Notícias

Mengão sem freio e campeão

Ronaldinho marca, Flamengo vence o Boavista e levanta o troféu da Taça Guanabara invicto

Por - em
Sem freio e campeão. Após vencer o Boavista por 1 a 0, o Flamengo chegou ao primeiro título do ano, de maneira invicta. E se para a torcida a conquista foi importante, para Ronaldinho Gaúcho, o autor do gol, foi mais ainda. Capitão, o camisa 10 rubro-negro levanto seu primeiro caneco com o manto sagrado.

No primeiro tempo, o Flamengo conseguiu ter o domínio completo da partida. Com Bottinelli, Thiago Neves e Ronaldinho cuidando da parte ofensiva, o Rubro-negro teve muito mais posse de bola que o adversário. Mas não converteu em gol, apesar de ter tido algumas boas chances.

Thiago Neves, após uma bela jogada de Ronaldinho, aos 11 minutos, teve a primeira oportunidade de marcar, mas o goleiro do Boavista defendeu. Logo em seguida, aos 14, foi a vez de Léo Moura. O lateral recebeu a bola dentro da área e chutou para fora, raspando a trave direita.

Aos 24 minutos foi a vez de Egídio quase marcar. O lateral esquerdo rubro-negro tentou cruzar, mas acabou chutando para o gol, obrigado o arqueiro do Boavista a fazer mais uma grande defesa. O Flamengo continuou pressionando, mas apenas no final da primeira etapa voltou a assustar, aos 40 com Willians, e aos 44 com Welinton.

Veio o intervalo e Luxemburgo mexeu na equipe. Sacou o argentino Bottinelli e colocou Negueba em campo. A modificação, assim como nos outros jogos, surtiu efeito rapidamente. A jovem promessa sofreu falta, aos dois minutos, e Renato quase marcou, com uma bomba.

Aos 13, Negueba deu um lindo drible em Edu Pina, já dentro da área, e cruzou para Thiago Neves. Por pouco o meia rubro-negro não alcançou. Pensando em colocar o time ainda mais para frente, Luxemburgo sacou Egídio e colocou Diego Maurício em campo. Renato passou a fazer a função de lateral esquerdo.

O Flamengo continuava a pressionar bastante e, numa falta sofrida por Thiago Neves, na entrada da área, Ronaldinho Gaúcho fez um golaço. O craque rubro-negro cobrou magistralmente e balançou a rede do Boavista. O goleiro Tiago nem esboçou defesa.

Comemoração com direito ao Bonde do Mengão sem freio e uma explosão de alegria no Engenhão. Mas o jogo não havia terminado e Luxemburgo resolveu proteger mais o time. Sacou Thiago Neves e lançou Ronaldo Angelim no time.

Mas a possível reação do Boavista, que não assustou o Flamengo durante todo o jogo, acabou sendo sepultada aos 34 minutos, com a expulsão do atacante Frontini, que agrediu Renato. Para os rubro-negros, foi só esperar o tempo passar para gritar "é campeão".

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 0 BOAVISTA

Local:  Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27 de fevereiro de 2011 (Domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa (RJ) e Luiz Antônio de Oliveira (RJ)
Renda: R$ 1.198.930,00
Público: 36.102 pagantes
Cartões amarelos: Renato Abreu, Gustavão, Santiago e Ronaldinho Gaúcho (Flamengo); Leandro Chaves, Edu Pina e Julio Cesar (Boavista)
Cartão vermelho: Frontini (Boavista)

GOL:
FLAMENGO: Ronaldinho Gaúcho, aos 26min do primeiro tempo

FLAMENGO: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David Braz e Egídio (Diego Maurício); Willians, Maldonado, Renato Abreu, Bottinelli (Negueba) e Thiago Neves (Ronaldo Angelim); Ronaldinho Gaúcho
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

BOAVISTA: Thiago, Bruno Costa (Joílson), Gustavo, Santiago e Paulo Rodrigues (Max); Julio Cesar, Edu Pina, Leandro Chaves e Tony; Frontini e André Luis (Rafael Augusto)
Técnico: Alfredo Sampaio