro-negro a consolidação naquilo que seria sua maior paixão: o futebol. Conquistando títulos e com grandes jogadores, o futebol rubro-negro chamava a atenção do povo carioca, da imprensa e fazia com que a modalidade só crescesse. 

      1915 começa com a base campeã no ano anterior buscando mais um título carioca. Liderados por Borghert, a equipe levanta o bicampeonato com apenas uma derrota em 16 jogos. Tradicional na época, o confronto entre o campeão e a seleção carioca acaba com vitória do Flamengo. Iniciando uma trajetória nacional, a equipe excursiona em Belém do Pará e vence a seleção local.

      Em 1916, com o auge da 1ª Guerra Mundial, o Flamengo adota o rubro-negro igual ao uniforme do Remo e abandona a camisa cobra-coral, muito semelhante à bandeira alemã. A estreia do novo uniforme acontece em 4 de julho, quando o clube adota o campo da Rua Paysandu como casa, em terreno arrendado à tradicional Família Guinle. Na partida inaugural, vitória contra o São Bento de São Paulo por 3 a 1. 1916 também marca a estreia do tênis no Flamengo com o título estadual por equipes, feito repetido em 1917 e 1918.

      Em 1917, o Flamengo disputa sua primeira partida internacional. O adversário foi o Sportivo Barracas e o jogo terminou empatado. Fato marcante do jogo foi a participação de Arthur Friedenreich, emprestado pelo Ypiranga-SP.
      Conhecido como "El Tigre" é considerado o maior jogador da história do futebol amador no Brasil. No Remo, o clube conquistou o Bicampeonato Estadual. 

      Se em 1918 e 1919 o futebol passava por uma reformulação após perder jogadores importantes, já que à época os atletas eram amadores e o esporte era apenas praticado por hobbie, no Remo, Tênis e Atletismo o clube seguia conquistando títulos. Mas em 1920, a equipe rubro-negra conquista o Estadual de forma invicta. Outro fato marcante é o jogo contra o Palmeiras, em 14 de novembro, quando pela primeira foi executado na Rua Paysandu o hino do clube, de autoria de Paulo de Magalhães. A canção ficou conhecida pelo trecho "Flamengo, Flamengo, tua glória é lutar. Flamengo, Flamengo, campeão da terra e mar".

      Com Nonô, jogador de alta estatura e que chegou ao Flamengo em 1921, o Rubro-Negro conquista mais um título estadual, vencendo o América no tempo extra da decisão. Na época a equipe passou a ser dirigida por um treinador, Ramon Platero e não mais pelo "Gran Committé". 1921 marca a chegada da Natação ao clube.

      Em 1922, o Flamengo já estava consolidado como um clube poliesportivo. Conquistando títulos em diversas modalidades como Remo, Polo Aquático, Esgrima, Atletismo, Natação, Tênis, entre outros, despertava a paixão dos cariocas pelo rubro-negro.

      Até o fim de 1925, o Flamengo seguiu disputando e vencendo campeonatos nas mais diversas modalidades, incluindo o futebol. Nasceu nesse período a rivalidade com o Vasco da Gama, que ingressara anos antes no esporte.